Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa asus b85m-e/br: conectar ventoinha


Posts recomendados

Comprei um cooler modelo Hyper 212X CoolerMaster, com uma ventoinha, como acompanha um par de presilhas para o segundo cooler, comprei mais um para instalar junto.

Ocorre que minha placa só tem um conector para fan CPU e tem outro para fan chassis.

1) Se eu comprar um cabo Y e ligar as duas ventoinhas em fan CPU funciona?

2) Se eu ligar em fan Chassis ele perderá as funções de aumentar ou diminuir a rpm de acordo com a demanda?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, FuuryGAMING disse:

@misterjohn Amigo ligue esse fan na fonte!

Como o amigo falou, ligue o fan adicional na fonte. Se voce colocar 2 fans no mesmo circuito, ficando em paralelos, a placa-mãe vai ter medicoes erradas da velocidade do fan original e o circuito tera variacoes em tensão e corrente. Dependendo da potência combinada dos fans, voce pode ate queimar a trilha que fornece energia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, misterjohn disse:

 

2) Se eu ligar em fan Chassis ele perderá as funções de aumentar ou diminuir a rpm de acordo com a demanda?

Essa pergunta ficou um pouco vaga. Se o fan adicional tiver 4 fios (2 servem para alimentacao, 1 é o controle de ventoinha e o 4a fio é o sensor de rotacao), um deles é de controle de rotacao (pwm)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, drcyberjr disse:

Como o amigo falou, ligue o fan adicional na fonte. Se voce colocar 2 fans no mesmo circuito, ficando em paralelos, a placa-mãe vai ter medicoes erradas da velocidade do fan original e o circuito tera variacoes em tensão e corrente. Dependendo da potência combinada dos fans, voce pode ate queimar a trilha que fornece energia. 

Sou eletricista com vaga noção sobre eletrônica, mas o suficiente para pensar que realmente isso não pode porque o circuito foi projetado para uma única carga, nesse caso estou dobrando a potência instalada...sou inimigo nº um em utilizar captação de energia pela placa-mãe para não ter risco de queima do circuito impresso e consequentemente perda da placa, a questão é que antes de eu comprar esse produto eu pesquizei muitas horas e em uma dessas ocasiões é até fornecido o cabo Y para ligação de mais de um dispositivo, não lembro agora aonde nem como exatamente....abro exceção apenas para a fan do processador, mas o resto jogo tudo direto na fonte, inclusive já recomendei varias vezes para o pessoal aqui usar fans de 120, 140 mm, etc, alimentados em AC para poupar a fonte.

 

http://www.ventisilva.com.br/microventiladores-microventiladores-axiais-2019c-2026s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn

 

No manual da placa-mãe, deve ter a corrente máxima que esse conector suporta.. Não excedendo esse limite, não vejo problemas nisso.. Tem esse splitter também

 

https://www.quietpc.com/images/products/gel-pwm-1-4-pwmcable.jpg

 

Ela usa a fonte pra suprir energia, mas usa o sinal PWM da MOBO, pra controla a rotação das fans ligadas nele..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba RS só esse cabo já vai ser uma carga extra:D

 

Minha preocupação é que esse slot da placa-mãe foi feito para alimentar e controlar apenas um fan (penso eu, pela lógica da coisa), do ponto de vista de potência o que dizes é fato, de repente pode até plugar 3 pequenos, mas a grande questão é como a placa-mãe vai administrar mais de um sinal ao mesmo tempo?

Por outro lado, alimentando em paralelo através do cabo Y não estaríamos talvez provocando um curto circuito e vindo a poder queimar algo, com acontecia muito com os antigos players automotivos ou até caseiros mesmo que quando os canais entravam em curto havia a queima?

Obs: Pelo endereço do cabo, é site europeu, provavelmente nem no ML deve ter tal cabo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@misterjohn Funciona sim, utilizo o cabo Y  (splitter akasa) desde o primeiro computador que montei  e atualmente está com duas fans excallibur no cooler, até a presente data não ocorreu nada.

 

http://informatica.mercadolivre.com.br/cabo-akasa-pwm-fan-splitter

 

https://www.guerradigital.net/cabos-e-adaptadores/cabo-akasa-splitter-para-fans-pwm-ak-cbfa04-15.html

 

Aqui no post do link, está ligado no water cooler (2 excalliburs) e o A70 no outro computador utiliza um cabo semelhante de fábrica.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apolo os dois fans são controlados ao mesmo tempo, são mostradas suas rpms na bios ou em programas afim?

Na primeira imagem do link, tem um gabinete com uma fonte de 750 e parece que só tem um hd...não está demais?

No meu pc só hs são 6 (3 x 2 TB; 2 x 1 TB e 1 ssd 250 Gb) além do restante, tem um peso de 17 Kg e uso uma fonte de 550 das não tão conceituadas e rola na boa.

Apesar de não haver nenhuma evidência às vezes penso em trocá-la julgando insuficiente, mas como não vejo porque, vou adiando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então, o RPM mostrado é somente de uma das fans creio eu, pois este cabo da akasa em uma das pontas dele, possui 3 pinos e a ponta outra 4 pinos. nessa imagem aqui deste link dá pra ver http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-757810549-cabo-adaptador-akasa-splitter-pwm-ak-cbfa04-15-para-2-fans-_JM

 

Dá pra ver o RPM na bios ou em outros programas como o hwmonitor/hwinfo/msiafteerburner mas na minha configuração atual nem esquento com isso, configurei a bios para eles ficarem com rotação baixa (esses excalibur ventam muito e fazem bastante ruido) e como não estou fazendo overclock não precisei alterar isso, mas colocando naquele esquema da asus (quiet, silent, standart e full) fica bom também.

 

Hehehehe, esse PC do link é antigo, tinha feito um rolo com a fonte, pois achei que iria montar uma configuração mais parruda, mas nem rolou... sim estava sobrando e muito ali, antes usava uma seassonic 430.

 

Bem, é o meu relato, não estou afirmando que não dará nenhum defeito, sou leigo quando se trata de energia elétrica. Mas poderia perguntar na parte de energia sobre essa questão da alimentação do fan e da placa-mãe. (pelo que lembro salvo engano, um fan puxa 5w e a saída da placa-mãe suporta até 10w ou algo assim.)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De acordo com a Asus, minha placa tem 1 conector fan processador e 2 conectores fan gabinete, mas só vi um, com a placa dentro do gabinete, cabos,etc, fica mais difícil:

 

1 x entrada USB 3.0, com suporte a 2 portas USB 3.0 adicionais
2 entrada(s) USB 2.0, com suporte a 4 portas USB 2.0 adicional(s)
1 porta(s) para conector COM
2 conector(es) SATA 3Gb/s
1 x TPM header
1 x LPT header
1 conector(es) de ventoinha do processador
4 x conectores SATA 6Gb/s
2 conector(es) de ventoinha do chassi
1 conector(es) de força EATX de 24 pinos
1 conector(es) de força ATX 12V de 4 pinos
1 conector(es) de áudio para o painel frontal (AAFP)
1 painel(s) do sistema
1 x conector interno para alto-falante
1 x Chassis Intrusion connector(s)
1 x jumper Clear CMOS

 

http://www.asus.com/br/Motherboards/B85MEBR/specifications/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!