Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede de aterramento sem aterramento


Posts recomendados

  • Membro VIP

A vontade de fazer um TN-S ou um TN-C-S é grande. Mas só tenho coragem se for embasado por um curso ou na responsabilidade de um profissional qualificado e bem pago. Falta dim-dim "pra isso", a verdade é essa. O imóvel não é meu, e é muito difícil convencer as pessoas (donas) de que "a po**a toda está simplesmente ERRADA". Objeção básica: "funcionou por 25 anos e ninguém morreu, nem mesmo de susto".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Alexandre, seria desejável também colocar os DPSs entre neutro e terra.

Não sei se seria viável, mas isto evitaria aqueles surtos em modo comum e o possível surgimento de tensões de passo

 

Aqui em casa nao tenho fio terra né, aí pra evitar aqueles choquinhos na torneira do chuveiro eu ligo o fio verde no neutro mesmo, o rau que recomendou naquele tópico gigante dele

 

abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Raphael Venturin disse:

seria desejável também colocar os DPSs entre neutro e terra.

 

Mas se não tem PE no QDC?!

 

2 horas atrás, Raphael Venturin disse:

Aqui em casa nao tenho fio terra né, aí pra evitar aqueles choquinhos na torneira do chuveiro eu ligo o fio verde no neutro mesmo, o rau que recomendou naquele tópico gigante dele

 

É o TN-C, rejeitado em tudo que é lugar; é o pior que tem. Mas não sei justificar a negativa.

 

O que é difícil nesse assunto todo é que eletricidade é coisa séria e existem muitos fantasmas. "Se a coisa está errada como em todo lugar, ninguém é responsabilizado; agora, se você faz diferente (mesmo seguindo normas), e dá mer*a, aí você é condenado por você mesmo e pelos outros".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Mas se não tem PE no QDC?!

 

Aí teria que ver se existe algum DPS pra colocar direto na tomada, só que eu nem sei se existe.

Por essas questões de segurança que não é recomendável você usar os aterramentos isolados, mesmo que tenha DRs neste circuitos

 

 

4 horas atrás, alexandre.mbm disse:

É o TN-C, condenado em tudo que é lugar; é o pior que tem.

 

Bem, depende do seu ponto de vista! Mas só no caso do chuveiro, E DE NENHUM OUTRO MAIS, é que podemos sim ligar o fio terra, aquele fio verdinho, no neutro. Mas existe algumas ressalvas. Explico:

Um chuveiro simples possui uma resistência elétrica, nua, em contato com a água. Essa resistência sendo nua e com contatos Fase-Neutro ou Fase-Fase imersos também em água, torna todo sistema relativamente perigoso ou seja, você tem uma ou duas fases, incluindo o neutro, totalmente imersos na água! Porque você não morre eletrocutado, então? Isso tem explicação que não vou entrar agora em detalhes. Mas onde quero chegar?

Bem, o fio terra do chuveiro também é imerso na água em dois pontos, logo no ponto em que a água entra na câmara de aquecimento e na sua saída para o crivo - onde fica os buraquinhos de saída de água. Esses dois pontos foram escolhidos pra que os elétrons que escaparem da resistência elétrica, sejam captados e retornados ao fio terra.

Bem, se o neutro já está imerso em água, junto com uma fase, que diferença tem em ligar o fio terra do chuveiro no neutro? Nenhuma no que tange a segurança, o chuveiro simples já é um equipamento inseguro por si só!

Mas qual a vantagem de atar o terra do chuveiro no fio neutro? A vantagem é que há uma captação dos elétrons que conseguirem chegar até à saída da água ou até à entrada, e retornar pro neutro. Mas isso é eficiente? De certo modo sim, os choquinhos que alguns chuveiros ruins dão são eliminados com essa prática.

E as ressalvas?

A ressalva que tenho é que ao ligar o neutro do chuveiro no fio terra, é como você aproximasse o neutro, que tem corrente, pra perto de você. Não entendeu? Explico:

Os chuveiros atuais possuem uma câmara de aquecimento quase que totalmente isolada da saída do crivo, tem uma espécie de funil invertido (isso varia de modelo pra modelo) que capta a água e solta pro crivo quando a câmara se enche até o topo. Esse isolamento faz com que dificulte a chegada dos elétrons na saída da água. Ao conectar o neutro no fio terra, alguns elétrons ainda podem fugir, agora pelo fio terra, que está mais próximo do usuário, na saída do chuveiro, apesar de as chances serem pequenas. A situação é de certa forma pior num chuveiro tipo os da FAME, de resistência simples, não-blindada, mas com uma ótima câmara de aquecimento, que consegue baixar bastante a fuga de corrente e que elétrons cheguem até sua saída de água, ligar o fio terra no neutro nesse caso pode fazer com elétrons possam se soltar-se na saída.

No final das contas pode se ligar o neutro no fio terra do chuveiro, mas o mais recomendado é um sistema de aterramento adequado + dispositivo DR.

E mais uma vez, o único equipamento em que se pode, com ressalvas, utilizar esse esquema de aterramento, ainda permitido por normas brasileiras, o esquema TN-C, é justamente o chuveiro elétrico! Por que? É o único equipamento em que o fio terra praticamente faz parte do circuito elétrico! Por que? Porque ele está imerso em água, "junto" com fase e neutro que também estão! Em nenhum outro equipamento acontece isso, num PC por exemplo o fio terra está atado na carcaça metálica, mas fase e neutro NUNCA diretamente!

O ideal mesmo seria que todos chuveiros fossem de resistência blindada. Só no Brasil que é permitido chuveiro com resistência nua!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!