Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Equivalentes a ca3161 e 3162


Posts recomendados

@Isadora Ferraz ,

 

O correto seria isso mesmo, pegar apenas um Atmega em DIP, programar e pronto....

 

Mas tem de ter algo tipo de gravador, um USBASP baratinho ( US$ 2,20 no Ebay...) e pronto. 

 

Sem isso, usa-se o Arduino, que já vem com um gravador via USB "embutido" na Ide.

 

Também pode comprar um Atmega já com o Bootloader gravado, o qual viraria um pequeno Arduíno e seria gravado via uma interface serial.... mas imagino que isso seria bem mais complicado para quem está aprendendo.

 

Mas não vejo o Arduino da maneira que você está vendo....  ele é para mim apenas uma plaquinha de hardware bem montanha e barata, onde utilizo a IDE do Bascom para poder gravar meu programa dentro do Atmega.  Não estou nem aí para a linguagem natural do Arduíno...... o que me interessa é apenas a plataforma de hardware !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, aphawk disse:

não vejo o Arduino da maneira que você está vendo....

Paradoxalmente acho que estamos vendo sim o arduino do mesmíssimo ponto de vista amigo @aphawk !! Talvez eu não tenha expressado direito pra variar (kk) ou algum bug no seu 'tradutor' (kk-II). (ou os 2: má expre/impre ssão)

 

tipo isso mesmo

2 horas atrás, aphawk disse:

apenas uma plaquinha de hardware bem montanha e barata

 

 

2 horas atrás, aphawk disse:

usa-se o Arduino, que já vem com um gravador via USB "embutido" na Ide.

suspeitei desde o princípio

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

Em 31/07/2016 às 22:11, aphawk disse:

@Jaime Francisco da Silva ,

 

Sim, mas bem mais básico, sem transistor, pois nao precisa de corrente alta. É o 555 como astável, e uns diodos e capacitores na saída , e um Zener de 5V1 para estabilizar. Detalhe : a tensão de alimentação do 555 deve ser pelo menos uns 9 Volts....

 

Paulo

poderia me passar o esquemático?

assim tenho 3 opções e posso ver qual fica melhor no projeto;

 

@Mestre88 pode me dizer se os displays precisam ser Anodo comum ou Catodo comum?

 

obrigado a todos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

@aphawk

poderia me passar o esquemático?

assim tenho 3 opções e posso ver qual fica melhor no projeto;

 

@Mestre88 pode me dizer se os displays precisam ser Anodo comum ou Catodo comum?

 

obrigado a todos.

 

 

São Anodo Comum.

E porque não faz a fonte que eu citei? É mais simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Mestre88 disse:

 

São Anodo Comum.

E porque não faz a fonte que eu citei? É mais simples

ja esta pronta aqui kkk

pelo tamanho,  do trafo e tal , se com o 555 ficar de tamanho menor , posso usar uma fonte 12v dessas pequenas de 1A ,

to a cata de um trafo pequenino

 

adicionado 7 minutos depois
agora, Jaime Francisco da Silva disse:

São Anodo Comum.

me lasquei os que tenho aqui em casa são tudo catodo comum...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

ja esta pronta aqui kkk

pelo tamanho,  do trafo e tal , se com o 555 ficar de tamanho menor , posso usar uma fonte 12v dessas pequenas de 1A ,

to a cata de um trafo pequenino

Ah sim, entendo é daquelas fontes já fechadas de colocar na tomada. Aí só com o 555 mesmo.

Esse aqui eu fiz e já usei:

DC DC.GIF

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma correção, no desenho eu esqueci de ligar o pino 4 ao positivo. Quando for fazer a placa não se esqueça disso, senão não vai funcionar. 

Mesmo que não funcionasse no simulador não tem como dar erro, esse aí eu fiz de verdade em um circuito que usa uma única bateria de 9V. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Mestre88 disse:

Só uma correção, no desenho eu esqueci de ligar o pino 4 ao positivo. Quando for fazer a placa não se esqueça disso, senão não vai funcionar. 

Mesmo que não funcionasse no simulador não tem como dar erro, esse aí eu fiz de verdade em um circuito que usa uma única bateria de 9V. 

 

agora, aphawk disse:

@Mestre88 ,

Eu ia falar justamento do pino 4, mas você já corrigiu também !!!

 

Paulo

sim eu liguei ele, já fiz alguns projetinhos com o 555,então to bem familiarizado com os pinos dele.

obrigado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Mestre88 pode me ajudar, montei na protoboar o circuito de de fonte simétrica com o 555 e não consegui fazer funcionar, , no pino 3 sai 7.6 v e quando chega ao capacitor de 47uf não sai tensão nenhuma do outro lado, ja tentei com 2 capacitores e não funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

@Mestre88 pode me ajudar, montei na protoboar o circuito de de fonte simétrica com o 555 e não consegui fazer funcionar, , no pino 3 sai 7.6 v e quando chega ao capacitor de 47uf não sai tensão nenhuma do outro lado, ja tentei com 2 capacitores e não funcionou.

Está alimentando com quantos volts? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Mestre88 disse:

Está alimentando com quantos volts? 

com os 12 volts, conforme o esquema passado por você.

testei com mais de um 555, usei capacitor de 47uf por 16v, e outro por 400vn e tentei com capacitor de 100nf no lugar do de 2,2 mas em nenhuma das condições funcionou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88  então,  consegui fazer funcionar...

Veja se tem alguma relação ou dei azar mesmo....

Apenas troquei os 4148 por 4007 e funcionou...

Com um 4148 e um 4007 dava apenas 1, 65 volts negativo...

Sera que dei azar de pegar dois 4148 com defeito ou tem alguma relação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses dias tive um prejuízo danado com uns LM338 que comprei para um carregador de bateria. Comprei 3 e nenhum funcionou, ainda bem que o cara da loja foi legal e trocou 2, pois o 3º eu soldei na placa. 

Por isso que gosto de componentes de sucata, pois a maioria das vezes gente tem certeza que vai funcionar. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 30/07/2016 às 22:07, Johnny Bravoo disse:

CA3162 = similar ao AD2020
Já o CA3161 acho que sem chance! Estes que citou são apenas similares, li qualquer coisa sobre não fazerem regulagem de tensão no chip? Posso estar enganado, mas acredito que não exista equivalente para ele. 

Olá Johnny, O equivalente para o CA3161, pode ser o SN7447 / SN74LS247N, A diferença do sn7447 é que quando a contagem chega ao N° 9 ele apresenta o 9 sem o segmento D, Enquanto que o SN74LS247N, ele Acende o segmento D no N° 9 Como o CA3161, Mas são equivalentes pino a pino, E não precisa ligar os terminais 3, 4 e 5, Pode deixa-los em aberto como CA3161, Usando Displays de ÂNODO comum, O CD4511 Também Serve Como equivalente do CA3161, Mas com Display de CÁTODO Comum, porém tem de LIGAR o terminai 4 em +VCC, e terminal 5 em GND. Pelo menos para contar de 0 - a 9

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!