Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como diminuir fonte de 9v para 4 ou 3.8v ?


Posts recomendados

Utilize uma ponte retificadora e um regulador de tensão lm7804.

A ponte retificadora é formada por quatro diodos (pode ser IN4007, que é facilmente encontrado), sendo responsável por transforma a corrente alternada em contínua. O regulador de tensão exercerá a tarefa de baixar a tensão para 4v. Opcionalmente sugiro que utilize um capacitor na entrada do regulador de tensão para filtragem de transientes.

 

Ponte retificadora:

ponte-retificadora.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já que entendes o básico, use um LM317. Tem até uma matematicazinha pra ele. Te desafio a ler o datasheet. Mas se preferir, veja esta alternativa ajustável...

Variable-Power-Supply-using-LM317.jpg

Ajuste RV1 até achar a tensão que necessitas. Se preferires, retira-o, meça-o e coloca um resistor de valor bem próximo no lugar.

Ah e um pouco além do básico: um dissipador é altamente recomendado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

boa albert. Apesar que o menino estar no jardim da infância da eletrônica, pode lhe servir como alternativa mais avançada. Só tenho dúvida se aquele 150uH não é meio mosca branca ou até mesmo fácil de fabricar in home.

E se 1 dia for usar V alta na entrada, acho que equivalentes pro diodo não se acha em qualquer fonte de pc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

boa albert. Apesar que o menino estar no jardim da infância da eletrônica, pode lhe servir como alternativa mais avançada. Só tenho dúvida se aquele 150uH não é meio mosca branca ou até mesmo fácil de fabricar in home.

O indutor não é tão crítico. Pode usar valores de 100uH a 150uH.

Nas lojas de eletrônica tem deles.

http://www.eletrodex.com.br/catalogsearch/result/?cat=&q=iNDUTOR&x=0&y=0

O importante é pedir o modelo que suporte a corrente. 

 

 

 

34 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

E se 1 dia for usar V alta na entrada, acho que equivalentes pro diodo não se acha em qualquer fonte de pc

Diodo Schottky se acha em qualquer sucata de fonte ATX e em qualquer loja do ramo de eletrônica.

 

Se bem que ainda dá para usar diodos comuns do tipo diodo rápido, com menos eficiência, mas funcionará normalmente. 

Agora não tem desculpas kkkk

http://www.eletrodex.com.br/catalogsearch/result/?cat=&q=lm2576

A dificuldade é a mesma do LM317, só que com mais benefícios. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
48 minutos atrás, albert_emule disse:

Diodo Schottky se acha em qualquer sucata de fonte ATX e em qualquer loja do ramo de eletrônica.

 

Eu (eu) prefiro a 1ª opção de "fornecedor". Caso o amigo leitor também, penso que deve tomar cuidado ao optar pelo diodo. Prefira usar o da saída  +12 que em tese suporta mais V reversa. Imagino que se 55V na entrada o diodo vai ficar submetido à isso. Particularmente prefiro peças com 2x ou+ de capacidade. Portanto analise se o diodo suporta 110V reverso. Geralmente diodos rápidos e schoctly (preguiça de escrever certo) não suportam muita V

 

Me fez lembrar um off topic. Certa feita ao medir um diodo de germânio daqueles de vidro, rabo de gato ou olho de gato seilá..., este conduzia dos 2 lados. Um menos que outro, claro. Achei que estava com defeito. Multímetro de ponteiro, anos 1900 e bolinha, começo de carreira e tal... passado sempre presente...+1 besteira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!