Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo conversor sata/usb precisa de 2 usbs?


Posts recomendados

Olá,
Pretendo adquirir um cabo pra usar HDs de 2,5 direto na porta USB. Entretanto, me deparei com uma dúvida, pois encontrei alguns com uma ponta USB e outros com 2 pontas USB (sendo neste caso, uma para energia e outra para dados.

A dúvida: Ambos funcionam normalmente? Porque um tem fonte de energia e dados separados?

1 ponta USB

2 pontas USB
 

Estou pensando em adquirir um desses 2 mais especificamente.
Alguém já teve experiência com algum desses?  (funcionam bem?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

o que tem 2 entradas usb certamente aguenta tb os hd's de 3.5"... so isso a diferenca

 

 

se você nao pretende usar hd's de 3,5, vá no q tem 1 entrada apenas.. dá e sobra pra hd's de 2,5"


@rodrigo.dcvieira

Mas o HD de 3,5 não tem saída de 12v?  (teoricamente não seria impossível rodar ele unicamente em portas USB, que é de 5v?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai já nao sei.. até onde conheco, os adaptadores q vem com 2 usb normalmente tb aceitam hd's de 3,5 já que a porta usb normal nao consegue alimentar ele só, por isso o uso de outra usb..

 

 

agora para hd's de 2,5, a que usa apenas 1 usb é mais do que suficiente

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Kazuya Mishima.

 

Quanto ao uso destes cabos não sei dizer, pois não tive a oportunidade de usar até o momento.

 

Quanto a tensão dos HDs 3.5'', acredito não ter problema em usar o cabo de 2 pontas. Por exemplo, um HD WD Blue 3.5'' usa entre 4.1W à 5.3W para leitura e gravação. Vovê pode verificar no link abaixo:

http://products.wdc.com/support/kb.ashx?id=Lxe6oD

 

Eu recomendaria comprar o de 2 pontas, por mais que não seja necessário no momento, nunca se sabe quando a oportunidade vai aparecer.

 

Depois poste aqui o que decidiu.

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/04/2016 às 15:27, rodrigo.dcvieira disse:

ai já nao sei.. até onde conheco, os adaptadores q vem com 2 usb normalmente tb aceitam hd's de 3,5 já que a porta usb normal nao consegue alimentar ele só, por isso o uso de outra usb..

 

 

agora para hd's de 2,5, a que usa apenas 1 usb é mais do que suficiente


@rodrigo.dcvieira
Tem certeza que com 2 usbs da pra rodar HD de 3,5?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/04/2016 às 21:33, LuftVanship_WD disse:

Olá Kazuya Mishima.

 

Quanto ao uso destes cabos não sei dizer, pois não tive a oportunidade de usar até o momento.

 

Quanto a tensão dos HDs 3.5'', acredito não ter problema em usar o cabo de 2 pontas. Por exemplo, um HD WD Blue 3.5'' usa entre 4.1W à 5.3W para leitura e gravação. Vovê pode verificar no link abaixo:

http://products.wdc.com/support/kb.ashx?id=Lxe6oD

 

Eu recomendaria comprar o de 2 pontas, por mais que não seja necessário no momento, nunca se sabe quando a oportunidade vai aparecer.

 

Depois poste aqui o que decidiu.

 

Abraço.

 

Você não considerou o pico de corrente em 12V, 1,75A, 21W de pico!!! ou mesmo as perdas dos circuitos necessários para elevar a tensão de 5V a 12V. só considerando o pico de corrente que ocorre na partida dos motores, você precisaria de umas 4 ou 5 portas USB ligadas em paralelo pra suprir essa corrente...

 

O motivo desses cabos USB usarem duas portas juntas é devido a corrente de pico, que ocorre toda vez que o drive precisa acelerar o motor dos pratos. mesmo em um HD 2,5" típico, ela chega 1A:

 

http://www.wdc.com/wdproducts/library/SpecSheet/ENG/2879-800001.pdf

 

O que é o dobro que o limite de 0,5A "oficial" de uma porta padrão USB 2.0, embora a maioria das placas mãe não tenham problemas em fornecer essa corrente em apenas uma das portas, por estar acima do limite "oficial" do padrão; podem ocorrer quedas de tensão que levariam ao mal funcionamento do HD ou da placa do conversor.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ambos os cabos funcionam, se forem usados conforme suas especificações, por exemplo, o primeiro link seria um cabo USB 3.0 e portas USB 3.0 padrão tem 0,9A ou mais por porta. dai apenas uma porta suportaria alimentar o HD o segundo cabo, é USB 2.0 dai precisar de 2 portas pra "garantir", embora a maioria dos HDs de 2.5" funcionem sem problemas apenas com uma porta, vide os HDs 2.5" USB vendidos no mercado.

 

No caso se voce tiver uma porta USB 3.0 no micro é melhor optar pelo cabo USB 3.0, também por ser mais rápido em relação ao USB 2,0, em um HD mecânico, por exemplo acredito que um modelo Ligado a uma porta USB 3.0 seja de 2 a 4 vezes mais rápido...

 

Quanto ao suporta a HD,s de 3.5", nenhum dos anúncios faz qualquer menção a esse suporte, logo deve se deduzir que eles não suportam HDs de 3.5"...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá F4b10.

 

Obrigado pelo esclarecimento.

 

Neste caso o pico de corrente não seria o quanto o HD pode suportar antes de queimar? Pelo meu entendimento "Average power requirements (W)" seria o valor necessário para o funcionamento, não seria? Caso não seja, onde seria o uso desses valores?

 

Vou entrar em contato com meus colegas da WD nos EUA para tirar a dúvida e posto aqui o mais rápido possível.

Mas desde já agradeço, é sempre bom aprender com os colegas aqui do fórum.

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, LuftVanship_WD disse:

Olá F4b10.

 

Obrigado pelo esclarecimento.

 

Neste caso o pico de corrente não seria o quanto o HD pode suportar antes de queimar? Pelo meu entendimento "Average power requirements (W)" seria o valor necessário para o funcionamento, não seria? Caso não seja, onde seria o uso desses valores?

 

Vou entrar em contato com meus colegas da WD nos EUA para tirar a dúvida e posto aqui o mais rápido possível.

Mas desde já agradeço, é sempre bom aprender com os colegas aqui do fórum.

 

Abraço.

 

Na verdade Average power requeriments podem ser traduzido Como Potencia Media requerida,  basicamente em todo eletrônico que seja um pouco mais complexo que uma resistência de aquecimento tem uma variação no consumo de força, por exemplo no caso de um HD quando ele precisa acionar o motor dos pratos, para vencer a inércia dos pratos é necessário mais potencia, o que gera um pico no consumo de corrente,  logo após o motor atingir a velocidade final o consumo cai bastante.

 

O consumo médio é uma media aritmética desses picos de consumo, e dos momentos que o HD passa ocioso. medidos segundo a metodologia de uso adotada pelo fabricante

 

O consumo real pode ser maior ou menor que essa media, pois depende do uso do HD, por exemplo, se o HD for usado como um HD secundário, em um desktop, pode passar horas em estado de espera, com os motores desligados e consumir menos de 1W/h de energia, enquanto esse mesmo HD em um servidor de arquivos movimentado pode consumir bem mais, talvez uns 10W/h...

 

O Pico de corrente se refere ao momento de maior consumo de corrente, que no caso do HD é o ato de acelerar os pratos a partir da imobilidade, e geralmente dura apenas alguns milésimos de segundo....

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!