Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura do processador indo lá nas alturas depois que troquei a fonte


Posts recomendados

Semana passada mina fonte queimou por causa de uma queda de energia, aí comprei uma nova de 600W (a antiga era de 500). Tudo funcionando normalmente, mas, quando fui jogar, o cooler do PC começou a fazer muito barulho. Fui olhar a temperatura da CPU e o negócio tava em 88, 89, quase 90 graus. Como eu tinha deixado o gabinete aberto, resolvi dar uma limpada no cooler, e realmente tinha muita poeira lá. Mas, mesmo depois de limpar, a temperatura ainda tá indo lá no reino dos céus.

Detalhe que a temperatura quando o processador tá em repouso até que fica normal, entre 36~45 graus. Mas quando eu abro um vídeo ela, pula pra mais de 50. E quando vou jogar algo mais pesado, como BF3 ou MGSV, ela beira 90. A temperatura da placa de vídeo tá normal.
 
Tenho 4 hipóteses:

1. Estranho porque até semana restada tava tudo normal, nunca tinha ocorrido um pico de temperatura assim, mesmo com o cooler imundo. Depois que troquei a fonte, começou. Acho que não seja isso, mas será que pode ser a potência maior da fonte?

2. O processador é um i5 de 3.1 GHz. Tô com ele há 3 anos e meio, nunca troquei pasta térmica. Será que é a pasta térmica? Depois desse tempo, já é hora de trocar?

3. Outra coisa: como eu disse, eu deixei o gabinete aberto. Alguém sabe se o gabinete influencia no fluxo de ar lá dentro? O gabinete precisa ficar fechado pra poder refrigerar o PC direito?

4. Será que queda de energia quando a fonte queimou pode ter alterado alguma coisa no processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Qual é o modelo da fonte anterior? E o modelo da atual? Você trocou somente a fonte e tem certeza de não ter esbarrado em outra coisa ou ter alterado algo? Encaixou o cooler direito? Usou quais programas para medir a temperatura? Testou em programas diferentes? Usa cooler box?

 

Sobre suas perguntas:

1) O computador só usa a potência que precisa. O ponto aqui é a qualidade da fonte;

2) Já passou da hora faz tempo! Sua pasta térmica já deve ter virado rocha sedimentar. Se você tirou o cooler e colocou de volta sem trocar a pasta, complicou mais ainda a situação;

3) Se seu gabinete tiver um fluxo de ar bom, ele fechado vai conseguir refrigerar tudo direito, deixar aberto só vai ajudar a acumular poeira. Se as temperaturas forem essas aí mesmo, isso aqui ia alterar pouca coisa, o problema é outro;

4) Surtos de energia podem danificar componentes em geral. Então, se a fonte queimou, outra coisa pode ter sofrido danos também. Se a fonte era uma porcaria dessas genéricas, pode ser que a fonte ruim tenha sido a responsável por causar danos.

 

E, reforçando o que o @oldnoob disse, NÃO use estabilizador! O uso desses equipamentos só atrapalha e pode danificar seu computador. Use um bom filtro de linha.

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Muguetsu Provavelmente será a pasta térmica,  retire o cooler,  se tiver limpa contato,  borrife um pouco na pasta térmica antiga e limpe com um papel toalha.

coloque um pouco de pasta térmica nova,  n precisa encharcar,  um pouquinho resolve.

ligue novamente e verifique se esquentara novamente. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Muguetsu aqui no meu PC,tava esquentando demais e eu só descobri depois de ter trocado a pasta térmica.E isso,porque CONTINUOU esquentando!! hahah

Eu tinha amassado uma perninha do encaixe do cooler Intel,aqueles que abrem depois do clic.Pois bem,uma delas não entrou,mas na hora parecia que estava encaixado,foi na segunda troca que percebi o erro e consertei o problema.era simples,mas poderia fritar meu processador.

Só um exemplo de como uma coisa simples passa despercebido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Bruno Caffé Limpa contato ali? E pode fazer isso? Nunca vi alguém fazer. O ideal seria limpar com álcool isopropílico, mas eu só uso o papel toalha mesmo.

 

@oldnoob Eu não gosto desse cooler box da Intel. Acho chatinho de encaixar. Já errei instalando ele muitas vezes também. :(

 

Geralmente os problemas semelhantes ao do autor do tópico são causados por cooler mal encaixado mesmo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, oldnoob disse:

@Muguetsu aqui no meu PC,tava esquentando demais e eu só descobri depois de ter trocado a pasta térmica.E isso,porque CONTINUOU esquentando!! hahah

Eu tinha amassado uma perninha do encaixe do cooler Intel,aqueles que abrem depois do clic.Pois bem,uma delas não entrou,mas na hora parecia que estava encaixado,foi na segunda troca que percebi o erro e consertei o problema.era simples,mas poderia fritar meu processador.

Só um exemplo de como uma coisa simples passa despercebido.

Esses cooler in box da Intel é uma m******* porque tem pontas expansíveis que após passar pelo furo abrem e fixam, mas isso não garante uma boa pressão entre o dissipador e o processador, bom mesmo é aquele modelo que tem uma chapa que se coloca atrás da placa-mãe.

Este é o modelo de pinos retráteis:

http%3A%2F%2Fmarkyb.a

 

Este é que usa a placa por tras e deixa o conjunto firme e unido:

 

cooler-para-processador-intel-775-pinos-

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, vamos lá. Primero, eu não uso estabilizador. Eu estava e estou usando um filtro de linha. O filtro de linha queimou junto com a fonte antiga. Estou usando um novo agora.

 

 

@Foxwalt 

1.A fonte antiga era uma Iceage de 500W. A nova é uma Corsair de 600W.

 

2. Eu não mexi no processador. Eu só mexi na fonte mesmo. Como eu disse, eu estou com o mesmo processador há 3 anos, nunca mexi nele desde que montei o PC e nunca tive problema com temperatura. Definitivamente não é problema de encaixe do cooler.

 

3. Não uso cooler box.

 

4. Estou usando Core temp e o MSI Aferburner pra medir a temperatura.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!