Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resistor enigma


Posts recomendados

1 minuto atrás, darksimoes disse:

@Ferocactus Porque não faz sentido ? estou vendo as cores normais rsrs, desculpe posso estar vesgo

Primeiro: aquele resistor tem 5 faixas. Nesse tipo de resistor, as três primeiras faixas são os dígitos. A quarta faixa é o multiplicador, e a última faixa é a tolerância. O problema é que se você consultar uma dessas "calculadoras" de resistor de 5 faixas, a terceira faixa pode ser qualquer cor, menos ouro ou prata. Ela pode ser cinza, mas pela foto, aquilo não parece cinza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Obrigado, Isadora. Eu entendo que prata multiplica por 0.01 e ouro multiplica por 0.1.

Mas veja: o resistor em questão tem 5 faixas, e não 4. No caso de 5 faixas, a terceira faixa não não deveria ter essa função de multiplicador, pelo menos eu não encontrei nada que comprove isso. Esse caso que você citou valeria se o resistor tivesse 4 faixas.

 

darksimoes, eu também pensei nessa possibilidade de a faixa ser cinza, e não prata. Mas já olhei com uma lupa, em várias condições de luz, e parece muito mais prateado.

Considerando que seja cinza, então o resistor é 56R8, com 1% de tolerância. 

Infelizmente ele tá parcialmente carbonizado, e isso deve ter alterado o valor, porque medindo com um multímetro, deu mais ou menos 680K.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, [Daniel] disse:

Olá, você tem uma foto da placa em que o componente foi removido? Sabe dizer onde ele esta ligado?

Não tenho, mas vou tirar uma foto e posto aqui. O equipamento é um carregador de bateria, usado na instalação de um gerador. O carregador tem uma fonte chaveada, que pega 220 AC e reduz pra uma tensão CC mais baixa, usada pelo circuito que carrega uma bateria chumbo ácido de 12V (bateria de carro).

Não fiz um acompanhamento detalhado de onde está ligado esse resistor e nem sei a função dele, mas está perto do transformador da fonte, próximo também dos diodos retificadores e do capacitor de filtro, logo na entrada do circuito.

 

O grande problema é que não tenho o esquema desse circuito. O carregador foi atingido por um raio, que torrou um termistor, os 4 diodos retificadores e mais esse resistor. O complicado é essa sequência de cores, que para mim, não faz sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Mestre88 disse:

Se o resistor estiver em série com os diodos dessa fonte não pode de de 56,8 Ohm. Eles usam um valor baixo, então o mais provável é ser de 0R56 mesmo. Dê uma olhada na placa e veja como está ligado.

Muito obrigado, Mestre88! Vou conferir direito onde está ligado o resistor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@darksimoes Eu também, como a Isadora já disse lá atrás, também vejo sem sombras de dúvidas que esse resistor seja de 0,56R (0,56 Ohms), seja como um fusistor ou no Sourse de um mosfet para "colher" uma amostra da condução do Mosfet...

 

 

 

PS: acredito até que essa faixa extra seja a denominação chinesa para a potência do resistor! 1/8W, 1/4W, 1/2W....!?!?!?! Afinal! além de pouca qualidade, não tem muito padrão a ser seguido!!!....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então se trata de um fusistor, um resistor que possui características específicas para função, assim como um varistor, ntc, etc, respectivamente, é raro ve-lo em outro lugar devido a sua aplicação específica. Apesar de ter faixas e ser igual a um resistor não podemos generalizar, existem por exemplo diodos, capacitores, fusíveis e outros que também possuem faixas e são semelhantes entre si, lembro que muitos deles já estão obsoletos.

 

Você os encontra em alguns comércios de eletrônicos, mas difícil de achar, por isso geralmente trocamos por um resistor de baixo valor ôhmico, não deve ser de carbono, recomenda-se filme metálico, pode usar um valor entre 0,5-10 Ohms. Bem, "vaso quebrado...".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...