Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comecei ver Orientação a Objetos , e meio que peguei um pouco da noção. agora uma pergunta quando e para que usar ?

Por exemplo eu criando uma conexão com banco de dados usando PHP OO e depois fazendo tambem de outra forma. qual o sentindo em usar PHP OO ?

<?php 
//CLASSE
class ConexaoBD{
			public $sevidor;
			public $usuario;
			public $senha;
			public $bancoDados;

function conectar(){
				mysqli_connect($this->servidor,$this->usuario,$this->senha,$this->bancoDados) or die (mysqli_error());
	}
}

//CHAMADA

require("teste.class.php");

$conexao = new ConexaoBD();
$conexao->servidor = 'localhost';
$conexao->usuario = 'root';
$conexao->senha = '';
$conexao->bancoDados = 'banco';
$conexao->conectar();

?>

Mas se tambem posso fazer isso.

$conectar = mysqli_connect('localhost','root','','banco') or die (mysqli_error());

• Moderador
Postado

@FabianoS Você usa a orientação a objetos quando se está desenvolvendo uma aplicação robusta. Quando quer trabalhar com módulos.

A vantagem está na reusabilidade das funções.

O segundo modo é de forma procedural.  A extensão mysqli permite o uso dos dois modos.

Se fosse com PDO seria só orientada a objetos.

Na verdade para criar a conexão em orientada a objetos não precisa nem criar classe nem funções basta fazer assim:

$mysqli = new mysqli('127.0.0.1', 'usuario', 'senha', 'meusite');

Só pelo fato da instância de objetos com o "new". Mas isso só o básico do básico.

A questão é que quando se lida com OO fica tudo um pouco mais fácil. Já existe funções especificas que facilitam

Não sei o quanto você estudou de OO, mas recomendo que dê uma lida em Getters e Setters, função construtor e os modificações de acesso( public, static, private e final)

Eu aprendi a OO criando uma classe pessoa.Por exemplo:

Esta classe pessoa possui propriedades(ohos, boca,nariz membros, cabelo, nome, idade, peso, etc). 

Ela contém algumas funções(acordar(), beber(), comer(), dormir())

Depois eu testo a classe instanciando um objeto dela criando uma pessoa, setando os valores às propriedades criadas.

Outro exemplo que podes usar para aprender é criar uma classe Contabancaria. Esta classe conterá as propriedades da conta, o titulas, o saldo inicial e outros dados que quiser.

A classe terá dois métodos/funções  Depositar() e Sacar() depois você testa a classe instanciando o objeto da classe.

Depois disso podes ir além e brincar com extends.  onde você cria uma classe derivada da classe conta  que herda as propriedades anteriores e possui mais algumas... pode herdar os métodos e conter outros.. e por ai vai.

Sabendo a orientação a objetos, te dará mais produtividade uma vez que os frameworks usam.( cakephp, zend dentre outros)

No youtube tem um tutorial muito interessante de CRUD orientada a objetos.  eu fiz a video aula deu certo e achei muito bom e estou pensando em usar sempre agora. 

Postado
4 horas atrás, dif disse:

Não sei o quanto você estudou de OO, mas recomendo que dê uma lida em Getters e Setters, função construtor e os modificações de acesso( public, static, private e final)

Eu estudei nada praticamento foi vendo uma aula no youtube que o rapaz explicou por isso queria saber algo mais, valeu vou pesquisar o que mencionou

Citação

No youtube tem um tutorial muito interessante de CRUD orientada a objetos.  eu fiz a video aula deu certo e achei muito bom e estou pensando em usar sempre agora. 

se for esse aqui https://www.youtube.com/watch?v=Y-0OQto_reA eu ja tinha marcado até nos favoritos pra não perde kkkk, valeu @dif.

Postado

@FabianoS, tudo que o PHP OO faz, você consegue fazer em procedural com a mesma performance e eficiência.

Orientação a objetos é um conceito de desenvolvimento, é uma maneira de estruturar os dados e funções no programa, diferente da procedural, com algumas vantagens e desvantagens.

A maioria das linguagens modernas hoje em dia, suportam OO e seus conceitos.

Então, não existe "quando é melhor usar PHP OO". você tem de usar ou um, ou outro, conforme seu software está estruturado.

Abraços.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!