Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, bom hoje venho com algo meio que diferente para questionar e pedir a opinião de vocês, atualmente tenho 4 fontes atx guardadas sem uso, 1 está queimada, 1 está sem cooler, 1 está com cooler dando problema e a outra tá normal, sabendo isso vemos que 3 funcionam e 1 não, pois bem, recentemente achei na rua um microondas antigo e pelo jeito já estava parado a um bom tempo sem funcionar então não tem mais o risco de choque com ele desligado, desmontei ele um pouco e guardei o resto para desmontar depois, porém enquanto desmontava achei um cooler dentro, o ventilador do microondas, portanto eu gostaria de ligalo avulso para ver se dá um bom ar e se vai prestar também, caso contrário eu desmonto ele e tiro o cobre pois cobre é dinheiro :v, pois bem ai vem a pergunta:

1. Quantos volts é possivel retirar de fonte atx de pc ?
  2. É possivel ligar tal ventilador em uma fonte de pc ?
  3. Quais fios irei precisar para isso ?
  4. E óbviamente, como fazer rs

Só para avisar e constar aqui, essas fontes eu não uso, então posso pegar uma delas para fazer experiencia, não quero me arriscar de ligar o ventilador direto na tomada, quero pelo menos ver se funciona com algo mandando energia até ele

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

SMF-437UA A CLASS 120V 60Hz BE 02.D.18(A)

O motor desse ventilador é pra corrente alternada.. É pra ligar em 110 Volts mesmo.. Nenhuma fonte de PC, vai te ajudar nisso...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Pelo diagrama pictórico a alimentação 110 entra nos fios azul e branco do motor. Mantenha o terceiro fio (amarelo) isolado.

Se tiveres dúvidas faça o teste que aparece tabelado na página 13 mostrando os valores de resistência que deverão aparecer quando se testa o valor ôhmico da bobina  desse motor... Use a página 13 associada a visão e identificação dos terminais 1,2 e 3 desse motor, no desenho pictórico da página 35

• Curtir 2
Postado

@faller agora foi bem longe a explicação rs, eu não tinha olhado esse esquema da página 35, depois vou ver se tenho um cabo de força aqui e ligo nos pinos corretos seguindo as cores que me passou, se funcionar tudo bem e eu não levar nenhum choque por estar fazendo essa experiencia, irei voltar aqui e dizer como foi

• Curtir 1
Postado

@faller fiz o teste cara, deu certo como você falou e pelo que deu pra perceber o ar dele é bem frio, dá até para usar como cooler no pc rs, eu usaria se tivesse espaço, depois vou limpar o ventilador, fazer de novo a ligação de forma mais adequada, acho que vou retirar os fio dele originais e soldar o de força direto nos conectores para liga-lo ou deixo com os cabos originais mesmo, vou colocar o de força para 110v que de para ligar na tomada e deixar para auxiliar na cozinha quando for mexer com frituras, pode ajudar a retirar o cheiro de fritura da cozinha, é uma ideia que tive e pode ser util rs

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!