Ir ao conteúdo

Ajuda com projeto com relés, coolers e leds.

Ir à solução Resolvido por Jaime Francisco da Silva,

Posts recomendados

Postado

Gente preciso de ajuda pra fazer um projeto

Se estiver postando no lugar errado peço desculpas,  e peço aos moderadores que movam para o lugar correto.

Seguinte minha estante tem 2 baías fechadas, numa delas tenho um ps3 e na outra ps4.

O que aconte é q cada baía tem um cooler de pc pra dar uma resfriada.

Antes esses coolers eram ativados por interruptor, q as vezes eu ou esquecia de ligar ou esquecia ligado.

Então coloquei um relé de 5v ligado na saida usb de cada console que ativa seu cooler e uma fita de led.

Ex:

Ps3 ao ligar ativa o seu cooler e fita led verde

Ps4 ao ligar ativa o cooler e fita de led azul

Até ai beleza

O que queria fazer e não to sabendo é o seguinte

Eu queria que ao deixar (esquecer)os 2 consoles ligados, ao invés de ligar as fita azul e verde eu queria q ligasse uma fita led vermelha.

Ai que preciso de ajuda pois não estou conseguindo fazer desligar as duas cores e ligar só a vermelha.

Alguém pode me ajudar, como devo fazer , componentes, esquema etc.

Segue um esqueminha do q já fiz.

PS. As fitas são individuais, não e RGB e são alimentadas por fontes 12V.

20160226_215939.jpg

Postado

Você tem algum conhecimento sobre eletrônica digital?

Eu particularmente faria algum esquema com portas lógicas para controlar os leds ou um microcontrolador(o que sair mais barato/for mais fácil/tiver maior familiaridade), deixando apenas os coolers nos relés.

Postado

Amigo Jornoe Xyko meu conhecimento em eletrônica e bem limitado, monto alguns circuito simples mais por que gosto do que por necessidade.  Eletrônica e um hobbi pra mim. 

Tive fazendo outros  esquema e accho q com 4 relé eu consigo fazer mas o detalhe é que os coolers tambem ser  serão desligados.

• 2 meses depois...
Postado

Esse esquema  pode funcionar ? 

As resistência estão de acordo?

R7 ,R10 e Q5 serão excluídos do esquema pois os fans serão acionados por termistor ntc

As fitas de leds são 12v com consumo de 800mA

Algo q deva alterar?

Do jeito q esta vai funcionar.

Grato.

Screenshot_2016-05-10-18-35-28-1.png

• Membro VIP
Postado

Screenshot_2016-05-10-18-35-28-1.png

1) Qual a função de Q4 e Q5???  Gastar bateria???

2) Falastes em fan e não vi fan nenhum.

3) Se os leds não são leds e sim fitas 12V não necessitam de resistores R1, R2 e R3

4) Pode ser importante garantires o estado um, com resistores de 1K ao 5 Volts pois as chaves só garantem o zero volt, não garantem o estado um quando abertas.. Se pergunte como o transistor Q4 (que nem sei o que faz) iria poder conduzir sem esse resistor de pull-up ao se abrir a chave S2..

5) E finalmente, quando perguntas: "Do jeito q esta vai funcionar ???"

Seriam os resistores R7 e R8 os fans???

E as chaves S1 e S2 o que são na prática..

6) Quem é fita vermelha, fita verde e fita azul???

Impossível se saber se vai funcionar a contento sem saber para que serve, que nome tem cada led, qual a descrição de cada chave, a função de cada uma delas..

Parece ter lógica mas para dizer se vai ser operacional terás de dizer o que esperas como correto...

Postado

@faller é o seguinte no inicio do tópico eu citei que quero fazer o seguinte

Ao ligar um ps3 ele através da porta usb acionaria uma fita de led verde e um fan

Ao ligar um ps4 ele atraves da porta usb acionaria uma fita de led azul e um fan

E ao acionar os 2 consoles eles acionariam uma fita de led vermelha ( como um alerta de q os 2 consoles estão on)

Os fans eu tirei do circuito e serão acionados por termistor eles ficariam em R7 e r8

S1= ps3

S2=ps4

As fitas de led são representadas pelos led no esquema.

Resumindo

Ps3 on led verde

Ps4 on led azul

Ps3+ps4 led vermelho on  led verde e azul off.

Então podes me ajudar explicando me onde colocar os resistores de 1k, onde devo mexer

Grato

Postado

gostaria que o pessoal simula-se para ver esta certo, pois estou em dúvida nos resistores de 10k.

você tera que unir os negativos do ps do não sei se isso um dia dara problema para você.

IMG-20160512-WA0000.jpg

Postado

Gente  o 74hc08 faz

A     B     Saida

0      0        0

1      0        0

0      1        0

1       1      1

Está correto?

E o 74hc04

A    B    Saida

0    0        0

1    0         1

0    1         1

1    1         1

Confere?

• Membro VIP
Postado

74HC08 são 4 portas and ou "e" e a tabela verdade está correta.

74HC04 é um hex inverter. São seis portas com uma entrada e uma saída

Se entrar zero sai um se entrar um sai zero...  Não é aquela tabela que postastes que é de porta ou ou "or"

Quando tens esse tipo de dúvida coloca no Tio Google a string 74HC04, por exemplo

logo vem o datasheet do CI e dento dele tem a tabela verdade e um mundaréu de outras informações pertinentes

Postado
4 minutos atrás, faller disse:

74HC08 são 4 portas and ou "e" e a tabela verdade está correta.

74HC04 é um hex inverter. São seis portas com uma entrada e uma saída

Se entrar zero sai um se entrar um sai zero...  Não é aquela tabela que postastes que é de porta ou ou "or"

E qual ci faz a porta ou (or)

Postado

fiz este esquema e simulando funciona só q

onde devo ligar IC3 e IC2 pra desligar a fita azul e verde quando a vermelha estiver ligada?

o que devo acresentar ?

e as resistencia estão corretas?

outra coisa com q tensão o 74hc08 trabalha?

no simulado so funcionou com 7v, o que não me ajuda pois as portas usb só tem 5v

portas logicas.png

Postado

amigo esta acima.

voce ja leu sobre decodificador binario decimal? leia que ira te ajudar

no esquema acima postado quando nenhuma chave esta acionada ou seja os ps estão desligados nenhum led acende.

quando a chave 1 esta fechada, ps3 ligado e a chave 2 aberta o ps4 desligado o led verde acende.

quando o inverso o led verde esta apagado e o amarelo ligado.

Caso os dois estiver ligados, chave 1 e 2 fechadas, os leds verde e amarelo apaga e acendo o vermelho.

Postado
24 minutos atrás, cpexpert disse:

@cpexpert Eu ainda estou aprendendo sobre as porta logigas

3 minutos atrás, cpexpert disse:

& porta and

1 seria not ou porta inversora

Mesmo tava simulando aqui seu esquema

@cpexpert show de bola funciona!

Agora devo trocar R1, R2, R3 pelos resistores de base, e os ledes por transitores e tudo devera funcionar?

Postado

sim mais como mencionei você tem que unir os gnd dos ps3 e ps4 , só não sei se isso poder a ocasiona algum problema nos ps caso algum deles ser problema mais creio que não, para ter mais proteção você poder a usar algum optoacoplador como o 4n25 ou melhor ainda.

• 3 semanas depois...
  • Solução
Postado

é isso ai galera, esquema montado e funcionando 100%.

deixo esquema pra futuras consultas.mas não consegui colocar no titulo do tópico como resolvido  agradeço a todos q me ajudaram, q dispuseram de tempo pra me ajudar, e o melhor foi q aprendi muito.

obrigado a todos.

moderadores podem fechar se acharem necessário

a6.png

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!