Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gtx 960 com apenas 10% de uso


Posts recomendados

Fala galera, rodei aqui no forum e não achei nada parecido com o meu problema.

 

Minhas configs são:

i5 2400 3.10GHz

GTX960 GIGABYTE

Fonte 400W cooler master

placa-mãe MSI H61M-P21

 

Meu problema é o seguinte, com alguns jogos o uso da GPU fica em torno de 99, 98%, porém, principalmente BF4 e CS:GO que são jogos que não tem limite certo de fps, mesmo com os gráficos no mínimo, o fps fica mais baixo e o uso de GPU em 10% (csgo) e 40% (BF4), no Need for speed 2016 por exemplo o uso fica oscilando entre 70 e 99%.

 

Gostaria q ela rodasse com o máximo de fps no csgo e bf4, mesmo forçando ela aos 99% de uso, ao invés de menos fps e menos uso. 

Por exemplo, nesses jogos com o grafico no máximo o fps fica 150 e uso de gpu em 40%, com gráficos no minimo o fps fica 150 também, porém 15% de uso de GPU. E o v-sync não está ligado.

 

Alguém pode me dar uma luz por favor!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Galera, alguem?? Estou usando o windows 10 agora, sei que em resolucoes baixas o uso do processador é maior, mas novamente estou aqui, quando estou no csgo (com resolucao baixa que fica muito melhor para jogar no competitivo, com mais desempenho) usando o msi afterburner estou monitorando in game e percebo que os 4 núcleos do meu i5 2400 estão chegando a 100% (em media ficam 90% e as vezes batendo os 100%) enquanto a placa gtx960 fica na casa dos 50% no máximo... Então isso é considerado gargalo?

 

Estou com uns problemas de fps mais baixos em alguns locais dos mapas dando umas lentidoes chatas... Sem contar que no youtube os videos estão ficando verdes e o chrome trava quando fica verde (não sei se tem a ver com a placa ou processador ou apenas um erro do navegador, se alguem tiver a solução disso também, por favor me ajudem!!).

 

Já formatei o pc, poucos processos juntos com o game e mesmo assim não adianta, não consigo testar em resolucoes mais altas pois meu monitor nao suporta. Não esperava desse processador acontecer isso tão cedo, infelizmente, creio que ele já está ficando para trás mesmo. Alguem para poder me confirmar isso que estou supondo? Obs: temperatura estão todas ok, inclusive troquei a pasta termica do processador para ter certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o processador, por ser da segunda geração do i5, pode tá limitando sua placa de vídeo...

Um processador com 8 núcleos trabalharia melhor, recomendo pegar uma placa que suporte amd 3+ e fx series e botar um 8320e ou 8350, que são proximos do i5 de quinta geração. (caso esteja com uma grana sobrando, taca uma placa-mãe com socket 1150 e um i5 5 geraçao).
Também pode ser a memoria, quantos gb você usa e qual o clock? Se for menos que 8, tente botar pelo menos 8, maioria dos jogos pesados puxam aproximadamente 6gb. GTA 5 no ultra puxa 8,2gb no meu pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, monitorando a RAM também ela não passa dos 5gb no cs que é o caso que estou tendo mais problemas, tenho 8gb no total, em outro jogos como BF4 e Need For Speed 2015, ai sim a placa é usada com mais de 70% e também chegando a 99%, difícil de ter uma queda de fps e lentidão nestes jogos, creio que o problema esteja na resolução baixa usada no cs, e o processador não está mais suportando, e jogar competitivo com resoluçoes altas é bem ruim para o desempenho competitivo dentro do jogo (quem joga sabe)... Mês que vem vou comprar um monitor fullhd e vou poder testar se em resolução alta resolve, caso resolver, realmente é ele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha fonte é uma 400W da cooler master.. Minha configuração toda está no primeiro post desse topico, tenho ela há cerca de 5 anos, apenas a placa de video que é nova não tem nem 1 ano ainda.... Será que a config toda do meu pc durante esses anos deixou de ser estável?

Creio que desinstalar os drivers com esse programa e instalar novos nao vá resolver, pois já até formatar do zero já fiz, mas vou tentar, obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jasiel Vou verificar hoje o modelo exato da fonte e coloco aqui pela noite... A temperatura da placa está boa, cerca de 55 graus no máximo e a do processador chegando a 68 graus no máximo também, creio que não seja este o problema, além do que está um calor muito grande aqui em SP nestes dias, em dias mais frescos ela fica melhor ainda.

 

Ontem coloquei uma placa de video gtx550ti que tinha guardado para testar, reinstalei os drivers que tinha removido com o DDU, o processador ficou na mesma utilização, em média 80% a 95% e usualmente os 4 núcleos batendo 100%, enquanto a placa de video 550ti sempre nos 99%. Por ela ser mais fraca, creio que por isso ela esteja sempre nos 99% enquanto a gtx960 fica no máximo 50%.

 

E o fps continuou o mesmo! Alguns mapas mais pesados e em algumas partes especificas do mapa, teve a queda de fps e a lentidão. No caso do csgo em particular, o desempenho continuou o mesmo! Tanto com a 960 quanto com a 550! Já em outros jogos como BF4 e Need for Speed 2015 a gtx550ti não aguentou suportar os graficos altos e ficou injogavel, enquanto com a 960 fica tranquilo de se jogar.. 

 

O problema está diretamente no csgo, a gtx960 não está ajudando em nada a melhorar o desempenho nele, e todas as configs ingame dele estão no minimo e vsync off também, nada limitando o desempenho do jogo, como disse, já até formatei o pc do zero (pra tirar todos os bugs e erros possiveis) e continua na mesma, acho muito estranho isso, uma placa muito mais forte ter o mesmo desempenho nele.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Walpurgis Knight No cs não tem nada de errado, já reinstalei, formatei o pc do zero e nada.. Comando no console todos corretos (jogos cs a 7 anos então dele eu sei configurar).

 

A respeito dos jogos como BF4, uma coisa notei muito estranha, eles rodam bem, porém a 80fps mais ou menos, seja no minimo ou no ultra! No minimo o fps fica em média 80 e a placa de video com uso de 60%, já no máximo o fps TAMBÉM fica em média 80 porém a placa fica com mais uso cerca de 90%...

 

O correto não seria a placa sempre dar tudo de si para oferecer sempre mais fps? Ela parece que está se poupando e ao mesmo tempo oferecendo menos fps, não sei a respeito do processador ou fonte se algo está limitando ela.

 

Obs: Nas configuraçoes da NVIDIA está tudo para desempenho máximo, v-sync off, energia para desempenho e etc... Nas configs do windows também está para desempenho máximo. Não sei mais o que fazer, a não ser trocar de pc por completo e apenas aproveitar a placa de video, o resto vender na troca do novo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Leonardofm disse:

No minimo o fps fica em média 80 e a placa de video com uso de 60%, já no máximo o fps TAMBÉM fica em média 80 porém a placa fica com mais uso cerca de 90%...

 

O correto não seria a placa sempre dar tudo de si para oferecer sempre mais fps?


Se o processador já estiver trabalhando a 100% (neste caso, atingindo seu FPS máximo de processamento), a placa de vídeo vai parar de ser pedida a partir deste ponto. De uma maneira bem simples, o CPU cuida de quantos FPS podem ter no jogo, enquanto a placa de vídeo se encarrega de quanta qualidade pode haver mantendo estes FPS.
Assista a este vídeo para uma melhor explicação: O que é gargalo?

Em relação ao CSGO, verifique e mantenha habilitado a opção de renderização multinuclear.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Walpurgis Knight Renderização multinuclear sempre ficou ativada... 

 

Portanto, de acordo com o que voce disse, meu i5 2400 está ficando para trás mesmo, infelizmente. Até um teste que fiz num i3 de quarta geração de um amigo meu, com uma gtx750, está suportando mais fps do que o meu nesses locais e mapas em que ele bate 100% e gera pouca fluidez e baixo fps... Obrigado pelas duvidas

 

Será que tenho alguma opção em fazer overclock nele enquanto não troco de configuração? Pretendo trocar o pc inteiro por um bem mais forte mesmo, mas apenas dentro de alguns meses...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardofm
Como seu modelo não tem "K", não é destinado a este propósito. Infelizmente não entendo bem de overclock, então fico lhe devendo. :(
Mas parece que mesmo assim se pode fazer um overclock. Aconselho a fazer esta pergunta abrindo um tópico na sessão correspondente, o pessoal de lá vai saber lhe informar melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...