Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Robot

Fonte real x estabilizador

Recommended Posts

Fala pessoal,

Comprei uma FONTE REAL EVGA 600W, nela vem dizendo que não é para ligar no estabilizador e sim na tomada. Coloquei a fonte de alimentação numa extensão que nela é ligada o ROTEADOR e a TV. O computador estava desligado, mas a fonte estava ligada, fui colocar a tampa do gabinete levei uns choques. O que pode ter sido? Lembrando pessoal, tenho sim um aterramento na minha casa para o computador. Eu estava usando a fonte no estabilizador, porque a configuração da minha máquina é baixa, será que mesmo com a configuração baixa eu estou prejudicando a fonte? A configuração do computador é essa: placa-mãe GIGABYTE/PROCESSADOR INTEL DUAL CORE com suporte para I7, PLACA DE VÍDEO ZOTAC 9500  e a Fonte Real que comprei hoje.. Irei começar a comprar peças novas final do ano... 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
52 minutos atrás, Robot disse:

Fala pessoal,

Comprei uma FONTE REAL EVGA 600W, nela vem dizendo que não é para ligar no estabilizador e sim na tomada. Coloquei a fonte de alimentação numa extensão que nela é ligada o ROTEADOR e a TV. O computador estava desligado, mas a fonte estava ligada, fui colocar a tampa do gabinete levei uns choques. O que pode ter sido? Lembrando pessoal, tenho sim um aterramento na minha casa para o computador. Eu estava usando a fonte no estabilizador, porque a configuração da minha máquina é baixa, será que mesmo com a configuração baixa eu estou prejudicando a fonte? A configuração do computador é essa: placa-mãe GIGABYTE/PROCESSADOR INTEL DUAL CORE com suporte para I7, PLACA DE VÍDEO ZOTAC 9500  e a Fonte Real que comprei hoje.. Irei começar a comprar peças novas final do ano... 

Primeira coisa a saber: esses termos aí "fonte real" ou "watts reais" não existem. Isso aí são péssimos vícios de linguagem, criados por fabricantes e vendedores de fonte porcaria, para enganar comprador desavisado. Toda fonte é real (já que fonte imaginária só alimenta PC imaginário). Recomendo não usar esses termos.

Estabilizador já não serve pra nada faz uns 20 anos. Atualmente são extremamente prejudiciais e não devem ser utilizados em nenhuma hipótese.

Confira a montagem do computador, se os cabos estão corretamente plugados, se a placa-mãe foi montada corretamente no gabinete (usando os buracos corretos, com aquele sistema de isolamento). Normalmente quando o gabinete da choque, é problema no aterramento sim.

• Curtir 5

Compartilhar este post

Link para o post

Se você utilizar estabilizador e vir a dar algum problema e for constatado que é o estabilizador, a garantia não valerá. Hoje em dia as fontes, principalmente as de qualidade, trabalham com uma margem de variação de energia (20% pra mais ou pra menos), portanto não há nenhuma necessidade de utilizar estabilizador.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Com aterramento correto não poderia levar choque. Tem problema aí. Ligue a fonte direto em outra tomada e verifique se dá choque com uma chave-teste. Verifique também  se a tomada está ligada corretamente:

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@braconius Agradeço pela explicação!! 

adicionado 4 minutos depois

@braconius Cara, mas será que o aterramento depois de mais de 10 anos pode dar algum problema? Eu achei estranho porque ela ligada no estabilizador não dar choque no GABINETE e ela ligada na tomada dar uns choques pequenos no gabinete !! 

adicionado 11 minutos depois

@Ricardov Cara, mas será que o aterramento depois de mais de 10 anos pode dar algum problema? Eu achei estranho porque ela ligada no estabilizador não dar choque no GABINETE e ela ligada na tomada dar uns choques pequenos no gabinete !! 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Robot se o aterramento estivesse correto não ocorreriam choques. Tem que revisar essa instalação, ver se o aterramento existe mesmo, se o condutor não está interrompido e se a polaridade da tomada está correta.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais