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VitorM

Monitores LCD e os games

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Bom galera, muitos tem duvida, porque os Monitores de Lcd, não são bons para jogos, eu também tinha essa dúvida, sabia que tinha algo haver com o Refresh Rate, mas não sabia nada tecnicamente, com fundamentos, nunca havia lido nenhum artigo.

O amigo Red Viper, me passou esse artigo, que eu gostei muito, e vou compartilhar com vocês, para vocês entenderem a parte "teórica" do porque o Monitor CLd, não é bom para games.

Tudo o que você precisa saber sobre monitores LCD

[09-jun-04]

Os monitores de cristal líquido (LCD), antes um produto restrito aos notebooks, são, nos principais mercados do mundo, uma realidade para desktops. É questão de tempo para os monitores de cristal líquido tornarem-se, no Brasil, tão populares quanto eles são em outros países. As duas grandes vantagens deste tipo de monitor é o menor espaço que ele ocupa na mesa (especialmente modelos de 17" para cima) e o menor consumo elétrico. Sua grande desvantagem ainda é o preço – cuja tendência é cair tão logo os monitores de LCD sejam fabricados em larga escala no Brasil pelos principais fabricantes. É sempre interessante lembrarmos que o preço dos monitores convencionais (CRT) só caiu de verdade depois que os principais fabricantes começaram a produzi-los maciçamente aqui no Brasil.

O principal problema do LCD é que ele tem uma resolução "nativa" e teoricamente o monitor só pode trabalhar nesta resolução. Se o LCD é rotulado como sendo 1024x768, muito provavelmente esta é a sua resolução nativa. Se você não configurar o seu monitor LCD em sua resolução nativa, três coisas podem acontecer:

1. A imagem ficará com detalhes "quadrados", sem definição.

2. O monitor centralizará a imagem na nova resolução, diminuindo o tamanho da imagem e deixará um espaço preto entre a imagem e a borda da tela. Por exemplo, se a configuração nativa é 1024x768 e você desceu a resolução para 800x600, isto significa que existem 224 pixels sobrando na horizontal e 168 pixels sobrando na vertical. A imagem será centralizada e haverá 112 pixels apagados (pretos) acima e abaixo da imagem e 84 pixels apagados (pretos) nos lados da imagem.

3. O monitor tentará "esticar" a imagem para que o espaço preto ao redor da imagem não apareça, preenchendo toda a tela, através de uma técnica de interpolação. No entanto, nenhuma técnica de interpolação é 100% perfeita e você sentirá que a imagem tem melhor qualidade (nitidez) na resolução nativa da tela. Em geral você sentirá que a imagem fica ligeiramente "fora de foco" quando o monitor não está em sua resolução nativa.

Qual destas três coisas acontecerá dependerá do modelo do monitor; a escolha é do fabricante. É por este motivo que você tem que tomar cuidado na hora de comprar um monitor LCD ou de um notebook. De preferência, escolha um que tenha uma resolução nativa em que você se sentirá confortável em usar em comparação ao tamanho da tela. Não adianta comprar um monitor LCD de 14" com resolução nativa de 1280x1024; a imagem só terá nitidez perfeita nesta resolução, mas em compensação você não conseguirá ver quase nada na tela, dado ao tamanho reduzido dos ícones, menus, etc.

O segundo grande problema dos monitores de cristal líquido é o seu desempenho. O desempenho é dado em uma característica chamada tempo de resposta, medido na ordem de milissegundos. O tempo de resposta mede a velocidade do monitor em desenhar a tela. Se este tempo for muito alto (ou seja, o monitor for lento), você verá imagens borradas quando for rodar jogos 3D no micro. Com monitores LCD com um tempo de resposta de 25 ms ou menos você não terá muitos problemas, sendo valores a partir de 16 ms para baixo o ideal para gamemaníacos.

Por fim, a terceira características dos monitores LCD que você precisa saber chama-se relação de contrate e mede a diferença de luminosidade entre o branco máximo e o preto que o monitor é capaz de gerar. Quanto maior este número, melhor, pois mais diferenças entre cores parecidas você passa a distinguir. Um monitor LCD com relação de contrate 450:1 é melhor que um monitor com relação de 400:1, por exemplo.

Fonte : Clube do Hardware

Bom galera, essa matéria foi retirada, aqui mesmo do Clube, mas sabendo que muita gente não acessa o site, e fica só aqui no fórum, resolvi coloca-lo aqui.

Entenderam agora?

Seria pelo Refresh Rate mesmo, só que aqui está mais específico.

Falo

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Postado Originalmente por Darth Maul@27 jul 2004, 14:53

poderia ser destacado.

Até mais

Darth

Concordo !

Abraço

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Poxa isso é que é um topico util!

:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

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Boa, gostei. Poderia mesmo ser destacado.

outro dia eu vi um monitor LCD na loja, 19 polegadas, com neon... tesão demais. Quando cheguei mais perto vi uma coisa: tudo meio borrado, na tela do WIN... que chato. Agora sei por que e também tomei uma decisão: Só cou comprar um monitor desses quando tiver grana sobrando e quando melhorarem essa tecnologia de tempo de resposta e de resolção (o que eu acho que não deve demorar muito.. afinal, PVs de 512 tão chegando :zoio: )

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Postado Originalmente por k4w4@27 jul 2004, 16:39

Boa, gostei. Poderia mesmo ser destacado.

outro dia eu vi um monitor LCD na loja, 19 polegadas, com neon... tesão demais. Quando cheguei mais perto vi uma coisa: tudo meio borrado, na tela do WIN... que chato. Agora sei por que e também tomei uma decisão: Só cou comprar um monitor desses quando tiver grana sobrando e quando melhorarem essa tecnologia de tempo de resposta e de resolção (o que eu acho que não deve demorar muito.. afinal, PVs de 512 tão chegando  :zoio: )

pois é, tem razão, vamos poder usufruir de um monitor desses para jogos, quando a tecnologia avançar...agroa o preço...vai ser para poucos!

Que pena...

Falo

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Ninguém achou interessante o porque do monitor não ser bom para jogos?

Apenas os de cima?

Vamos ver se ninguém mais quer velo....

Falo :bye:

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Interessante isso. Mas eu já não gosto de monitores LCD.

A grande vantagem é que ele é pouco agressivo a vista e gasta pouca energia. Quem deveria usar este tipo de monitor são pessoas que trabalham e passam muitas horas em frente ao computador.

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Guest .:[ RoGeR ]:.

To pasmo..... e eu pensando q os LCD eram os melhores para tudo.....

T+ :joia:

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E o que acontece se por exemplo a resolução nativa do monitor for 800x600 e você puser em 1024x768???

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Postado Originalmente por .:[ RoGeR

:.,28 jul 2004, 21:49] To pasmo..... e eu pensando q os LCD eram os melhores para tudo.....

T+ :joia:

Mas é né cara, muita gente acha isso!

Se você chegar para um vendedor ele fala:

Não esse monitor é bom para tudo, é fatástico!

Mas não é a verdade, ele é mais para escritórios, onde ninigúem joga...

Falo

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Postado Originalmente por Antishock@29 jul 2004, 03:23

E o que acontece se por exemplo a resolução nativa do monitor for 800x600 e você puser em 1024x768???

A sua resposta está no texto, mas estou citando ela aqui para você :D

1. A imagem ficará com detalhes "quadrados", sem definição.

2. O monitor centralizará a imagem na nova resolução, diminuindo o tamanho da imagem e deixará um espaço preto entre a imagem e a borda da tela. Por exemplo, se a configuração nativa é 1024x768 e você desceu a resolução para 800x600, isto significa que existem 224 pixels sobrando na horizontal e 168 pixels sobrando na vertical. A imagem será centralizada e haverá 112 pixels apagados (pretos) acima e abaixo da imagem e 84 pixels apagados (pretos) nos lados da imagem.

3. O monitor tentará "esticar" a imagem para que o espaço preto ao redor da imagem não apareça, preenchendo toda a tela, através de uma técnica de interpolação. No entanto, nenhuma técnica de interpolação é 100% perfeita e você sentirá que a imagem tem melhor qualidade (nitidez) na resolução nativa da tela. Em geral você sentirá que a imagem fica ligeiramente "fora de foco" quando o monitor não está em sua resolução nativa.

Era essa sua dúvida? Agora me digam uma coisa, tu compra um baita computador, e um monitor de Lcd de 17 digamos, se você quiser jogar a uma resolução maior, não vai dar vai acontecer isso citado acima...e se você possui um computador não tão bom, e quer rodar um jogo, a 800X600(a 1024X768 da lags, pois o jogo é pesado), quando você põem a 800X600, também vai acontecer o mesmo...mais um ponto negativo para o Lcd <_<

Falo

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na verdade nunca gostei de LCD, pode ser bonito pode ser e é... mas para enxergar é uma B0sta... :sne:

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Interessante de qualquer maneira... Como os americanos e europeus, aonde o preço dos monitores LCD sao baratos, devem ter se dado com estas "caracteristicas" estão peculiares do LCD...? hehehehehe

:blink:

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poxa e eu estva pensando em comprar um pois não e nocivo aos olhos e a imagem que eu vi e perfeita sem flicker , eu não sabia dessa resolucao nativa , mas sabia desse pekno problema com a taxa de atualizacao , sera que alguém aqui já usou um LCD para jogar , need underground que e muito rápido não deve ficar muito bom , alguem que já usou para jogar poderia postar aqui e dar sua opiniao , falou

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Eu freqüento aqui em são paulo uma lan house que tem como característica o seu equipamento ($$$), assim seus monitores são LCD, não sei o tamanho ao certo ou são de 15 ou de 17, mas os jogos como Need for Speed underground, battle field entre outros rodam numa boa a 1024x768, rodam muito bem, o need eu rodo lá no máximo e o monitor me transmite perfeitamente tudo, mas não sei porque no counter strike eu sinto mesmo algum problema no refresh... Não sei como um monitor consegue um desempenho tão bom com jogos mais pesados e fica um levemente estranho com um jogo bem mais leve... Mas de qualquer forma ainda tenho uma impressão positiva para eles em relação há jogos. Acredito que se for respeitada a resolução nativa a imagem fica excelente...

Agora podia ter mais gente postando a sua opinião aí para podermos comparar.

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É de grande valia essas informações... poxa.. legal mesmo! É muito claro que LCD tem a imagem pior, mas não sabia desse lance de tempo de resposta...

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Olá Pessoal.

Estou dando uma olhada, para comprar uma tela LCD.

Utilizo no windows 1280x1024 e no UT2004 1024x768. A placa de vídeo é a especificada em minha assinatura.

Vou passar as características do produto para quem entende dar uma opinião:

Samsung SyncMaster 710N-2 is a 17-inch TFT-LCD

Specifications

Panel Type: a-si TFT/TN

Size: 17"

Pixel Pitch (mm): 0.264

Brightness: 300 cd/m2

Contrast Ratio: 600:1

Viewing Angle (H/V): 160/160

Response Time (ms): 12

Aspect Ratio: 4:3

Interface: Analog

Frequency Horiz. Rate (kHz): 30-81 (Analog)

Vert. Rate (Hz): 56-75

Bandwidth (Mhz): 135

Resolution Maximum: 1280x1024

Colors Supported: 16.2 Million

Signal Input Input Video Signal: Analog RGB

Sync Type : Separate H/V, Composite H/V, SOG

Input Connectors: 15pin D-Sub

Plug and Play DDC: 2B

Wall Mount VESA®: 100mm (optional)

Cabinet Color Front/Back: Black

Color: Black

Dimensions (W*H*D) Physical (inches): 14.6 x 15.0 x 6.9

Packaging (inches): 17.9 x 17.2 x 5.6

Net Weight Physical: 9.9 lbs

Packaging: 13.5 lbs

Features Special: Built-in Power Supply, Narrow Bezel, MagicTuneTM, MagicBrightTM

Specifications subject to change without notice.

Vou conseguir utilizar as mesmas resoluções? A imagem terá boa qualidade?

Conto com a ajuda de vocês.

Abraços...

:-BEER

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Tb tenho opinião negativa quanto aos Liquid Cristal Display, pois os jogos que já testei em um nativo de 1024x768 quando ocorria uma movimentação rápida de algum objeto no jogo(seja em 3D-poligonos ou 2D-sprites) fica uma especie de rastro da cor do objeto. Chega a causar náuseas. Fico imaginando um epilético jogando algo com o NFSU num bichim desses. Ataque a cada minuto!

Meu palpite é que deve-se esperar a tecnologia melhorar(que sabe até lá o monitor de PLASMA não fique mais acessível) e principalmente o preço cair. :bye:

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Olá pessoal...

Tenho dois micros com monitores de LCD uma NEC 15 e outro Samsung 173V de 17 polegadas. Os dois monitores são ótimos para jogos, sem problemas de refresh. O Nec uso 1024X768 e o Samsung 1280X1024, que são suas resoluções nativas. Utilizo para jogos como NFSU, DOMM 3, MEDAL of Honor, etc... Tenho que citar, que as placas de vídeo dos micros são otimas, a do micro que tem o Nec é uma GF FX 5200 128Mb e a do Samsung é uma MSI 256Mb VTD2, diga-se de passagem, uma excelente placa em conjunto com uma Mother board MSI 8756P Neo2, processador PIV 3.2GHz e 1Gb RAM Dual Channel.

Um abraço,

Fernando

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Eu já tinha lido esse tópico na hp do Clube do Hardware e tava usando essas informações justamente pra comprar um bom monitor, quando descobri outra coisa ainda não citada aqui.

Chama-se MATRIZ ATIVA.

Não sei bem as especificações do que seja matriz ativa (se alguém puder ajudar...), mas sei a diferença que ela faz.

Se o monitor não tiver a chamada matriz ativa você só poderá visualizar a imagem se estiver extamente em frente ao monitor. Se você estiver olhando um pouquinho de lado, como fica sentado alguém pra quem estamos mostrando um jogo ou programa, você verá a imagem borrada, distorcida ou poderá até não ver a imagem (como nos caixas eletrônicos, já notaram ?)

Descobri isso quando pedi pra testar um samsung 15 em uma loja e o vendedor ligou-o em um notebook da HP. Notei que a tela do samsung era bem melhor que a do notebook e que de lado podia ver perfeitamente o monitor, mas não via o notebook. O vendedor falou que era porque a tela do notebook não tinha a tal matriz ativa.

Então, se forem comprar, testem primeiro e vejam se tem matriz ativa.

:bandeira:

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Os monitores atuais LCD já vem com tela Matriz Ativa e os modelos com 25ms de resposta já dá pra jogar bem alguns jogos!

Ultimamente to de olho no samsung 710N, que tem 12ms, parece impressonante, porém a qualidade de imagem poderia ser melhor se fosse saída digital (é analógica). Segundo um teste do Xbitlabs, ficou meio na média (quem quiser ver o teste, clique aqui)

to procurando o samsung 710T, que tem saida DVI!

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