Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade: processador ou vga até r$800,00 para ganho de fps no csgo?


Posts recomendados

Boa noite!

 

Antes de começar, gostaria de parabenizar aos moderadores, coordenadores e administradores do Fórum. Está muito bem organizado e dividido. Mas vamos lá então para a minha dúvida. Em SET/2015, fiz um upgrade TOTAL no meu antigo PC de 2007. Estou com a seguinte configuração:

 

ASUS B85M-E

i3 4170 @3.70 Stock

EVGA 750GTX SC edition 2gb/128bits GDDR5

HD Western Caviar 1Tera SATA III

HyperX Fury 2x4gb 1600MHZ DDR3

EVGA 430w 80 Plus PFC ativo

Gabinete Thermaltake midtower

 

Atualmente uso o Desktop para alguns trabalhos e jogar somente CS:GO. A minha queixa é a seguinte:

 

1)Descobri que já existe não só a 5º, mas também a 6º geração de processadores intel, e que também mudou o socket (1151). Essa notícia me deixou meio triste, porque quando fui montar meu PC, não sabia da existência, ou melhor, da iminência das novas gerações. Eu possuo uma média de 160-230 fps no jogo, e queria uma marca de pelo menos 300-320 fps, para jogar com mais fluidez. Minhas configs no jogo são padrão competitivo: tudo no low, exceto shadows que uso no High. AA 2x e uso resolução FHD. No painel da NVIDIA segue o mesmo critério. A grande questão é: para ganho de fps, é recomendável eu fazer um upgrade no Processador ou na VGA? Se for no processador, para o meu uso, é vantajoso ficar na mesma geração? (Visando custo/benefício).

 

Orçamento em mente: pretendo gastar máximo R$800,00. Não mais do que isso, tendo em vista que meu PC foi comprado há 8 meses.

 

Obs: não achei no fórum nenhum tópico específico dessa minha situação, por isso criei um.

 

Grato a todos!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yuri Herculano Amigo, eu também pensava assim da sexta geração. Até que afirmaram que os processadores SkyLake não se dão bem com memórias DDR3, então no caso pra você trocar da quarta para a sexta geração, teria que comprar uma placa-mãe DDR4, processador e memórias DDR4! Também foram comprovados que eles não dão mais desempenho que os da quarta geração, pelo menos até agora não. Comprei meu PC semana passada. I3 4170 + GTX 960 4GB. Eu não mudaria o processador, a quarta geração vai durar um bom tempo ainda. Porém em relação a placa de video a sua é da 700 series, atualmente estamos na 900 ( pulamos as 800 ) mas está para sair uma nova série da NVIDIA ainda esse ano. Então eu recomendo que você venda a sua GTX 750 e compre uma GTX 950 ou até uma GTX 960 de 2GB. Sua fonte atual suporta e o processador também.

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pega uma gtx950 http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_megamaio.cgi?codigo=66546&origem=52

e como  o amigo disse acima, não da diferença da quarta para sexta geração, me disseram aqui no fórum, que nem a terceira gerção perde mt para sexta.. (cerca de 3..4 fps) então fica tranquilo....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montei meu PC mês passado e como a placa de vídeo foi a última a chegar, posso te afirmar que joguei CSGO só com I5 4440, 1080p, no low, sem placa de vídeo em ~120fps... Dê uma upada só em processador, para um I5 44XX e verá a diferença! Deixe para depois vender esse seu I3 4170 (se pegar um I5 44XX) e pra frente uma VGA, que ficará de boa seu setup!

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Murilo Ferreira e @Luiz Antonio Salvaador, agradeço a resposta de vocês. E pelo visto, vale mais a pena então apostar numa nova VGA. Perfeito! Assim gasto menos.

 

Então, dentro do orçamento que disse, achei essas duas:

 

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_megamaio.cgi?codigo=66546&origem=52  

(essa já citada)

 

http://www.kabum.com.br/produto/70150/placa-de-video-vga-evga-geforce-gtx950-2gb-sc-ddr5-pci-e-evga-02g-p4-2951-kr

(essa da EVGA, marca que confio).

 

Entre a Gigabyte e a EVGA, quais vocês acham que tem menos problemas? Já que clock eu vi que são extremamente parecidas.

 

@edubrgas Agradeço sua resposta! Impressionante, 120fps sem VGA. Mas dava muita oscilação, né? Realmente agora fiquei num impasse.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Yuri Herculano disse:

@Murilo Ferreira e @Luiz Antonio Salvaador, agradeço a resposta de vocês. E pelo visto, vale mais a pena então apostar numa nova VGA. Perfeito! Assim gasto menos.

 

Então, dentro do orçamento que disse, achei essas duas:

 

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_megamaio.cgi?codigo=66546&origem=52  

(essa já citada)

 

http://www.kabum.com.br/produto/70150/placa-de-video-vga-evga-geforce-gtx950-2gb-sc-ddr5-pci-e-evga-02g-p4-2951-kr

(essa da EVGA, marca que confio).

 

Entre a Gigabyte e a EVGA, quais vocês acham que tem menos problemas? Já que clock eu vi que são extremamente parecidas.

 

@edubrgas Agradeço sua resposta! Impressionante, 120fps sem VGA. Mas dava muita oscilação, né? Realmente agora fiquei num impasse.

 

 

Gargalar... Não gargalava não.. Joguei no low somente...

O mínimo que fazia era ~90fps, sério, sem VGA!

Agora digo que se você pode pagar uns ~800...

Faça um esforço e vá logo numa GTX 960 4GB, será melhor para ti, 950 pilas à vista ou 10x ~113!

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_megamaio.cgi?codigo=76491

Ou essa por ~950 à vista ou 10x de ~108!

http://www.pichau.com.br/placa-de-video-gigabyte-geforce-gtx-960-oc-4gb-gddr5-128bit-gv-n960oc-4gd-box

E nas duas que indico sua fonte de 430w segura!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@edubrgas @Luiz Antonio Salvaador  Agradeço o tempo de vocês. Vou estudar as duas opiniões e ver qual eu posso arcar.

 

Mas só a nível de curiosidade, achei um canal de um cara que tem a Config. bem semelhante a minha, com a 950GTX. Quem quiser conferir.

 

https://www.youtube.com/channel/UC9CwOuaMWIyqfGJ7vqHb_xA

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Yuri Herculano Qual é o problema com a fluidez do seu jogo? Travamentos ou algo do tipo? Qual é o seu monitor? Uma taxa de FPS maior que a sua atual não vai trazer "fluidez" alguma, já que você será limitado pela frequência de atualização do monitor.

 

Além disso, acho que o salto de performance da sua GTX 750 para uma eventual GTX 950 é pequeno e não faz muito sentido. Se for fazer upgrade na placa de vídeo, recomendaria no mínimo uma GTX 960 ou R9 380.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt  Bom dia! Então, quando eu falo "fluidez", quis me referir a estabilidade de fps, sem muitas quedas. Eu rodo com fluidez, não como eu queria lógico, já que meu monitor é um BenQ RL2240HE, que é de 60hz. Na época não tinha dinheiro pra comprar um de 144hz, que custa uns R$1.000,00 a mais. Mas você tocou num ponto interessante: um salto para a 950GTX não me traria tantas vantagens assim em termo de fps?

 

Vou dar um exemplo rápido: logo quando eu comprei meu PC, eu jogava a uns 230fps, com quedas em alguns pixels para 200, 180fps. Agora, depois da atualização da valve, o jogo ficou mais "pesadinho". Rodo agora a uns 180, e às vezes cai para 130, 120, mas nada que deixe o jogo gargalando, até porque como eu disse, eu jogo em FHD, nas config já citadas. Mas toda queda de fps acaba "atrapalhando", por menos que seja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Yuri Herculano E você sente essas quedas? Defina "fluidez".

 

O primeiro ponto é que a GTX 950 vai ser um salto consideravelmente pequeno de performance. Você vai trocar uma placa de entrada da geração anterior por uma placa de entrada da geração atual. Vai trocar uma GTX 750 por algo um pouquinho inferior a uma GTX 760. Ao menos na minha opinião, não faz muito sentido, recomendaria um salto maior. O segundo ponto é que qualquer coisa acima de 60 FPS é jogada fora porque seu monitor não é capaz de exibir. 

 

Primeiro, tente jogar com o vsync ligado. Tente também limitar a taxa de FPS digitando o comando fps_max 60 no console do jogo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Entendi. Eu acho que estamos finalmente chegando ao diagnóstico do meu problema. Antigamente, quando eu jogava cs 1.6 profissionalmente, eu usava monitores CRT com a taxa de 120hz. E eu me lembro que era muito fluido a imagem. Aí com a vinda dos monitores LCD, LED, enfim, eu achava que esse problema de Hz tinha se resolvido, com tanta tecnologia embarcada (flickfree, low motion blur ") mas não. Como você falou, jogar a 60hz é não usar o máximo que a minha máquina pode fazer.

 

sobre a sincronização vertical, não sei se você já teve a oportunidade de jogar cs em específico, mas ao ligar essa opção, o jogo fica praticamente impossível de se jogar. O delay de movimento fica muito, mas muito acentuado, e você acaba por trocar a jogabilidade pela imagem. 

 

 Um ponto a se pensar: existem monitores 144hz, da própria BenQ. E eu ia comprar na época um, que era o XL2430T, que diga-se de passagem, um monitor indefectível. Você acha que com os 144hz, vou ter a sensação de fluidez, mesmo com a queda de fps?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Yuri Herculano Não tenho o CS. Mas como já vi gente reclamando que o vsync atrapalha a jogabilidade de alguma forma, sugeri que você fizesse o teste limitando pelo comando. Tentou com ele?

 

Ainda não entendo o que você quer dizer com "fluidez" e nem como você afirma sentir as quedas. Mas um monitor de 144 Hz te permitiria "enxergar" 144 FPS. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Ainda não tentei fazer esse teste. Mas o Csgo é um tipo de jogo com uma engine um pouco chata. A maioria dos jogos atuais rodam bem com 60fps, já no csgo a história é meio diferente. Mas vou tentar sua sugestão sim, assim que chegar em casa e falo aqui. 

 

Quando eu digo Fluidez, acabei não me expressando bem na palavra. É notória a diferença entre uma passagem de frame à 120 ou 144hz e uma outra passagem à 60hz (eu pelo menos consigo perceber). O que eu quis dizer foi que eu sinto que os movimentos do jogo não estão Smooth, suaves, sem que eu precise ligar a sincronização. Não está gargalando, travando, muito pelo contrário, como eu disse, rodo a 180-230fps. Aí eu achei que colocando uma vga melhor, o ganho do fps que eu teria iria mascarar essa fluidez ruim dos 60hz. Mas percebo que estou enganado. Acho que a única solução seria eu comprar um monitor 144hz. Não sei se fui mais claro agora...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Acabo de testar aqui conforme você disse. Realmente, como já esperava, o mouse fica "congelado", muito difícil de jogar...

 

Estava vendo no site do RicardoEletro um monitor da BenQ de 144hz. Talvez seja essa a solução para a minha queixa. O que você acha? E caso eu troque pelo novo monitor, há necessidade de trocar a placa de vídeo também? Ou a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Yuri Herculano Engine mal programada, na verdade. Você está vendo "só" 60 FPS, seu monitor só exibe isso, a questão é que o vsync está trazendo problemas de delay ao ser acionado. Não tem um jogo sequer que eu rode aqui sem vsync nos 60 FPS cravados (minha TV é 60 Hz), fica perfeito.

 

E, não sei se você sabe, mas taxas de FPS altas e muito variantes provocam screen tearing. Além de atrapalhar a qualidade da imagem com rasgos, pode provocar sensação de lentidão: aqui entraria o vsync. 

 

Se você realmente afirma sentir falta de taxas mais altas, sua saída acho que seria o monitor mesmo. Se você parar para observar campeonatos de CS, verá que os jogadores usam monitores de 144 Hz. Nesse caso, sua placa de vídeo atual já gera mais frames que o monitor consegue exibir, não vejo motivos para a troca. A fonte, muito menos.

 

Vejamos se os colegas @Zucchini e @Phoenyx concordam com isso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É como o Fox falou, deixar os fps "soltos" gera tearing, se você não usar o vsync (o que é vantagem) limite pelo console como já dito.

 

Citação

vsync off, anti-aliasing off...they are my two rules that apply to any game new or old. vsync can cause mouse lag so not worth the bother plus I never even notice half rendered frames if I get them in the first place.

If you are after smoother framerate then just use "fps_max XXX" instead. vsync would have limited you to whatever your refresh rate was but you can set it to whatever you want. I personally use max fps of 140...not sure why really other than my system never goes below that so I figured why not.

https://goo.gl/Ck1hMB

 

Então hoje limite seu fps no console para 60fps e quando tiver o monitor de 144hz limite em 144fps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt @Zucchini Entendi. Bom, acho então que vou ter que quebrar um pouco minhas economias.

 

estava de olho no XL2430T (144hz, mais atual, gsync, 1ms). Mas este está R$1999,00

 

encontrei também um XL2420T (120hz, mais antigo,  USADO, sem GSYNC, mas com low motion blur, e várias outras funcionalidades, como black equalizer. 2ms de resposta). Este por R$1.500,00. Pedi para o vendedor gravar um vídeo e observar se tem vazamento de LED pelas laterais. Ainda não tive resposta, mas aparentemente o monitor está em bom estado.

 

 

A real diferença deles, para o que eu estou querendo, ao meu ver não existe. A diferença está mais em algumas particularidades que eu não sei se realmente vou extrair ou farão diferença para mim. Para não prolongar mais ainda o tópico, na opinião de vocês, qual dos dois seria viável em custo/benefício?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zucchini também partilho da mesma opinião. Nunca comprei um monitor usado, mas vou aguardar as imagens do vendedor. Caso ele não poste ou não me retorne (que até agora não fez), vou ter que comprar o mais caro, pois não achei nenhum outro usado.

 

Bom gente, acho que depois de alguns comentários, todos pertinentes, finalmente chegamos a um veredito: Monitor com refresh rate mais alto é a minha solução.

 

eu ainda vou postar minha experiência assim que estiver com o monitor, mas de antemão agradeço a todos pelas respostas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa tarde, amigos!

 

Bem, revivo este tópico para dizer a vocês que estou com o BenQ XL2430T, e é um espetáculo. Realmente jogar em 144hz da uma sensação de muita fluidez, e encontrei o que eu queria. Não vejo mais a necessidade de pegar uma 960GTX, pelo menos não por enquanto... não sei se vou começar a jogar R6 siege... mas isso é outra história.

 

Uma pergunta que nada tem a ver com este tópico mais, mas caso eu fosse fazer o upgrade para a 960GTX SSC edition, que eu andei até vendo na web, precisaria mexer na minha fonte de 430w? E caso eu optasse pela R9 280x, que também andei vendo, e to mais pendente a ela, necessitaria mudar?

 

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Que bom que está feliz com sua nova aquisição, isso é o mais importante. Sobre as placas de vídeo, sua fonte possui apenas um cabo PCIe o que é suficiente para a GTX 960. Já a 280x é uma placa mais potente e precisa de dois conectores PCIe, você pode resolver isso usando um adaptador de molex para PCIe mas não é a melhor das soluções.

 

A diferença da 960 para a 280x não é muito grande, mas ela existe sendo a 280x superior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zucchini entendi. Então teoricamente eu teria um gasto menor com a GTX960 do que com a r9 280x. Mas só por curiosidade: qual a fonte que seria boa pra segurar essa r9? Entrei em um site que mede os watts de acordo com a config., e a minha config + GTX960, deu 300 e poucos watts. Com a r9, deu 487w. Fiquei impressionado como a r9 consome. Mas isso não é lá um problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!