Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Estou com duas fontes iguais de impressora que queimam o mosfet da saída de 3,3V. Quando liga sem carga os 3,3V fica estável e o mosfet não queima. Quando se pluga a placa onde entra os 3,3V aí a coisa desembesta! O mosfet começa a esquentar e se não desligar ele frita... Só que acho que não é a placa (onde entra os 3,3V) em curto porque não achei nada em curto nela e cheguei até a ligar minha fonte de teste nela, ajustando para 3,3V e ficou estável. Em uma das fontes o trafo de alta frequencia que gera os 3,3V estava ruim, não saía nada. Inverti com o da outra e saiu os 3,3V mas dá este problema nas duas. Já revirei e não achei nada mais queimado. Será que este trafo que inverti também pode estar ruim e quando se poe carga ele arria de vez?

• 2 semanas depois...
Postado

Já perdi muito tempo mesmo nas duas fontes e não achei nada em curto, além do que já tinha no início, que eram os MOSFETs e dois diodos

Postado

Já que tens certeza que não há nada em curto, verifique se os valores dos mosfets estão corretos, talvez eles estejam subdimensionados.

Certamente algo está errado no seu circuito.

Postado

O mosfet é até super dimensionado (12A 600V) , e os resistores estão OK. Se for o trafo, tem como enrolar novamente? Algum lugar que faça isso, se é que vale a pena...

Postado
29 minutos atrás, Domenor disse:

O mosfet é até super dimensionado (12A 600V) , e os resistores estão OK. Se for o trafo, tem como enrolar novamente? Algum lugar que faça isso, se é que vale a pena...

Pode ser o driver do mosfet que está ruim, ou CI de controle. 

Se for do tipo auto-oscilante, pode ter componente ruim aí. 

Postado

Também já troquei o CI, até mais de uma vez e nada. O duro é que nem uma fonte igual funcionando eu tenho, pelo menos dava pra comparar

• 1 ano depois...
Postado

Ola pessoal,

Depois de muito tempo, entrou uma outra fonte igual a essa pra reparo, defeito identico. Como nao tinha alternativa, resolvi desmontar o trafo da etapa dos 3,3V. Conferi todos os enrolamentos (eram 5 no total) e enrolei tudo novamente. Ficou bem tosco, mas por incrivel que pareca funcionou. Realmente algum dos enrolamentos, provavelmente o primario, estava em curto. Um abraço a todos!

• Curtir 3
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!