Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, apreciaria ajuda de quem puder.

Estou instalando um processador i7 4790K E penso em colocar o cooler original que vem com o processador, 

Bem, como todos sabem ele já vem com a pasta termica da própria Intel aplicada nele.

Eu recentemente troquei a pasta do computador antigo ( LGA 775) e apliquei a ARTIC SILVER 5 que tinha aqui e achei bem interessante o resultado.

A pergunta é:

Neste novo computador em questão ( i7 4790K) , devo deixa-lo com a pasta térmica que vem da própria Intel ou removo ela e coloco a Artic Silver 5 no lugar?  

• Existe diferença significativa?
  • É superior?
  • Dura o mesmo tempo ( ciclo) até uma próxima troca?

Os experts no assunto o que pensam a respeito?

Grato desde já pela ajuda.

Edde

• Membro VIP
Postado

Se você já tem a pasta, pode trocar.

I7 trabalha frio, mas se você tem um K aí, provavelmente comprou placa Z pra brincar de overclock. Artic Silver é melhor que o composto da Intel.

Retire toda a pasta do cooler, se necessário lave o dissipador, e aplique a Artic.

- A diferença não é muito significativa em uso normal, em overclock é mais sentida

- É superior

- Dura o mesmo tempo ou mais

• Curtir 1
Postado

@Edde eu particularmente não gosto de usar a pasta térmica que já vem no cooler box. Se tiver à mão uma pasta de qualidade superior, como a Arctic Silver 5, é melhor utilizá-la. Note porém que ela tem um tempo de cura, então acredito que os resultados só serão de fato visíveis após certo tempo.

• Curtir 1
Postado

Agradeço as respostas.

E sobre o período de troca, a Artic Cooler 5 dura o mesmo tempo no processador que a da intel?

Eu falo não do tempo de cura, mas do tempo antes de uma nova troca?

• Membro VIP
Postado
agora, Edde disse:

Agradeço as respostas.

E sobre o período de troca, a Artic Cooler 5 dura o mesmo tempo no processador que a da intel?

Eu falo não do tempo de cura, mas do tempo antes de uma nova troca?

Respondi lá em cima, você não deve ter visto a edição.

Sim, dura o mesmo tempo ou mais.

Na verdade pasta térmica a gente só troca quando muda o cooler, muda o processador ou desmonta tudo pra limpeza. Tirando estes exemplos pode deixar lá quietinha que não tem problema.

• Curtir 1
Postado

@Phoenyx, obrigado.

Bem, a quantidade é só um grão de arroz, isso? 

E espalhar com uma espátula na mesma área onde tinha a pasta original da Intel, isso?

• Membro VIP
Postado

Cada um faz de um jeito. Alguns colocam neste esquema, um pingo razoável no centro e tacam o dissipador em cima, a pasta por si só espalha. Eu já sofro de toc.... kkkkk então eu coloco uma gota no centro, e espalho com cartão, celofane ou um pedaço de sacolinha no dedo (estes materiais devem estar limpos, sem gordura) até estar completamente espalhada e uniforme no heatspreader.

Você vai fazer isso no processador e não no dissipador. Se o dissipador tiver imperfeições, vincos, coloca só um pouquinho de pasta térmica nele e friccione nestes locais.

Postado

A Intel tem usado pastas de boa qualidade em seus coolers.
Sei que a pasta pré-aplicada no I7 4770K é da Shin-Etsu que é de boa qualidade.
Creio que eles não tenham mudado desde então.

Tem um antigo teste feito pelo CdH com a pasta térmica do cooler box aqui.

A troca ou não fica a seu critério, mas é possível que o resultado não vá ser melhor.

Lembro de uma crítica ou outra relatando que a pasta térmica tem aparência mais seca ou endurecida.
No entanto não sei dizer se esses são isolados ou uma característica normal da própria pasta.

• Curtir 1
Postado

@EdsonSM Bom saber dessa informação.

E sim, a pasta que vem no cooler Intel tem uma aparência seca e endurecida.

Penso em comprar um cooler de ar um pouquinho maior do que vem nele, alguma recomendação? Acho o Cooler tão fininho que vem neste processador.  Ele dá conta do recado?

• Membro VIP
Postado

Com o tempo qualquer pasta endurece, mas isto não é ruim. Será ruim se você não substituí-la ao retirar o cooler/CPU.

@Edde , sim, ele dá conta do recado se não for feito overclock. Se você não planeja fazer overclock pode usar esta pasta pré aplicada da Intel.

• Curtir 1
Postado

@EdsonSM imagino que seja uma característica da própria pasta. O cooler box que veio junto do meu G850 tinha a pasta meio endurecida, praticamente sem viscosidade. Como já tinha outro cooler para usar, acabei nem testando.

Achei curioso porém saber que a intel usa pastas térmicas de boa qualidade nos coolers mas talvez não o faça em seus processadores. Lembro que a partir dos Ivy Bridge é que comecei a ler sobre pessoas fazendo delid e trocando a pasta térmica por outra de melhor qualidade ou aquela de metal líquido, pois a transferência de calor entre o chip e o dissipador integrado era ruim.

• Curtir 2
Postado

@Edde

Um outro detalhe que percebi do cooler box, ele demora 3 a 5 segundos para começar a girar como nesse vídeo aqui.

Pode não ser um problema, mas me incomoda um pouco.

A troca do cooler box ou não depende mais de cada um.
Tem pessoas que acabam aceitando o desempenho, mas para outros o desempenho acaba deixando a desejar.

Qual é o gabinete e placa-mãe que você tem?

• Curtir 1
Postado

@EdsonSM Pois é.  Queria que ele ficasse um pouco mais frio que o Cooler box.

O gabinete é um Corsair 300R, esse aqui:  file_201.jpg

A placa-mãe é a Asus Z97-PRO

• Membro VIP
Postado

Então compre um watercooler ou um bom cooler a ar.

Sinceramente eu não trocaria, a não ser que faça overclock ou pense na beleza estética.

O cooler box tem pouco ruído e segura numa boa este 4790K.

Postado

O Noctua NH-L12 é um bom cooler?   Ou seria melhor partir para um Corsair H-55, h-60 ou H90 ?

Eu pensei em um que fosse apenas um pouco melhor que o BOX e que não tivesse tantos fans, apenas que esfriasse um pouco mais que o da Intel.

Silêncio para mim é importante também. Não sou gamer, mas usarei aplicativos pesados.

Postado

Qual a média de vida de um watercooler?  Nunca instalei um antes.

Desses que já ven pronto, como os modelos qeu citei acima. Tem risco de vazamentos?

Postado

1) Lembro de um colega que com o gabinete 400R e 4770K em stock, a temperatura atingia 87C em jogos.
Ele acabou optando pelo H60 e a temperatura fica abaixo dos 70C.

Creio que dependendo da configuração ou uso de cada um, o desempenho do cooler box pode ser mais ou menos aceitável.

2) O NH-L12 na minha opinião pessoal não vale o custo benefício.

Pessoalmente iria preferir coolers mais convencionais do tipo torre como o Hyper 212X e Evercool Venti Heatpipe.

O desempenho deles são comparáveis a water coolers como o H55 ou H60.

3) O H90 não é um bom palpite para caber no 300R.

Minha crítica com relação ao H55 é a fan ser de 3-pinos, sem controle de rotação PWM.
Um outro detalhe é que o seu backplate de plástico aparenta ser mais frágil, veja essa imagem aqui.

Ele contudo costuma ser mais em conta do que o H60.
Mas o H60 vem com uma fan PWM e o backplate parece ser mais resistente, creio que de metal com revestimento plástico.

4) Infelizmente vazamentos já ocorreram com diversas marcas, mas são raros.

O wc depende de um motor elétrico que é um componente eletrônico como outro qualquer que uma hora pode vir a falhar.

A garantia da Corsair é nacional e de 5 anos.

Esse tempo pode ser considerado suficiente para pessoas já quererem fazer algum upgrade ou mudança de plataforma.
É mais provável que nesse tempo, o wc não venha a apresentar problema algum e continue funcionando devidamente.

• Curtir 1
Postado

Para fazer render eu usaria um cooler aftermarket, mas eu não usaria water cooler. Em geral eles são barulhentos, e se você colocar em quiet mode acaba pior do que um bom air cooler. Nos modelos mais barulhentos o pessoal troca os fans por modelos melhores, geralmente da Noctua, que são caríssimos e raros no Brasil. Acaba saindo quase o dobro do preço. Em alguns casos a bomba faz um zumbido. Pode criar bolha e você ter que mexer. Alguns modelos vêm bugados, com alta incidência de problemas nas bombas. Eu considero os water coolers peça de overclocker, entusiasta ou quem gosta de tunar o micro, não para profissional usual que faz render.

Esse NH-U12S está esgotado na Waz e estava muito caro. 

Boas opções em minha opinião para substituir o cooler box sem gastar muito:

http://www.kabum.com.br/produto/64543/raijintek-cooler-air-themis-evo-para-cpu-amd-intel-120mm-op105245

http://www.kabum.com.br/produto/55854/deepcool-cooler-gammaxx-s40-para-processador-intel-amd-dp-mch4n-gms40

http://www.kabum.com.br/produto/56389/thermaltake-cooler-tt-nic-l32-140mm-para-processador-intel-amd-cl-p002-al14re-a

Todos eles aceitam um fan extra para fazer um push pull e ganhar alguns graus. Devem ser todos inaudíveis em controle PWM, mesmo em load.

Para gastar mais, se o NH-U14S retornar ao estoque da Waz, eu tenho e ele é muito bom. Inaudível em push pull e com desempenho do H100i.

Edit: tem que conferir se o fan / cooler não trepa em cima dos slots de memória, já que você vai ocupar todos os slots.

• Curtir 1
Postado

@Contiusa Na verdade eu tenho aqui novo na caixa o   NH-U12S , mas eu achei o bicho muuuuuuuuuuuuuuuuuuito grande, eu queria algo menor, apenas que esfriasse um pouquinho mais que o Cooler da intel.

Antigamente a Intel vendia uns coolers maiores , não era? Para XEON e outros...  Eu queria algo assim, só um pouco mais que o intel.  Que baixasse apenas uns 10 º a mais que o da intel, para mim já estaria ótimo.

NH-U12S   eu comprei junto com as peças semana passada, mas estou quase enviando ele para loja para trocar por outra coisa, achei ele ENORRRME .

@EdsonSM Valeu pelas dicas.

Então os watercoolers não vasam no período de 5 anos, é isso?   Bem, eu estou com o   NH-U12S  na caixa ( novo) mas achei ele enorme e pesado, queria algo apenas um pouco maior que o cooler da intel, algo que esfriasse apenas UM POUCO a mais que o cooler da intel.  Mas que nao fosse tãaaaaao pesado e enorme.  

Postado
34 minutos atrás, Edde disse:

@Contiusa Na verdade eu tenho aqui novo na caixa o   NH-U12S , mas eu achei o bicho muuuuuuuuuuuuuuuuuuito grande, eu queria algo menor, apenas que esfriasse um pouquinho mais que o Cooler da intel

Mas os coolers da Noctua são de primeira linha e muito silenciosos. Você está achando grande porque não está acostumado :) Precisa ver o NH-U14S... O seu é só de 120mm. O tamanho não importa. Quando eu comprei o meu Zalman, que é bem menor do que o meu NH-U14S, eu achei enorme. Hoje em dia eu acho pequeno.

Instale ele e esqueça de cooler por mais uns seis anos.

Vai gastar 550 reais para comprar um H60 e ficar a mesma coisa só que mais barulhento. Se você fosse gamer... Mas para fazer render já tendo um NH-U12S na caixa? Sei lá, você decide :)

• Curtir 1
Postado

Pode assistir a este vídeo que ensina. A montagem até que é das mais fáceis, é só ter paciência. Water cooler seria a mesma coisa. Todos eles tem backplate e várias peças. Pode procurar por outros vídeos também.

Edit: minha dica pessoal. Montar micro é um trabalho totalmente zen. Quando começar a irritar, dê uma parada para relaxar e volte depois de um tempo :)

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...