Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
8 minutos atrás, alissomrex disse:

@Carlos Agostini

OBS Quanto ter certeza de que sua fonte não é produto de qualidade. 

Falar sobre fontes sem qualidade, e com selo 80 plus falso, é o que debatemos todos os dias, e ficaria chato fazer toda crítica novamente, a menos que queira ir pra página 

do fórum que debate sobre tal. 

Oi, esse é o ponto. Tudo que você diz sobre fontes é com certeza certo e correto, mas, principalmente pelo clima político do país, que faz as pessoas falarem qualquer coisa sem provar nada, ando ressabiado com debates e opiniões sem sustentação (fatos líquidos e certos). Acho que minha postura é correta neste aspecto. Li vários artigos e testes do CDH sobre fontes, inclusive esse da thermaltake. Como disse, procurei como cão, e vou voltar a fazer isso, testes sobre essa fonte e nada encontrei (espero que alguém encontre um!). Só achei opiniões sem sustentação. você há de concordar comigo que trocar essa fonte por outra de fato confiável (testada e aprovada) pode ser um ato inteligente e preventivo, mas, também, pode ser estúpido, se a fonte não for de fato ruim (que é uma possibilidade!). 

Postado
52 minutos atrás, Carlos Agostini disse:

Não quero parecer muito chato, mas onde você obteve a informação de que a HRCS é uma bomba? Eu procurei em trocentos lugares por uma análise ou teste e não achei nada

Falta de testes é um sinal.. Tente achar essa fonte em lojas fora do Brasil, tipo Amazon, E-Bay, etc.. 

Mas a própria fonte, te dá sinais de algo errado.. O cabeamento dela, entrega

Citação

Conectores:
- 02x Conectores IDE
- 04x Conectores Sata
- 01x Conector Atx12v
- 01x Conector Atx 20+4 Pinos
- 01x Conector Pci Express

Uma fonte de 700 Watts deveria oferecer mais conectores SATA e PCI-EX, principalmente.. Minha CX-500, de meros 500 Watts, tem 2 cabos PCI-EX e 5 SATAs.. Agora, vamos ver uma BOA fonte de 700 Watts, como essa be Quiet!

http://www.kabum.com.br/produto/71790/fonte-power-supply-sli-crossfirex-pure-power-l8-700w-atx-12v-80-plus-bronze-exclusive-120mm-fan

Citação

Conectores:

- ATX-Mainboard (20+4-pin): 1

- PCI-Express (6+2-pin): 4

- P8/P4-conector: 1x P4+4

- S-ATA (5-pin): 5

- P-ATA (4-pin): 4

- FDD (Floppy): 1

São 4 cabos PCI-Express.. Só aqui, já demonstra como tem algo errado com a HRCS..  5 SATAs, 4 IDEs, etc..

E tem testes

http://www.ocaholic.ch/modules/smartsection/item.php?page=0&itemid=1138

http://www.legitreviews.com/quiet-pure-power-l8-700w-psu-review_126029

A HRCS promete 700 Watts, mas tem cabeamento pra entregar uns 400 Watts.. Sim, 400 Watts.. O cabeamento dela é idêntico a EVGA 400

http://www.kabum.com.br/produto/59467/fonte-evga-400w-100-n1-0400-l0

Se ela já está te "roubando" 300 Watts aí, será que ela realmente entrega esses 400 Watts? Com que qualidade?

Ainda deve ter outros problemas, como eficiência baixa e ausência de PFC Ativo..

• Curtir 3
  • Coordenador
Postado

@Carlos Agostini A presença da chavinha de seleção não significa que o fabricante quis "economizar num modo bivolt automático", até porque não ter a chavinha vai muito além disso. Quando você vê que uma fonte possui a maldita chavinha de seleção na parte traseira, isso quer dizer que ela não tem circuito PFC ativo, que é o que permite a uma fonte manobrar livremente em janelas de tensão que podem ir desde 90V a 250V. A falta do circuito PFC ativo é um grande indicativo de porcaria. Não ter PFC ativo nessa altura do campeonato?

Dica rápida para deduzir quase certamente que uma fonte é porcaria:

1) Marca desconhecida ou com histórico de produtos bomba;

2) Preço suspeito (bem abaixo do praticado em fontes de qualidade com "teoricamente" a mesma potência);

3) Falta de circuito PFC ativo integrado;

4) Muita potência nas linhas de 3.3V e 5V e pouca potência na linha de 12V;

5) Configuração de cabos totalmente incompatível com a potência (uma fonte de 750W decente tem diversos conectores para ligar placas de vídeo (geralmente uns 4) e a sua tem apenas UM, além de quantidades reduzidas dos outros também);

6) Falta de Certificação 80 Plus (isso é fácil de falsificar, basta escrever lá, e é menos importante, mas vale a pena citar), fonte não consta no site oficial da Ecova;

7) Divisão de potência bizarra entre linhas de 12V.

Com a análise feita, posso te dizer com 99.9% de certeza que sua fonte é um lixo. A sua entra em todos os requisitos. Veja quanto custa uma fonte de 750W de verdade: http://www.kabum.com.br/produto/34217/fonte-corsair-cx-750w-80-plus-bronze-cp-9020015/?tag=fonteu0w

• Curtir 3
Postado
1 hora atrás, RS Faria disse:

Falta de testes é um sinal.. Tente achar essa fonte em lojas fora do Brasil, tipo Amazon, E-Bay, etc.. 

Essa é uma conclusão com qual concordo. Por outro lado, não vi, também, ninguém denunciando a fonte. Apenas vi um vídeo no YouTube que me deixou com a pulga atrás da orelha, o delay que existe entre ligar a fonte e este fornecer energia a cpu. Isso não poderia acontecer, pois monto os meus próprios computadores e nunca havia visto acontecer. Com o atual eu não percebi, pois errei ao conectar os cabinhos de power e liga e desliga (não estava enxergando direito) e levei a um técnico; ele nada me disse sobre isso.

1 hora atrás, Foxwalt disse:

@Carlos Agostini 

Dica rápida para deduzir quase certamente que uma fonte é porcaria:

1) Marca desconhecida ou com histórico de produtos bomba;

2) Preço suspeito (bem abaixo do praticado em fontes de qualidade com "teoricamente" a mesma potência);

3) Falta de circuito PFC ativo integrado;

5) Configuração de cabos totalmente incompatível com a potência (uma fonte de 750W decente tem diversos conectores para ligar placas de vídeo (geralmente uns 4) e a sua tem apenas UM, além de quantidades reduzidas dos outros também);

6) Falta de Certificação 80 Plus (isso é fácil de falsificar, basta escrever lá, e é menos importante, mas vale a pena citar), fonte não consta no site oficial da Ecova;

7) Divisão de potência bizarra entre linhas de 12V.

Dicas importantes, apesar de algumas delas não poderem ser constatadas sem uma bancada, o que eu não tenho.

Bom, os dois foram muito convincentes em seus argumentos e decidi comprar uma fonte nova certificada por testes competentes. Mas isso não invalida a tese de que testes competentes são os corretos avalistas da qualidade de um equipamento e que as pessoas devem ir atrás desses testes, se houver, lógico. Porém, a experiência e a observação consciente (sabe o que olhar) são ferramentas valiosas para discernir, mesmo sem os testes, o que pode ser bom ou não. Ambas se complementam.

Estou pensando em comprar uma GTX 980 daqui alguns meses (aliás, o tempo depende do dólar ou de encontrar um conhecido que vá aos EUA). Se não me engano, ela precisa de dois cabos de alimentação, um com 6 e outro com 8 pinos, qual fonte entre 600 e 700 w atende esses requisitos? Não consigo ver esse quesito detalhado nos anúncios.

• Coordenador
Postado
6 minutos atrás, Carlos Agostini disse:

Dicas importantes, apesar de algumas delas não poderem ser constatadas sem uma bancada, o que eu não tenho.

Nenhum dos meus argumentos precisa de bancada para ser constatado. Não sei de onde você tirou isso. Basta ler as especificações da fonte. Está tudo logo ali e a conclusão é simples e exata.

A GTX 980 é um pouco superior à GTX 970 e é muito mais cara, é um custo x benefício ruim. E para essas placas uma fonte de 500W de boa qualidade (PCYes!, Corsair, EVGA, XFX) dá e sobra.

• Curtir 1
Postado

@RS Faria Não, lí ele inteiro e não só a primeira frase, mas apenas a citei porque era a conclusão a que estava chegando também. Como disse, você como o Foxwait usaram argumentos poderosos para me convencer, dai não havia necessidade de comentar todos os seus argumentos, já que concordei com eles. O Foxwait fez um resumo, por isso citei o resumo. Não pensei que meu comentário poderia ser entendido como um menosprezo ao que você disse. Se entendeu assim, desculpe-me.

@Foxwalt "

7) Divisão de potência bizarra entre linhas de 12V. " Está certo. Isso vem na descrição do produto, fui conferir (não que eu tenha entendido porque são bizarras, mas confio no que disse). Desculpa. 

8 horas atrás, Foxwalt disse:

A GTX 980 é um pouco superior à GTX 970 e é muito mais cara, é um custo x benefício ruim. E para essas placas uma fonte de 500W de boa qualidade (PCYes!, Corsair, EVGA, XFX) dá e sobra.

Valeu por essas dicas.

• Coordenador
Postado

@Carlos Agostini Quando digo "bizarras", quis dizer meio sem sentido mesmo. Como por exemplo a existência de 4 linhas de 12V ou 2 linhas com distribuição de potência assimétrica e estranha. E você nem sequer sabe como essas linhas estão distribuídas entre os conectores.

Acredito que a melhor placa de vídeo, considerando custo x benefício, que você poderia comprar é a GTX 970. Se a R9 390 estiver com preço próximo, ela também compensa. E você pode usar fontes de 500W com elas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...