Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tensão do capacitor influencia no pulso?


Blumer Celta

Posts recomendados

tensão do capacitor influencia no pulso?

ja dei uma estudada nos capacitores eletroliticos, mas ainda não encontre a resposta para esta dúvida:

 

Por exemplo se eu montar um pisca pisca simples que use capacitores eletroliticos, sei que se alterar o valor dos "uFs" ele muda a velocidade das piscadas

mas se eu mudar a tensão? influencia em algo na velocidade?

 

por exemplo:

projeto original: capacitor de 100uF x 16v

meu projeto: capacitor de 100uF x 50v

ambos alimentados com duas pilhas... piscarão na mesma velocidade?

pra que serve exatamente esta tensão dos capacitores?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se você entender o exato do que essa tensão significa será mais fácil de compreender.

Essa é a máxima tensão a que o capacitor pode ficar exposto..

E não o pulso não muda em nada se essa máxima tensão do capacitor for alterada..

 

No teu caso ai se encontrares um capacitor de 100 uF x 4 Volts bem pode ser usado.. Ele fará a mesma coisa dos outros e certamente terá um tamanho bem menor..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tensão especificada nos capacitores é a tensão que ele suporta.

Ex: você tem uma fonte de 12V, pode usar um capacitor de acima de 12v, nunca abaixo disso, se não ele explode, literalmente. ( cuidado com os olhos)

 

Você pode usar nessa fonte um capacitor de 50v que não tem diferença, o problema é que quanto maior a tensão de isolamento, maior e mais caro ele é.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Capacitor eletrolítico pode explodir mesmo se abaixo da tensão especificada. P.ex. se tiver com ripple estupidamente alto ou se for de baixa qualidade com alto ESR ou a soma dos 2 . Um ex. prático: aposto que você já viu "capacitor estufado" dentro de alguma fonte de pc ou algo do gênero. Tá bôom!... ele não explodiu mas ficou com muita vontade...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!