Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Forma de aumentar a corrente


maikonkz

Posts recomendados

Boa noite galera vou explicar, estou em um projeto de placa solar,nesse processo de absorçao consigo uma tensão boa porém a corrente é muito baixa, como eu poderia melhorar, e aumentar a corrente ? usando algum material ? Outra questao e aumentando a potencia solar, usando espelhos, aumentaria tambem o calor e isso nao e interessante... alguem pode me ajudar??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@maikonkz ,

 

Cada placa solar é feita para fornecer uma determinada potência, espeçificada pela sua capacidade de corrente e de tensão. Você consegue mudar um pouco a relação entre a tensão e a corrente, DESDE QUE a potência continue a mesma.

 

Para isso vai precisar de conversores Dc-Dc.

 

A maneira correta é trocar o seu painel solar por um outro que seja adequado à sua especificação. Ou agregar mais alguns painéis iguais em paralelo.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok agora minha duvida seria, tenho duas fontes diferentes de tensão e de corrente...caso eu coloque essas duas fontes diferentes em paralelo daria certo ??? vamos da um exemplo... tenho uma fonte q gera 15v e 1a e colocar em paralelo com uma fonte que gera 30v e 3a ... o q aconteceria ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

na prática só a de mais tensão estaria atuando e/ou senso consumida pela de menor . Em série? A de mais corrente.

Numa visão teórica e simplista, coloque um regulador chaveado na de 30V 3A pra fornecer 15V 6A. Aí sim pode somar 15V 6A + 1A = 15V 7A. Na prática a teoria é outra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Conversor chaveado e dc dc são quase a lesma lerda. (no meu . de vista)

O do paulão é legal mas penso que não consegue dar nem os 3A que se propõe. Consegue mas não por muito tempo. Só testando mesmo. No seu caso seria 6A. Talvez (talvez) adaptando indutor maior, diodo maior ,um mosfet ou seja acrescentar algo + possa ter um aumento de capacidade.

Se não precisar de precisão (!) uma alternativa é projetar um regulador chaveado duns 10A com mosfet, 555 (ou um ci pwm qualquer) , diodo de fonte de pc e ajuda do amigo sumido @albert_emuleo phd em chaveados. @MOR, @aphawk também tão no páreo. Eu? tadimim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz ,

 

kkkk ainda acho que a melhor solução é trocar o painel solar dele, que é pequeno, por um maior, que já forneça a tensão e a corrente necessária. 

 

A alternativa a isto seria isso aqui ( se realmente precisar de mais de 3A ... )

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715659278-conversor-dc-dc-12a-fonte-ajustavel-5v-9v-12v-24v-step-down-_JM

 

Eu tenho um troço desse, funciona bem, testei com 20V na entrada e obtive 12V na saída por 7A sem nenhum problema.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 29/08/2016 às 20:30, maikonkz disse:

Boa noite galera vou explicar, estou em um projeto de placa solar,nesse processo de absorçao consigo uma tensão boa porém a corrente é muito baixa, como eu poderia melhorar, e aumentar a corrente ? usando algum material ? Outra questao e aumentando a potencia solar, usando espelhos, aumentaria tambem o calor e isso nao e interessante... alguem pode me ajudar??

Já li as outras respostas, porém, como poderiam alterar a LEI

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_potência

Em resumo, não dá pra criar algo que é produto de 2 fatores.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

só off topic...

Boa @aphawk ! O painel pequeno ele pode ter um uso nobre: dar pra mim! kk.

E olha só quem está falando: @_xyko_ ? Voltou? Não né!  E como foi o tratamento de choque na clínica que te indiquei? Deu resultado? A dica que te dei de você mesmo controlar a tensão do choque foi boa né!! Pra mim foi ótima. kk brinc

welcome back!

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qual a importância do homem se não puder ajudar ao próximo

Em 29/08/2016 às 23:31, maikonkz disse:

sim eu entendi, mas como por exemplo eu conseguiria abaixar a tensão e aumentar a corrente ?? tem alguma forma de fazer isso ? a corrente é continua

Tudo tem a ver com uma simples lei da física

https://pt.wikipedia.org/wiki/Conservação_da_massa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@_xyko_ chicão o que o garoto quer é possível e não viola nenhuma lei nem as da física.

prestenção..! e abç!

adicionado 5 minutos depois

ah.. 1/2 que voltando ao assunto, uma maneira de aumentar um pouco a eficiência da placa solar é fazer ela seguir o sol. Penso que vai perder pouca energia num motor com motorredutor fazendo-a girar durante o dia pra acompanhar o sol. De fato este projeto está latente em minha mente. Penso seriamente em por em prática algum dia porquê a noite não dá. Não tem sol... aff.. fraquinha esta....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@maikonkz ,

 

Nós que agradecemos, meu amigo !

 

Sempre atendemos a quem mostra vontade de aprender, ninguém nasce sabendo, e não saber alguma coisa nunca foi motivo para ser ignorado !

 

Pode perguntar à vontade, meu amigo.

 

Eu, particularmente, não gosto de pessoas que aparecem aqui só para pedir que outros faça todo o seu trabalho de escola, sem postar nada, nem circuito, nem programa, nada , e quando a gente pede para postarem isso, simplesmente somem do Fórum.

 

voce mostrou interesse, está pondo a mão na prática, então sempre vai encontrar ajuda, ok ?

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Solução da @Isadora Ferraz 

 

Este é o conversor Buck invertido.

Por ser invertido facilita a montagem. Os normais tem um problema com driver de mosfet que dificulta. 

 

11219590_767681120026530_431881093724804

 

 

 

adicionado 1 minuto depois

Aparacerá um pequeno problema: 

 

11960204_769365143191461_388009060884520

adicionado 4 minutos depois

Este problema você resolve deste jeito:

12108273_782961595165149_874884173005045

 

Acho que exagerei com os capacitores de 10uF de poliéster. Podem ser menor. 

adicionado 11 minutos depois

Depois das correções o resultado será este: 

 

Vejam: Com 15.7 amperes na carga. Estava reduzindo de 12V para 5V. 

O print abaixo mostra a tensão de saída e os ruídos, que já estão bastante diminuídos. O frequencímetro deveria estar contando os ruídos. Não deveria nem ter freqüência.

 

A freqüência de chaveamento era de 20Khz. 

Eu aproveitei um indutor de uma fonte ATX, o indutor menor.

As ondulações na onda mostram que talvez eu tenha que subir a freqüência de chaveamento, pois a fonte ATX trabalha com uns 35Khz, que depois de retificada, os pulsos negativos também se tornam positivos e a freqüência sobe para uns 70Khz e é nesta freqüência que o indutor trabalha na ATX. 

 

11863431_772152106246098_475777553896403

 

 

11998857_771838136277495_656671942647049

 

 

 

 

 

adicionado 18 minutos depois

Se usar mosfets do tipo IRF1404 a eficiência será máxima, pois estes mosfets possuem o RDS-ON bem baixo. 

Se ao invés de usar indutor de fonte ATX, usar um indutor feito com núcleo de ferrite, a eficiência aumenta ainda mais.

 

Só que o indutor de ATX já vem pronto e o de ferrite precisa ser projetado e é bem complicado. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!