Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, quero montar uma fonte para tocar um pequeno amplificador, eu consegui até à parte de fazer a ponte rectificadora, até aí tudo bem consegui belos 13.8v redondos, o problema é que quando ligo a fonte no amplificador a tensão sobe para 22V. Gostaria de saber o que eu faço para evitar esse problema..?

• Membro VIP
Postado

Ajude a te ajudar. Esquema por gentileza.

Também diga como pretendes acoplar mc ao projeto.

(este sim, talvez compense mover)

Postado

Provavelmente esse transformador é de 15vac queda de 1,2v (0,6v cada diodo, visando que dois conduzem ao mesmo tempo) dão 13,8v que você conseguiu redondo, provavelmente colocou só o transformador e os diodos, quando essa tensão chega nos capacitor do transformador atingem a tensão de pico 15*1,4142 que da bem próximo aos 22v medido, se for isso basta adicionar capacitores na frente da ponte e um circuito para estabilizar a fonte.

se for isso pode usar o LT1083 para fazer a estabilização da fonte...

• Curtir 1
Postado
29 minutos atrás, Matthwus disse:

Provavelmente esse transformador é de 15vac queda de 1,2v (0,6v cada diodo, visando que dois conduzem ao mesmo tempo) dão 13,8v que você conseguiu redondo, provavelmente colocou só o transformador e os diodos, quando essa tensão chega nos capacitor do transformador atingem a tensão de pico 15*1,4142 que da bem próximo aos 22v medido, se for isso basta adicionar capacitores na frente da ponte e um circuito para estabilizar a fonte.

se for isso pode usar o LT1083 para fazer a estabilização da fonte...

Postado
18 horas atrás, Matthwus disse:

É isso aí Matthwus, liguei o módulo direto na ponte. Tentei encontrar algum circuito que para estabilizar a tensão, mas todos que encontrei são para baixa amperagen tipo 5a no máximo.

Postado

Eu não tenho muito conhecimento técnico em eletrónica, sou meio de arranjo técnico (ganbiarra) mas consigo entender muita coisa... Sou bastante curioso e é isso que me faz perguntar tanto, já tem umas duas semanas que venho no projeto dessa fonte, até consegui fazer o amplificador tocar usando a saída de 6v do trafo, só que fica muito fraco 

6 minutos atrás, Matthwus disse:

Além desse componente o que mais vou precisar?

11 minutos atrás, Matthwus disse:

Dei uma olhada o preço tá razoável mas  o frete ta o dobro do preço... Ninguém mandou eu morar tão longe!!!

Postado

Esta fonte ja foi testada e aprovada por varios membros do Forum, eu nao tive sucesso com o LM338 mas pode ser substituido pelo LM317 e adicionar transistores para o ganho na potencia. \

Como voce vai querer uma saida fixa, pode usar como na foto, um trimpot, e regular para os 13.8v

Espero ter ajudado!variable-power-supply-lm338k1.jpgcomponents-placement-for-variable-power-supply-lm338k1-1024x898.jpg44.jpg

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Realmente, ele tá usando um trafo de 15VCA, cuja tensão de pico é de 22VCC.

E não se esqueça de usar capacitores junto a ponte retificadora.

Poderia também usar reguladores fixos como o 7812 ou o 7815 e transistores de potência.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!