Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,não sei se estou postando no local adequado,é minha primeira postagem.

Gostaria de pedir ajuda para esclarecer uma duvida.

Alimentei um transformador com 220v alternada e retifiquei sua saída,após a saída estou alimentando um eletroima,gostaria de saber se tem como saber a corrente que esta puxando apos a retificação,através da corrente primaria do trafo, não tenho amperímetro para tensão retificada.

Obrigado.

• Membro VIP
Postado

se consegue medir a Iac já é alguma coisa. A dc retificada é quase a lesma lerda. Portanto meça a Iac do secundário.

Bom, acho melhor primeiro dizeres qual instrumento de medição possuis

• Curtir 1
Postado

De todo o caso de usar 4 1N4007 ter a 4 amperes 

Calculando resistência do eletro imã  e sabendo a tensão de trabalho saber a a corrente consumida 

Postado

Supondo que está utilizando um alicate amperímetro, meça a saída do secundário antes da ponte retificadora, conforme a @Isadora Ferraz recomendou. Se estiver utilizando um multímetro, tome cuidado para a corrente não ultrapassar seu limite, danificando o mesmo. O ideal é de fato um alicate amperímetro.

• 2 semanas depois...
Postado

Boa tarde, obrigado pela atenção e interesse dos mesmos.

Exatamente,vi que entenderam minhas dúvidas.

Ok,posso medir com um amperímetro AC antes da ponte retificadora,mas como saberei qual será a corrente após a ponte retificadora?Li algo que após a retificação a corrente se elevaria por exemplo: de 220vca para 312,vcc,entendo que a corrente nao será a mesma após a ponte,tenho receio que a corrente esteja acima da máxima suportada pela ponte retificadora ,pois a mesma esta esquentando.

Tentei calcular usando o triangulo VIR,sempre consigo com resistencias eletricas ,porém com bobinas ,nao esta fechando,o resustado no alicate nao fecha com o calculado.

Obrigado

Postado

Qual o resultado medido no alicate? Qual a tensão AC do secundário? Qual a ponte? Se possível poste o esquema do circuito.

A potência no pra mimário do trafo é aproximadamente igual a potência no secundário: V1.I1 = V2.I2 , em valores CA eficazes.

Postado

A corrente entre o trafo e o retificador não é senoidal, portanto um medidor de corrente teria que ser do tipo True RMS, ou seja, um medidor que meça a corrente RMS.

Já depois do retificador e capacitor de filtro, qualquer medidor de corrente serve, pois estaria medindo o valor médio.

Agora, acho que você está confundindo tensão com corrente...

"Li algo que após a retificação a corrente se elevaria por exemplo: de 220vca para 312,vcc,"

MOR_AL

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!