Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Douglassan

Alternância de redes para ligação de compressor.

Recommended Posts

Olá pessoal! Primeiramente informo de pronto que minha área não é ELETRONICA, mas curto dar uma de curioso...rsrs

Vamos ao problema! No terreno o qual moro existem duas residências com duas redes diferentes de eletrecidade, dispondo de um único compressor de água. Atualmente é necessário que seja ligado manualmente na rede a qual é a vez de encher a caixa dàgua, isso gera uma certa falta de controle e o transtorno de necessidade de se ligar toda vez manual.

 

Parte do problema já achei solução com a colocação de uma boia elétrica para controlar quando a caixa está vazia, porém a alternância de rede não sei como fazer, alguém teria dica de um dispositivo ou um circuito para poder alternar as redes, ou seja uma vez utiliza energia de A outra de B, ligando a isto a boia elétrica, colocando um led para indicar em qual rede está ligada... Espero ter sido claro qualquer coisa me perguntem... Obrigado desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você poderia implementar uma lógica simples, em um microcontrolador (como um arduino ou pic), de maneira a controlar o motor através de um circuito com reles.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@ljMonteiro Como mencionei não é minha praia, e alguns termos técnicos são de difícil compreensão para mim, teria algum link de um projeto similar ou um vídeo no YouTube? Me ajudaria bastante... Hehe

 

Obrigado até o momento

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem... Como não é sua praia, acredito que não seja uma boa solução para você. Perceba que para fazer o que queres, de alternar o uso da energia, precisa guardar o estado, ou seja, uma variável que indique a última fonte de energia utilizada. Não vejo uma forma simples de fazer isso.

 

Contudo, acredito que não haveria problemas em ligar as duas fases em paralelo, de forma a dividir a carga entre as duas redes. Apenas certifique-se de que as duas fazem parte da mesma rede elétrica, da mesma fase, caso contrário não deves fazer isso, pois as fases da rede alternada tem uma defasagem entre si, o que ocasionaria mal funcionamento da rede caso faça a ligação em paralelo.

 

Aguarde mais dicas de outros usuários.

Editado por ljMonteiro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

já vou de dizer pra você esquecer isso, pois se caso um dia a empresa e energia desliga a rede pra manutenção e a outra estiver ligado e das pau no circuito poder a matar alguém.

seria melhor ter dois medidor de energia pra bomba e cada um ser homem e paga o que usou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, é muito simples de fazer isso. Precisa de um timer que tem 2 contatos, um NA e um NF, 2 contactoras. 3 ou 4 leds para indicar todas as instâncias de funcionamento. A boia já tem. Sugiro ainda uma chave para alternar entre manual e automático. É um circuito muito simples e funcional. Escolha apenas onde o quadro deste comando vai ficar e pronto. Resolvido. Bem simples. Qualquer eletricista mequetrefe vai saber montar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coincidentemente, estou fazendo um sistema que enche, através de apenas uma bomba, caixas d'água em duas casas. Como o consumo de energia elétrica não é desprezível, a energia elétrica que aciona a bomba provem da casa, que está com a caixa enchendo.

A parte manual ficou com os dois registros que direcionam a água para uma ou para outra casa/caixa. O custo de um registro controlado eletricamente é muito caro para o meu caso.

Haverão 2 sensores em cada uma das duas caixas. Um que identifica o nível baixo (caixa quase vazia) e outro que identifica o nível alto (caixa quase cheia).

O projeto usa um micro processador PIC e sua lógica não é elementar.

Há leds que informam a situação do sistema. Há identificação de sobre-corrente na bomba, limite de tempo em que a bomba fica ligada etc.

A parte do circuito de acionamento é mostrada a seguir, mas como você está iniciando em eletrônica, precisa de um pouco de conhecimento de eletrônica.

O circuito não é o que você precisa, pois tem alguns componentes extras, mas acredito que seja uma boa inicialização para o seu projeto.

Explicação das entradas:

1 - FAM - Entrada de energia da fase A da casa M

2 - FAW - Entrada de energia da fase A da casa W

3 - FBM - Entrada de energia da fase B da casa M. A bomba é de 220V, então funciona com duas fases.

3 - FBW - Entrada de energia da fase B da casa W. A bomba é de 220V, então funciona com duas fases.

4 - EnM - Controle para o acionamento da energia para a bomba, via casa M. Níveis TTL funcionam bem.

5 - EnW - Controle para o acionamento da energia para a bomba, via casa W. Níveis TTL funcionam bem.

Observar que esses dois controles são mutuamente exclusivos. Não se deve acionar os dois ao mesmo tempo. Mas caso isso ocorra, não deverá causar problema, já que os curto-circuitos ocorrerão entre fases de mesmo nome. A com A e B com B.

5 - LP1, 2, 3 e 4 acendem quando seu fusível associado abrir, indicando o problema.

6 - Leds D2, D4, D3 e D5, acendem quando a bomba estiver ligada. Mas D2 e D3 acendem com a energia da casa M. D4 e D5 com energia provida pela casa W.

7 - TC é um transformador de corrente. Serve para monitoração da corrente na bomba. No seu caso poderia substituir por um curto circuito.

8 - O circuito acima do principal não deverá ser usado, já que envolve o uso do microcontrolador.

 

Já montei o circuito, mas ainda não o testei com a bomba. Não tive tempo.

MOR_AL

Poço_Diagrama_Saídas.jpg

Editado por MOR

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, Dom Bonilla disse:

Tenho interesse no sistema. Contato inbox. Pode ser?

Está se referindo ao meu sistema?

O que significa inbox?

MOR_AL

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×