Ir ao conteúdo

Vale a pena comprar um i7 para jogos.

Ir à solução Resolvido por Lucio Erglis,

Posts recomendados

Postado

Pessoal bom dia,

Quero compartilhar um pequeno conhecimento, mas que achei muito importante: se vale a pena pegar um i7 ou um i5.

Abaixo um vídeo pra gente começar a conversa (estou me baseando nele e talvez em alguns outros que ja tenha visto):

Percebam que o Core i7 (ambos Skylake):

--> Oferece mais frames em vários momentos (na verdade há um empate porque tem horas que oferece menos também, mas é coisa pouca veja o video)

--> Opera aquém do seu limite de clock boost (enquanto o i5 está em overclock), pois está em 3.7 e essa cpu i7 faz 4.0GHz

--> Opera com melhor temperatura o tempo todo

--> Possui mais folga pois a percentagem de utilização é sempre menor

Pesquisei rapidamente os preços e vi que os dois são 300 reais de diferença:

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=71698&origem=52&gclid=CP2n_-qW884CFRCAkQodBnUNZg

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=74728&origem=52&gclid=CPPj86yV884CFRQHkQodOtwEYQ

Caso alguns achem que economizar 300 paus seja um ótimo negócio, ouve essa aqui:

--> O i5 6600k vem sem cooler enquanto o i7 6700 (sem "k") vem com cooler

--> Quem deseja over do i5 terá que gastar dindin num cooler decente, no mínimo um Hyper 212X (de 146,90 + frete: http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=42062&origem=52&gclid=CMW07LKX884CFQYJkQodYVQHew)

--> TDP do 6700 é 65W (temperatura do i5 6600 sem "k"!) enquanto o 6600k é de 91W, mais quente até que o esquentadinho do Haswell 4790k (88W)

--> Overclock nunca é garantido (loteria do silício), então você pode fazer 4.6GHz com um 6600k mas outra pessoa com a mesma cpu pode conseguir chegar só a 4.3GHz... porém se você compra um i7 de 4.0Ghz de boost de fábrica, ele fará 4.0GHz garantido!

--> Na hora de vender a cpu, o nome "Core i7", pelo menos na minha opinião, tem "mais nome"

--> Atualmente muitos jogos em seus requisitos recomendados estão pedindo um i7

--> A folga que um i7 6700 dá em relação ao i5 6600k pode garantir um jogo mais suave quando o Windows estiver fazendo as suas maluquices em background, pois estamos rodando o jogo mas ainda tem um monte de coisa sendo feita em 2º plano

--> Sem contar que comprando um i7 6700 você pode economizar na placa-mãe (uma h170 em vez de z170, por exemplo) e como você não vai precisar de RAM overclockada, poderá colocar RAM normal DDR4 de 2133, e vai economizar no cooler também, e no final, com as economias feitas, talvez o sistema construído com o i7 6700 saia mais barato que com o 6600k!!

Sei que há um time ferrendo de defensores da plataforma i5 para PC gamer, não quero mudar a opinião de quem já tem a sua opinião fixa, muito menos arrumar tumulto aqui no fórum.

Eu montei meu PC quando tinha menos conhecimento que hoje, se eu tivesse montando hj em vez de comprar um z170 com cpu K eu certamente montaria um h170 com cpu sem K, até por que parece que over de CPU não impacta muito os jogos, nem RAM's overclockadas para quem usa placa de video dedicada.

Então, te ponho pra pensar: às vezes o barato sai caro, não?

Abç

• Membro VIP
Postado

O certo seria comparar um I5 6600 com o I7 6700. Pra comparar o I5 6600k você tem que usar o I7 6700k por questões obvias. De qualquer forma, tudo depende do orçamento, no entanto se o usuário for comprar qualquer coisa mais potente que uma GTX 1070 é sim interessante que ele pegue um I7.

• Curtir 1
Postado

fala mano@Zucchini , eu só avaliei o custo/beneficio, mesmo um sendo k e outro nao. No final o que um gamer não overclocker como eu quer é que o troço rode suave e com o minimo de ruído, e isto o 6700 faz melhor que o i5 6600k

pra um cara que so quer jogar (e nao quer perder horas tentando obter o maximo de sua cpu atraves do overclock), os preços são mais atrativos pro i7 6700 para o que ele oferece, na minha opiniao (como falei o cara do i5 6600k tem que comprar placa-mãe "Z" e um coolerzinho no mínimo, o que daria o mesmo preço ou até mais caro dependendo da escolha).

claro tem gente que gosta de over, aí é outra historia. Eu uso over so pra jogar e mesmo assim nao o tempo todo porque as fãs barulham tanto igual turbina, aí meio que corta a onda =P !

abç

• Membro VIP
Postado
24 minutos atrás, Gamer_PC disse:

(como falei o cara do i5 6600k tem que comprar placa-mãe "Z" e um coolerzinho no mínimo, o que daria o mesmo preço ou até mais caro dependendo da escolha)

Esses são dois dos motivos óbvios pelos quais devemos comparar um 6600k com um 6700k.

mas perceba que eu não discordo de você não, dependendo do orçamento vale a pena sim pegar um I7.

Postado

Eu estou com um 6700. Nem pensei no I5 6600K, pelos motivos que você falou, não precisa de outro cooler, não precisa de mobo Z (peguei uma H170).
E I7 é I7. Mas  também o que me levou a pegar foi porque vou pegar uma 1070. Eu não usaria meu 4460 com a 1070 não, vários jogos que usaria 100% do cpu e a placa de vídeo abaixo de 80%...

Postado

@Zucchini aaaaaaeeeeeeee orçamento agora você me entendeu mano! também economia de tempo ne mano, overclockar demooooora!

abç

Postado

Bom, realmente eu pensei o mesmo, eu peguei um 6600k e um WC pra fazer um overzinho, mas passou pela minha cabeça pegar um i7, só que a diferença de preço me assustou um pouco. Eu futuramente pretendo atualizar pra um i7, mas por enquanto i i5 tá tranquilo sem gargalo nem ruindo, até onde eu percebo. Mas fizesse uma boa escolha.

Postado

@cphilippi Sua escolha não foi ruim, e com certeza essa cpu é massa!  Porém como não gosto de perder tempo com over (gosto de perder tempo jogando =P ), eu pegaria o 6700 que pelo preço tá valendo a pena pro povo que só joga.

Mas como tinha pouco conhecimento na época, peguei um 4790k com z97... mas não precisei overclockar até agora. 

Antes eu tinha um G3258 pois estava esperando os de quinta geração (a qual não me surpreendeu, então fiquei na quarta mesmo).

abç

Postado

@Gamer_PC com certeza OC é um assunto polemico e divisor de aguas. Respeito a ambos os lados, de quem curte OC e de quem nao quer se aventurar por essas aguas. 

Mas sou do lado de quem gosta de ficar na zona de conforto de nao fazer OC ( eu sei, minha placa é z170 mas na epoca q comprei era o mesmo preço q uma h170 e nao tinha muitas opções b150 e h110 nem tinha, alias fui um dos primeiros a defender o skylake, vide topico na minha assinatura )

Concordo com você q ao fazer o OC vai ter q gastar mais com placa-mãe e um bom cooler , e sinceramente, para ganhar 0,6 ghz, acho muito trabalho e investimento para pouco retorno , acho q é mais pelo prazer e hobby de fazer  os tweak e deixar estavel do que ganho em desempenho. 

Com certeza se fosse comprar hj iria no I7 6700 sem final k( tenho o i5 6600 sem final K) pelo custo beneficio, sem se preocupar com boa placa-mãe e WC, concordo q os jogos cada vez mais irao se aproveitar de mais núcleos, sem mencionar q as novas gpu da nvidia 1080 e ate mesmo a 1070 em resoluçao 2k e 4k estão sendo gargaladas pelo i5 ( jogando em 1080p nao ha gargalo)

Postado
3 horas atrás, Lucio Erglis disse:

@Gamer_PC com certeza OC é um assunto polemico e divisor de aguas. Respeito a ambos os lados, de quem curte OC e de quem nao quer se aventurar por essas aguas. 

Mas sou do lado de quem gosta de ficar na zona de conforto de nao fazer OC ( eu sei, minha placa é z170 mas na epoca q comprei era o mesmo preço q uma h170 e nao tinha muitas opções b150 e h110 nem tinha, alias fui um dos primeiros a defender o skylake, vide topico na minha assinatura )

Concordo com você q ao fazer o OC vai ter q gastar mais com placa-mãe e um bom cooler , e sinceramente, para ganhar 0,6 ghz, acho muito trabalho e investimento para pouco retorno , acho q é mais pelo prazer e hobby de fazer  os tweak e deixar estavel do que ganho em desempenho. 

Com certeza se fosse comprar hj iria no I7 6700 sem final k( tenho o i5 6600 sem final K) pelo custo beneficio, sem se preocupar com boa placa-mãe e WC, concordo q os jogos cada vez mais irao se aproveitar de mais núcleos, sem mencionar q as novas gpu da nvidia 1080 e ate mesmo a 1070 em resoluçao 2k e 4k estão sendo gargaladas pelo i5 ( jogando em 1080p nao ha gargalo)

você quis dizer : no I5, em full HD gargala, e em 2,5k e 4k não. 

Postado

@Lucio Erglis quem diria, um i7 sendo custo beneficio haha

eu também comprei meu 4790k por que estava 350 reais a mais que o 4690k, tive medo de dar gargalo (e olha o que ta acontecendo com os i5 hoje)

creio que o i5 tem muito gás pra dar mas infelizmente ha muita aplicação mal otimizada por aí, por isso creio que é melhor pegar i7/16gb

quando eu tinha 8gb de ram, meu bf4 travava e saía no meio do jogo, nao pelo BF mas pelas atualizações gordas do windows. que que eu fiz? atualizei pra 16gb e NUNCA mais travou e saiu. Mas to feliz isso que importa, sem contar que hoje jogos como quantum break, mirror edge e outros ja estão pedindo 16 gb de ram (meses depois de eu ter comprado 16gb)

infelizmente é gastar um pouquinho mais e ter paz!

abç

Postado

Não é questão de ser defensor de i5, é questão de ser defensor da carteira. :) 

São 2 segmentos de mercado diferentes, essa comparação não faz sentido. Eu não imagino um entusiasta comprando um i5 ao invés de um i7 por opção. O cara compra um i5 ou por falta de grana, ou simplesmente por ter outras prioridades e não precisar de um i7 para as tarefas que executa.

Postado

@Ryudo Concordo com ser defensor da carteira e concordo que tem gente que nao pode comprar um i7.

Mas tem gente que compra um 6600k, e para esses serve a reflexão desse post, pois quem compra um 6600k compra também uma placa-mãe "Z" e um cooler, talvez até watercooler e aproveitando a oportunidade que a placa-mãe "Z" permite ram overclockada, o cara pode querer colocar um kit de 4000Mhz... Já li que pra quem tem placa dedicada uma ram rápida nao impacta em jogos; e o post mostra que com essa grana economizada compensa o i7 6700.

Concordo também que tem gente que tem grana mas não quer gastar com um i7 e nao se importa de jogar no low, mas pra mim (e meio mundo =D ) que gosta de ULTRA, um post como esse ajudaria se eu tivesse montando hj.

Sou rico nao mano, deixei de fazer um aniversário meu pra comprar meu i7. Prioridades são prioridades =D

abç

Postado
1 hora atrás, Gamer_PC disse:

@Ryudo Concordo com ser defensor da carteira e concordo que tem gente que nao pode comprar um i7.

Mas tem gente que compra um 6600k, e para esses serve a reflexão desse post, pois quem compra um 6600k compra também uma placa-mãe "Z" e um cooler, talvez até watercooler e aproveitando a oportunidade que a placa-mãe "Z" permite ram overclockada, o cara pode querer colocar um kit de 4000Mhz... Já li que pra quem tem placa dedicada uma ram rápida nao impacta em jogos; e o post mostra que com essa grana economizada compensa o i7 6700.

Concordo também que tem gente que tem grana mas não quer gastar com um i7 e nao se importa de jogar no low, mas pra mim (e meio mundo =D ) que gosta de ULTRA, um post como esse ajudaria se eu tivesse montando hj.

Sou rico nao mano, deixei de fazer um aniversário meu pra comprar meu i7. Prioridades são prioridades =D

abç

Sim, eu entendo. Realmente, também acho que é muito mais negócio comprar um i7 travado com cooler box do que um i5 destravado + placa-mãe pra OC + cooler. Na verdade chega a ser burrice comprar um i5 com todas essas coisas só pra fazer OC pelo mesmo custo de um i7 com uma mobo mais simples. Ainda mais agora, que finalmente está acontecendo a transição para o uso de mais núcleos. 

• Solução
Postado
Em 07/09/2016 às 03:20, xTripleBR disse:

você quis dizer : no I5, em full HD gargala, e em 2,5k e 4k não. 

Depende do monitor, se for a 1080p com monitor de 144 Hz ja existem relatos de gargalo, se for nos monitores de 60 Hz a 1080p nem tanto

adicionado 2 minutos depois
18 horas atrás, Gamer_PC disse:

@Lucio Erglis quem diria, um i7 sendo custo beneficio haha

eu também comprei meu 4790k por que estava 350 reais a mais que o 4690k, tive medo de dar gargalo (e olha o que ta acontecendo com os i5 hoje)

creio que o i5 tem muito gás pra dar mas infelizmente ha muita aplicação mal otimizada por aí, por isso creio que é melhor pegar i7/16gb

quando eu tinha 8gb de ram, meu bf4 travava e saía no meio do jogo, nao pelo BF mas pelas atualizações gordas do windows. que que eu fiz? atualizei pra 16gb e NUNCA mais travou e saiu. Mas to feliz isso que importa, sem contar que hoje jogos como quantum break, mirror edge e outros ja estão pedindo 16 gb de ram (meses depois de eu ter comprado 16gb)

infelizmente é gastar um pouquinho mais e ter paz!

abç

Com certeza, a formula de I5 + 8 Gb de ram, para os jogos atuais com as GPU cavalas que estão saindo, precisa ser atualizada. Montar um pc gamer hoje pode ja lançar os 16 Gb e se, com os preços atuais, fica mais barato e com mais poder de processamento ter um I7 6700 travado com uma H110 ou B150 do que comprar o I5 6600K com Z170 e water cooler

Postado
4 horas atrás, Lucio Erglis disse:

Depende do monitor, se for a 1080p com monitor de 144 Hz ja existem relatos de gargalo, se for nos monitores de 60 Hz a 1080p nem tanto

adicionado 2 minutos depois

Com certeza, a formula de I5 + 8 Gb de ram, para os jogos atuais com as GPU cavalas que estão saindo, precisa ser atualizada. Montar um pc gamer hoje pode ja lançar os 16 Gb e se, com os preços atuais, fica mais barato e com mais poder de processamento ter um I7 6700 travado com uma H110 ou B150 do que comprar o I5 6600K com Z170 e water cooler

Eu não sei se dá pra colocar monitor de 144hz na equação. Porque a menos que o cara esteja disposto a fazer um Sli das VGAs mais tops do mercado, ele mal vai conseguir manter a FPS acima de 100 nos jogos atuais com apenas uma placa, muito menos acima de 140. Só vai conseguir isso nos jogos mais antigos.

Postado
4 minutos atrás, OCCT disse:

@Ryudo

Só SLI de GTX 1080 ou GTX TITAN X Pascal em um jogo com perfil otimizado, roda os games em 4k com 60 fps mínimos.

Sim, ambos os monitores de 144hz e 4k pra jogos em geral são viagem se o cara não está disposto a fazer um sli desses. Quem sabe na próxima geração de placas já comece a ser natural rodar nessas condições. 

• 2 meses depois...
Postado

@GabrielLP14 Valeu pela dica, posso fazer sim

Mas deixa essa galera chegar no mercado que dou uma olhada pois meu foco é o custo-beneficio para o preguiçoso que so quer jogar sem perder tempo com over (sou um desses hehe).

Lembro quando o Skylake 6700K chegou no brasil, seu preço era na casa dos 2500 reais, se na época eu tivesse escrito um tópico sobre ele eu falaria que compensaria ir de X99 pois esse era o preço do i7 5930k (cpu boa pra fazer sli por causa das 40 linhas pcie)

AH nessa epoca do 6700k a 2500 reais , se nao me falha a memoria, as placas mae skylake também estavam custando ou o preço de uma x99 ou quase isso

abc

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!