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Super aquecimento mesmo com wc

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Bom dia/tarde/noite caros amigos, faz um bom tempo que não venho nesse forum e até tive que criar outra conta, mas eu me deparei com um problema que me deu uma duvida bem grande e se não for pedir muito gostaria da ajuda de algum de vocês nesse assunto \o_

A aproximadamente 4 dias, meu PC começou a Super Aquecer de uma forma muito suspeita, não ele todo é claro, somente a VGA e o Processador (O programa que eu usei para ver a temperatura é o Speedfan, sempre uso ele e o CPUID para qualquer tipo de manutenção). A VGA desligava meu PC quando chegava a 105 Cº, uma R7 260X de 2gb da Gygabyte... infelizmente a mesma veio a queimar 1 dia depois mesmo eu tendo trocado a pasta termica do Chip...

porém, o meu problema mesmo é com meu Processador e meu h60, ele chega a começar frio mas quando eu abro qualquer tipo de jogo ele vai direto para 80-84 C° e começa a travar (assim como quando era com meu Aerocooler antes de comprar o H60), eu resolvi limpar o radiador, trocar a pasta termica, etc. Mas agora o problema parece ser um pouco diferente, ja que ele continua alcançando essa margem de temperatura, mas agora ele não consegue mais esfriar direito, geralmente fica 10 minutos em 40 Cº e pula pra 60 quando mexo em algum Navegador (Esta a 67 Cº no momento que escrevi esse tópico), logo aumentando enquanto vejo algum video, chegando na margem de 80 a 85 Cº (ele nunca tinha chegado nessa temperatura em nenhum dos Cores dele antes) chegando a desligar e alegando logo depois ter desligado por segurança devido a um erro de temperatura.

o que eu fiz? Remechi a Bios e o programa que veio com a placa-mãe todo tentando diminuir o Clock ou desabilitar qualquer tipo de OC que ele tenha de fabrica, ativando toda a segurança e aumentando a RPM da Ventoinha do WC para o maximo (4500). Resolveu? Não... mas eu tenho uma ultima cartada ANTES de comprar outro WC, a PASTA TERMICA. Esse é meu primeiro WC, e a pasta termica que eu tenho guardada é uma pasta termica branca barata, logo eu não sei se é necessario a pasta a base de prata para um WC.


Então eis a minha duvida. Isso tudo é por causa da Pasta Termica? é necessario ter num WC uma pasta termica com base em prata? Meu WC ta tendo crise de meia idade? (2 anos e meio de uso) ou é algum problema com meu processador?

Agradeço desde ja qualquer resposta que puderem me dar. Abraços \o_

Speedfan.png


PS: Esqueci de mencionar que no programa da placa-mãe ele diz estar operando de 2300 Ghz a 3100 Ghz com essa temperatura, claro que isso é muito relativo, mas achei que seria uma informação importante.

Editado por ILegion

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Minha configuração fica na minha assinatura mas por algum motivo não ta mostrando minha Assinatura mesmo eu tendo ativado (era o numero de linhas... fico meio desorganizado mas agora ta mostrando)... minha configuração atual:

Placa-mãe: Asus z97-k
Processador: I7 4770 Quad 3.7Ghz com WC Corsair H60 HS
Video: Onboard
Memoria: Corsair Vengeance 8gb Dual Channel
HD: 2 HDs Seagate 1 Tb cada
Fonte: Corsair CX 600w Builder
Gabinete: AeroCool X-Warrior Devil-Red

Editado por ILegion

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Gabinete não é o problema, pois você tem uma boa ventilação.

 

placa-mãe: A placa-mãe pode estar com bios desatualizada!

 

WaterCooler: Embora o radiador seja fino (h60) e tenha uma ventoinha, pode ser que a bomba tenha queimado. Porque em tese, até mesmo o cooler original do intel (seu processador não é o K, ou você esqueceu de mencionar?) suporta um 4770.

 

Processador acho pouco provável, mas tem uma ressalva: Esse processador roda originalmente a 3400mhz e tem um turbo setado a no máximo 3900mhz, como você usa memórias corsair vengeance (não especifica a velocidade) na teoria ele está setado em maior velocidade, auxiliado pelo clock de memória (no minimo 1600mhz). Se fosse o K, seria 4000mhz e 4400mhz no modo turbo.

 

Eu suspeito nos dois primeiros itens, ou bios desatualizada ou então um problema no WC h60.

 

Ia esquecendo: Você verificou certinho as conexões do WC relativo aquele suporte de plastico colocado atras da placa-mãe, bem como se os parafusos estão apertados e se o WC está bem fixado. Outra, os conectores cpu-fan e o conector da ventoinha estão nos locais corretos?

Editado por LetalWeapon

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Recomendo utiliza o CoreTemp e o RealTemp para medição de temperaturas e o Afterburner para a GPU.

 

Veja se a bomba está funcionando ou pode ter algum ar no sistema. Veja se a base está encostando bem no processador (dá pra ver quando se tira e a pasta térmica está espalhada nele) 

 

Seu gabinete é bem ventilado? tem fans? 

 

 

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21 horas atrás, LetalWeapon disse:

Gabinete não é o problema, pois você tem uma boa ventilação.

 

placa-mãe: A placa-mãe pode estar com bios desatualizada!

 

WaterCooler: Embora o radiador seja fino (h60) e tenha uma ventoinha, pode ser que a bomba tenha queimado. Porque em tese, até mesmo o cooler original do intel (seu processador não é o K, ou você esqueceu de mencionar?) suporta um 4770.

 

Processador acho pouco provável, mas tem uma ressalva: Esse processador roda originalmente a 3400mhz e tem um turbo setado a no máximo 3900mhz, como você usa memórias corsair vengeance (não especifica a velocidade) na teoria ele está setado em maior velocidade, auxiliado pelo clock de memória (no minimo 1600mhz). Se fosse o K, seria 4000mhz e 4400mhz no modo turbo.

 

Eu suspeito nos dois primeiros itens, ou bios desatualizada ou então um problema no WC h60.

 

Ia esquecendo: Você verificou certinho as conexões do WC relativo aquele suporte de plastico colocado atras da placa-mãe, bem como se os parafusos estão apertados e se o WC está bem fixado. Outra, os conectores cpu-fan e o conector da ventoinha estão nos locais corretos?


Sim amigo, eu pensei que o suporte poderia estar solto e dando má fixação com o processador, mas eu chequei e não esta solto e esta totalmente fixo, eu geralmente não gosto de apertar tanto os parafusos dele pra não gastar a entrada dos mesmos mas eu apertei bem dessa vez e recoloquei o suporte e nada de diminuir a temperatura.

Eu cheguei a pensar na possibilidade da Bios desatualizada, tanto que vou atualizar ja que uma hora ou outra vou precisar fazer isso, mas como o H60 nãp é um WC dos mais poderosos eu pensei que podia ser ele, e francamente eu nem sabia que ele tinha uma bomba ou algo assim, pra tu ver como WC não é meu forte ^^


Eu tenho uma ultima cartada antes de comprar outro WC, antigamente meu processador esquentava demais quando eu abria algum jogo usando a placa Onboard e o cooler de fabrica desse I7 (Sem K), então como eu vou ter mesmo que comprar outra VGA eu posso muito bem comprala e ver se isso diminui o esforço no processador (mesmo que seja um tiro no escuro), se não adiantar nada eu vou ter que comprar um outro WC (e acho que vou comprar a pasta termica nova só por garantia...).

Provavelmente eu comprarei um H90, o X-Warrior não tem espaço pra um H100 (Só na tampa dele, mas isso vai ser uma ***** pra fechar ele depois, isso se for possivel...) e só cogito esses pois a Corsair é a unica marca decente que eu conheço de WCs. Se alguem souber de um WC bom pra um I7 como esse eu agradeceria a informação, mas mesmo assim ja é um alivio saber que deve ser mesmo o WC ^^.

 

Citação

Recomendo utiliza o CoreTemp e o RealTemp para medição de temperaturas e o Afterburner para a GPU.

 

Veja se a bomba está funcionando ou pode ter algum ar no sistema. Veja se a base está encostando bem no processador (dá pra ver quando se tira e a pasta térmica está espalhada nele) 

 

Seu gabinete é bem ventilado? tem fans? 


Irei usar esse programas de agora em diante para ver se muda a leitura. Infelizmente eu não sei ao certo como ver se a bomba esta funcionando ja que nunca tentei mas vou ver se ligo ele aberto para notar alguma coisa.

Meu X-Warrior tem 1 ventoinha na parte de baixo dianteira de fabrica, uma atrás que é a que joga o ar para o Radiador do WC e 2 na tampa que eu comprei para jogar o ar quente que entra para fora, são baratas mas foi o que eu pude conseguir na hora que montei ele.

Editado por ILegion

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Para tentar um diagnóstico melhor é aconselhavel abrir a lateral do gabinete enquanto ele estiver ligado, vai que uma ventoinha não esteja girando ou na rpm satisfatória.

Nunca usei WC mas li em algum lugar que nesses casos deve-se colocar a mão na mangueira para ver se está quente ou sentir o movimento da agua circulando...sobre pasta térmica não acho que por ser barata, comprei um AC MasterCooler Hyper 212 X, usei a pasta térmica que veio junto, espessa demais, e nem por isso obtive o efeito esperado e olha que nem OC eu fiz.

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@ILegion

 

Onde o bloco está conectado?
Onde o fan está conectado?

O radiador está limpo?

O seu H60 é o modelo com mangueira corrugada?

 

Realmente, não é um water cooler forte, mas se ele estiver funcionando direito ele deveria manter temperaturas decentes mesmo em jogos.

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Em 07/06/2016 às 08:05, misterjohn disse:

Para tentar um diagnóstico melhor é aconselhavel abrir a lateral do gabinete enquanto ele estiver ligado, vai que uma ventoinha não esteja girando ou na rpm satisfatória.

Nunca usei WC mas li em algum lugar que nesses casos deve-se colocar a mão na mangueira para ver se está quente ou sentir o movimento da agua circulando...sobre pasta térmica não acho que por ser barata, comprei um AC MasterCooler Hyper 212 X, usei a pasta térmica que veio junto, espessa demais, e nem por isso obtive o efeito esperado e olha que nem OC eu fiz.


Fiquei de tentar isso hoje, ligar ele aberto pra observar o funcionamento do radiador. A pasta termica que ele tinha antes de eu ter que trocar era a de fabrica, a base de prata, mas eu tive que trocar por uma branca barata que eu tinha mesmo, por isso fiquei na duvida. Ja as ventoinhas todas estão funcionando, eu até pensei que eu tinha feito a burrice de colocar a ventoinha do radiador na direção errada mas não era isso.

 

 

21 horas atrás, Contiusa disse:

@ILegion

 

Onde o bloco está conectado?
Onde o fan está conectado?

O radiador está limpo?

O seu H60 é o modelo com mangueira corrugada?

 

Realmente, não é um water cooler forte, mas se ele estiver funcionando direito ele deveria manter temperaturas decentes mesmo em jogos.


O Radiador ta posicionado na parte traseira, com o fan jogando Ar de fora para dentro passando pelo radiador, acabei de limpar o radiador e não, a mangueira não é corrugada, tanto que esse foi o unico espaço que parecia perfeito pra por o radiador sem dificuldades ou perigo de dobrar ou danificar as 2 mangueiras, se ele tivesse suporte no teto para por ele ai eu poderia comprar um H100 mas infelizmente não tem ^^. Quando ele funcionava direito ele me dava 60-70 Cº em jogos auxiliado pela VGA, isso rodando no "Turbo" que a BIOS tem pre configurado, ja agora ele fica rodando até ter uma hora que ele chega a 79 Cº e não consegue mais diminuir, até chegar em 85 e desligar (ou antes disso, pois eu desligo pra não ferrar meu I7).

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@ILegion coloque o fan jogando o ar de dentro para fora. O que você está fazendo é criando uma sauna dentro do gabinete, já que está entrando ar quente.

 

Se o gabinete não for um caixão fechado, não tem problema o water cooler pegar o ar de dentro do gabinete.

 

Onde está conectado o bloco / bomba do water cooler. Isso é importante. 

 

Onde está conectado o fan do water cooler. Isso é importante.

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Cara... eu vi do pessoal comentando sobre talvez a bomba do WaterCooler ter queimado, não sei quanto tempo é a vida útil de uma bomba de desses WC, mas vale a pena verificar.

Só pra você ter uma ideia mais ou menos de como funciona ele:

- Dentro do bloco, radiador e mangueira possui um aditivo (não é somente água).

- Bomba: A bomba faz este aditivo circular, então ele passa pelo bloco, vai na mangueira e passa pelo radiador  (sendo resfriado) e depois vai para outra mangueira e volta para o bloco.

Radiador: Feito todo em metal, quando a água passa por dentro dos dutos, a ventoinha joga o ar resfriando o metal que consequentemente resfria o líquido.

Bloco: Fica fixado na Mobo encostando no CPU, quando o aditivo chega do radiador para o bloco, o mesmo está em uma temperatura baixa, acaba esquentando "puxando"o calor do CPU e volta a ir para o radiador para ser resfriado.

 

- É uma explicação bem simples, nada muito técnico, mais pra entender como funciona. Mas da pra ver que a bomba é crucial para esse funcionamento. Um jeito simples de saber se todo o circuito está funcionando:

1. Verifique se o ar que está saindo do radiador/ventoinha está quente.

2. Verifique se a mangueira que leva o aditivo do bloco para o radiador está quente.

3. Verifique se, ao encostar na mangueira, é possível sentir ela vibrando.

 

Por que? Como seu CPU está torrando ai, se for pelo WC não estar dando conta (ele deveria conseguir), o ar tem que estar saindo quente dali. Se estiver saindo na temperatura ambiente, quer dizer que o WC não está "coletando" o calor do CPU e mandando para o radiador, então o aditivo estará parado. E aditivo parado é sintoma de bomba queimada.

Encostar na mangueira é basicamente para o mesmo propósito. A bomba ligada causa vibração no sistema e essa vibração pode ser sentida na mangueira.

Se apresentar todos os sintomas que falei, é certeza de bomba queimada. Então apenas a substituição dela ou do WC mesmo já resolve seu problema.

Já se o ar estiver quente e der pra "sentir" a mangueira vibrando, já podemos tirar a culpa dele e partir para outra haha.

 

Editado por thiagoeidi95

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20 horas atrás, Contiusa disse:

@ILegion coloque o fan jogando o ar de dentro para fora. O que você está fazendo é criando uma sauna dentro do gabinete, já que está entrando ar quente.


Não tenho parafusos pra fazer dessa forma, ou pelo menos não tenho mais, eu queria fazer a ventoinha jogar o ar de dentro pra fora passando pelo radiador mas infelizmente não tive aqui como fazer esse esquema, talvez eu tenha perdido os parafusos mas acredito que eles não tenham vindo (Apenas tenho os 4 parafusos que prendem a ventoinha no radiador, assim eu passo eles pela grade do gabinete pra prender os 2 de uma vez no lugar). O Bloco acredito que esta conectado no CPU fan como qualquer outro cooler, se nao me engano a ventoinha em uma das entradas do chassi fan.

 

 

14 horas atrás, thiagoeidi95 disse:

Cara... eu vi do pessoal comentando sobre talvez a bomba do WaterCooler ter queimado, não sei quanto tempo é a vida útil de uma bomba de desses WC, mas vale a pena verificar.

Só pra você ter uma ideia mais ou menos de como funciona ele:

- Dentro do bloco, radiador e mangueira possui um aditivo (não é somente água).

- Bomba: A bomba faz este aditivo circular, então ele passa pelo bloco, vai na mangueira e passa pelo radiador  (sendo resfriado) e depois vai para outra mangueira e volta para o bloco.

Radiador: Feito todo em metal, quando a água passa por dentro dos dutos, a ventoinha joga o ar resfriando o metal que consequentemente resfria o líquido.

Bloco: Fica fixado na Mobo encostando no CPU, quando o aditivo chega do radiador para o bloco, o mesmo está em uma temperatura baixa, acaba esquentando "puxando"o calor do CPU e volta a ir para o radiador para ser resfriado.

 

- É uma explicação bem simples, nada muito técnico, mais pra entender como funciona. Mas da pra ver que a bomba é crucial para esse funcionamento. Um jeito simples de saber se todo o circuito está funcionando:

1. Verifique se o ar que está saindo do radiador/ventoinha está quente.

2. Verifique se a mangueira que leva o aditivo do bloco para o radiador está quente.

3. Verifique se, ao encostar na mangueira, é possível sentir ela vibrando.

 

Por que? Como seu CPU está torrando ai, se for pelo WC não estar dando conta (ele deveria conseguir), o ar tem que estar saindo quente dali. Se estiver saindo na temperatura ambiente, quer dizer que o WC não está "coletando" o calor do CPU e mandando para o radiador, então o aditivo estará parado. E aditivo parado é sintoma de bomba queimada.

Encostar na mangueira é basicamente para o mesmo propósito. A bomba ligada causa vibração no sistema e essa vibração pode ser sentida na mangueira.

Se apresentar todos os sintomas que falei, é certeza de bomba queimada. Então apenas a substituição dela ou do WC mesmo já resolve seu problema.

Já se o ar estiver quente e der pra "sentir" a mangueira vibrando, já podemos tirar a culpa dele e partir para outra haha.

 


É muita informação util cara, até pelo fato de eu ter dito que nem sabia que ele tinha uma Bomba xD. terei que fazer esses testes com ele aberto ainda pois não tive tempo pra parar e fazer isso, mas pelo menos eu ja sei o que fazer dependendo de cada situação, eu queria comprar o H75 dessa vez que vem 2 ventoinhas mas ainda não sei...

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26 minutos atrás, ILegion disse:


Não tenho parafusos pra fazer dessa forma, ou pelo menos não tenho mais, eu queria fazer a ventoinha jogar o ar de dentro pra fora passando pelo radiador mas infelizmente não tive aqui como fazer esse esquema, talvez eu tenha perdido os parafusos mas acredito que eles não tenham vindo (Apenas tenho os 4 parafusos que prendem a ventoinha no radiador, assim eu passo eles pela grade do gabinete pra prender os 2 de uma vez no lugar). O Bloco acredito que esta conectado no CPU fan como qualquer outro cooler, se nao me engano a ventoinha em uma das entradas do chassi fan.

 

1 - Você precisa arrumar uns parafusos para prender o bloco. Esses parafusos de ventoinha é fácil de encontrar. Do jeito que está, a temperatura dentro do gabinete só vai subir.

 

Se não tiver o parafuso agora, você precisa abrir a tampa lateral. Isso evita que a posição em que ele se encontra agora superaqueça o micro. Depois pode até fechar, mas para testar o H60 desse jeito, soprando para dentro, você precisa abrir a tampa para evitar o efeito "cuspir para cima".

 

2 - Não coloque o bloco no CPU-fan. Coloque em um SYS-fan e vá no BIOS e desabilite ele para que a bomba possa rodar a 12v. Para desabilitar, entre no BIOS, vá em PC Health e procure pelo SYS-fan - ao invés de manter em nomal / standard, o que for, coloque em "disable". Isso fará o bloco rodar a 100%, como indica a Corsair.

 

3 - Coloque o fan (ventoinha) do H60 no CPU-fan, assim ele será controlado pelo PWM e vai girar de acordo com a carga / temperatura da CPU.

 

4 - Obs: a mangueira fica na parte de cima ou de baixo do radiador? O correto é ficar embaixo para evitar que as bolhas do radiador entrem na bomba. Se tiver para cima, inverta a posição, dê uma sacudida de leve para levantar as bolhas e coloque as mangueiras para baixo. 

 

Sem fazer esses quatro passos acima, não adianta fazer testes, teorizar nem nada. Isso é o básico do básico. Pode até inverter a posição do fan depois quando arranjar os parafusos, mas antes de tudo você precisa colocar a ventoinha conectada no CPU-fan e o bloco em um SYS-fan rodando a 12v. Também não adianta colocar o bloco no SYS-fan e não desabilitá-lo. Tem que ir lá no BIOS e desabilitar. E inverter as mangueiras se elas estiverem para cima.

 

Depois você começa a testar se uma mangueira está quente e se a outra está fria, se a bomba está funcionando, se tem bolha de ar, etc.

Editado por Contiusa
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13 horas atrás, Contiusa disse:

 

1 - Você precisa arrumar uns parafusos para prender o bloco. Esses parafusos de ventoinha é fácil de encontrar. Do jeito que está, a temperatura dentro do gabinete só vai subir.

 

Se não tiver o parafuso agora, você precisa abrir a tampa lateral. Isso evita que a posição em que ele se encontra agora superaqueça o micro. Depois pode até fechar, mas para testar o H60 desse jeito, soprando para dentro, você precisa abrir a tampa para evitar o efeito "cuspir para cima".

 

2 - Não coloque o bloco no CPU-fan. Coloque em um SYS-fan e vá no BIOS e desabilite ele para que a bomba possa rodar a 12v. Para desabilitar, entre no BIOS, vá em PC Health e procure pelo SYS-fan - ao invés de manter em nomal / standard, o que for, coloque em "disable". Isso fará o bloco rodar a 100%, como indica a Corsair.

 

3 - Coloque o fan (ventoinha) do H60 no CPU-fan, assim ele será controlado pelo PWM e vai girar de acordo com a carga / temperatura da CPU.

 

4 - Obs: a mangueira fica na parte de cima ou de baixo do radiador? O correto é ficar embaixo para evitar que as bolhas do radiador entrem na bomba. Se tiver para cima, inverta a posição, dê uma sacudida de leve para levantar as bolhas e coloque as mangueiras para baixo. 

 

Sem fazer esses quatro passos acima, não adianta fazer testes, teorizar nem nada. Isso é o básico do básico. Pode até inverter a posição do fan depois quando arranjar os parafusos, mas antes de tudo você precisa colocar a ventoinha conectada no CPU-fan e o bloco em um SYS-fan rodando a 12v. Também não adianta colocar o bloco no SYS-fan e não desabilitá-lo. Tem que ir lá no BIOS e desabilitar. E inverter as mangueiras se elas estiverem para cima.

 

Depois você começa a testar se uma mangueira está quente e se a outra está fria, se a bomba está funcionando, se tem bolha de ar, etc.


Eu não sabia desse "esquema" do SYS fan, vou grava tudo e fazer passo a passo, uma coisa que eu não entendi é o porque dele operar a 12v tendo disabilitado ele, mas isso deve ser ja coisa mais avançada ou algo assim, só funcionando ja ta de bom tamanho ^^.

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5 minutos atrás, ILegion disse:


Eu não sabia desse "esquema" do SYS fan, vou grava tudo e fazer passo a passo, uma coisa que eu não entendi é o porque dele operar a 12v tendo disabilitado ele, mas isso deve ser ja coisa mais avançada ou algo assim, só funcionando ja ta de bom tamanho ^^.

 

O "desabilitar" não seria desligar o SYS-fan, ele só para de ser controlado pelo BIOS. Aí ele vai rodar no talo, a 12v.

 

As placas-mãe modernas controlam todas as entradas de fans ou pelo PWM ou pela tensão. Desabilitando, ela roda solta.

 

Mas mantenha o CPU-fan normal, porque aí o fan do water cooler vai rodar mais rápido ou mais devagar de acordo com a carga / temperatura da CPU. Mas o bloco / bomba, precisa rodar no talo (100% / 12v) o tempo todo.

 

Vê aí e depois diz para a gente como ficou.

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14 horas atrás, Contiusa disse:

Vê aí e depois diz para a gente como ficou.


Bom eis o que eu averiguei nesse meu teste:

Primeiro, verifiquei a posição do radiador e troquei os conectores, o radiador estava posicionado com as mangueiras pra baixo, mesmo assim eu achei melhor tirar ele, chacoalhar caso tivesse bolhas e colocar na mesma posição, a ventoinha do radiador coloquei no CPU fan mas não achei o SYS fan na placa-mãe, então botei o bloco no CHA fan 1 (era onde a ventoinha estava conectada).

Segundo, verifiquei o funcionamento do radiador, quando abri o PC notei que uma das mangueiras estava um pouco morna, não quente mas sim um pouco acima da temperatura (não estava muito alta a temperatura do processador antes de eu desligalo para fazer o teste), porém a outra mangueira estava fria. O radiador estava parado e as mangueiras tambem, sem vibrações, vale ressaltar que a unica vibração que eu senti foi a do movimento da ventoinha, muito fraca é claro, não parecia ser a bomba.

Terceiro, fui fazer uma geral no PC e descobri que minha Ventoinha dianteira não estava rodando (Mesmo ligando o Led dela). Parece que ela esta presa, precisando fazer força pra rodar. Limpei ela e nada de rodar, achei melhor guardar e comprar outra do mesmo modelo depois. Tentei achar algum parafuso pra colocar a ventoinha jogando o ar de dentro do PC para fora, passando pelo dissipador, mas não achei parafusos que encaixassem e francamente achei perda de tempo ja que tudo indica que vou ter que comprar outro WC xD.


Bom tudo indica ser a bomba, eu vou ter que gastar uns 500 reais num novo WC mas pelo menos isso serviu pra eu aprender muito em relação a isso xD.

 

Editado por ILegion

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@ILegion dá uma ida no BIOS e encontre esse CHA-fan. Veja como está o controle dele. Se tiver a opção "disable", escolha ela. Certamente essa Z97 tem controle no CHA-fan. Às vezes o CHA-fan está pelo controle de tensão, rodando baixo. Você precisa deixar a bomba rodando a 12v. 

 

Você diz que a bomba não está funcionando. Chegou a colocar o ouvido perto? Acho que toda bomba tem um zumbido baixo. Ou você pode colocar o dedo em cima do bloco para saber se tem alguma vibração.

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Ter uma mangueira morna (e seu CPU não totalmente quente) e a outra fria, aparenta que o aditivo está sendo "empurrado" pela bomba, chegando até o radiador (onde está sendo resfriado) e voltando para o bloco pela outra mangueira que está fria. Isso é um bom sinal, pode estar mostrando que a bomba está funcionando.

Sobre a bomba estar trabalhando em "baixa" devido alguma configuração da mobo ou outra coisa, já não sei dizer haha mas faz sentido. Mas não vale a pena tentar ligar daí o Watercooler direto na fonte?

Quando eu usava o Corsair A70 no meu Desktop, eu liguei ele direto na fonte pra trabalhar sempre em 100%, só era chato a notificação de falha no FAN toda vez que o PC ligava, pensando que não tinha nada conectado haha.

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42 minutos atrás, thiagoeidi95 disse:

Ter uma mangueira morna (e seu CPU não totalmente quente) e a outra fria, aparenta que o aditivo está sendo "empurrado" pela bomba, chegando até o radiador (onde está sendo resfriado) e voltando para o bloco pela outra mangueira que está fria. Isso é um bom sinal, pode estar mostrando que a bomba está funcionando.

Sobre a bomba estar trabalhando em "baixa" devido alguma configuração da mobo ou outra coisa, já não sei dizer haha mas faz sentido. Mas não vale a pena tentar ligar daí o Watercooler direto na fonte?

Quando eu usava o Corsair A70 no meu Desktop, eu liguei ele direto na fonte pra trabalhar sempre em 100%, só era chato a notificação de falha no FAN toda vez que o PC ligava, pensando que não tinha nada conectado haha.

 

Mas no caso dele o fan do H60 está conectado no CPU-fan. Não vai apitar.

 

No caso de não ter nada no CPU-fan, você só precisa ir no BIOS e deixar em "disable" que ele para de apitar - já que você está dizendo para o BIOS para não controlar mais o CPU-fan.

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11 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Mas no caso dele o fan do H60 está conectado no CPU-fan. Não vai apitar.

 

No caso de não ter nada no CPU-fan, você só precisa ir no BIOS e deixar em "disable" que ele para de apitar - já que você está dizendo para o BIOS para não controlar mais o CPU-fan.

 

A entendi, melhor ainda então kk. Minha mobo tinha tanta opção que eu ficava perdido só de entrar na BIOS e como não apitava ligado, somente quando ligava eu deixei do jeito que tava mesmo kkkk

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Parece que agora depois da troca da ventoinha para o CPU fan ele consegue diminuir melhor a temperatura, me pergunto o porque disso agora se ja faz 2 anos e meio que uso ele sem problemas... Parece que vou ter que comprar a nova VGA pra ver se ele esquenta menos com a onboard como antes, pra todo caso eu ainda vou ter que comprar outro WC pois esse infelizmente não ta dando mais conta.

Agradeço a todos por toda essa informação, acho que o topico ja pode ser fechado ja que o problema parece ser mesmo o WC que não ta dando mais conta, ele pode não aguentar jogos mas pelo menos ele ainda consegue manter o PC ligado até eu comprar as novas peças \o_.

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@ILegion bom, você não fez tudo o que deveria fazer, não viu se o CHA-fan está em "disable", não inverteu a posição do fan e o colocou soprando o ar para fora. Depois de fazer essas coisas você teria que otimizar a ventilação do gabinete.

 

Você corre o risco de comprar outro WC e continuar com os mesmos problemas. 

 

Mas boa sorte aí,

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Em 09/06/2016 às 11:50, Contiusa disse:

@ILegion bom, você não fez tudo o que deveria fazer, não viu se o CHA-fan está em "disable", não inverteu a posição do fan e o colocou soprando o ar para fora. Depois de fazer essas coisas você teria que otimizar a ventilação do gabinete.


Ai é que ta, ele sempre me deu menos de 60 Cº de temperatura, agora que ele começou a fazer isso. Talvez seja pela minha ventoinha da frente ter queimado como eu tinha dito embora eu acho que não teria tal impacto... mesmo assim o meu próximo passo vai ser comprar a VGA ja que vou ter que comprar uma hora ou outra pra ver como fica em jogos, depois comprar a ventoinha da frente pois eu tenho que substituir de qualquer jeito e ai que vou ver o WC, pois agora ele mantem a menos de 70 e isso ja garante que meu processador não va torrar... por enquanto...

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