Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reduzir tensão de saida do carregador de bateria


mateus7

Posts recomendados

olá tenho um carregado de um cliente ... que levou num tec que deixou ele dando uma saída de 19v ... creio que é por causa dos capacitores .... como procede para diminuir a tensão da saída ?

reduzir o valor dos capacitores no casa aqui são de 4,7k uf. na saída dos 2 diodos dão 6v. o Trafo me da 10v será que se eu tirar os dois capacitores darão meus 12v ....?

WP_20160420_001[1].jpg

WP_20160420_002[1].jpg

WP_20160420_003[1].jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra bateria automotiva chumbo ácida você pode tirar os capacitores e ligar com 18V mesmo desde que monitore com multímetro até bateria atingir 14V. O trafo deve esquentar bem. Pra reduzir o aquecimento pode ligar uma lâmpada de 12V 20...70W em série com bat. Demora 1 pouco + pra carregar. Ou faça um circuito como disse o amigo @Matthwus

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá retirei os capacitores obtive 12,6 de saída depois tentei aumentar um pouco mais a tensão de saída com um eletrolítico de 10uf ..... o resultado foi 18v como a tensão antiga dos 2 de 4,7k uf ?

bom essa tensão já da pra dar um up na bateria , mais num terá como aumentala um pouco mais ?

Eu instalando um zener em paralelo na saída (zener de 13v) ele cortaria a corrente ali passante :?   (poderia no ex; ser um de 12,7 (teóricos ) pois n sei se há  . Daria certo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, mateus7 disse:

olá retirei os capacitores obtive 12,6 de saída depois tentei aumentar um pouco mais a tensão de saída com um eletrolítico de 10uf ..... o resultado foi 18v como a tensão antiga dos 2 de 4,7k uf ?

bom essa tensão já da pra dar um up na bateria , mais num terá como aumentala um pouco mais ?

Eu instalando um zener em paralelo na saída (zener de 13v) ele cortaria a corrente ali passante :?   (poderia no ex; ser um de 12,7 (teóricos ) pois n sei se há  . Daria certo ?

 

 

Isso que você está tentando fazer está completamente errado. 

Vais danificar a bateria. No mínimo encurtar a vida útil.

 

Faça este circuito aqui:

 

 

13059686_884318435029464_64737809_n.png?

Na página 15 deste documento:

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm338.pdf

 

É o regulador LM338 que tem capacidade para 50W.

É mais que suficiente para uma bateria destas. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.Não teria um Zener por exemplo pra mim colocar em paralelo na saida ? ou o Zener so é possivel com circiuto transistorado ?

Acho que o Secundário desse trafo não vai aguentar quando eu plugar na bateria. a Resistência do Secundário ta dando 1 Ohms. ta certo que a resistência secundária é geralmente baixa mais acho q esta muito.

CORRIGINDO a SAida da 14,3v    divindindo por 1 ohms da 14amperes mais o menos isso mais creio que o trafo sejá de 15Amperes .....

2 minutos atrás, ljMonteiro disse:

Confira no datasheet do CI. Com uma diferença de tensão de até 10v entre a entrada e a saida, a corrente máxima suportada é de 8A. Portanto, utilize dois ou três em paralelo e utilize bons dissipadores de calor.

Um muito obrigado cara Ajudo pakas .... 

Não testei uma carga nele ainda .... Os Diodos da Retificação n esta corretamente dimensionado parece ter 2x6amperes   1 ligado em paralelo dando 5amperes ... e um outro de 3amperes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ljMonteiro disse:

Nunca vi diodo Zener maior que 5w. Não há diodo zener que suporte tamanha corrente. Tens que usar um ponte retificadora, também com dissipação de calor.

Se não tem certeza da corrente gerada pelo trafo, utilize os 3 lm338 em paralelo, que suportarão 32A.

Ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!