Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Mxsabbath

Amplificador proton d1200 queimando fusível .

Recommended Posts

Olá caros colegas!

Preciso da ajuda de vocês para resolver um problema com um amplificador que estou tentando arrumar.

Trata-se de um amplificador vintage chamado proton d1200, ele está muito bem conservado recentemente queimou devido a um terminal positivo ter encostado na carcaça, 
Este amplificador é excelente, possui dois canais, e tem potencia de 100 W/rms por canal, mas tem uma carta na manga que é um sistema de alimentação sobre demanda, onde quando requisitado conecta uma segunda fonte ao circuito mantendo a qualidade do som.

Tenho um conhecimento básico sobre eletrônica, sou eletrotécnico porém desde que formei sempre trabalhei com indústria alimentícia, logo realizo manutenção industrial e este tipo de problema é um hobby que estou pegando gosto.

Disponibilizo o service manual aqui para que me ajudem está em pdf.

Até o momento já testei as pontes retificadoras e estão retificando corretamente logo os trafos que as alimentam estão ok e nos transistores de saída identifiquei dois queimados "q625" e "q623" ambos sankem audio, c3519a e a1386a retirei eles da placa mas mesmo assim, assim que ligo o amplificador imediatamente este queima o fusivel de 8A

Peço gentilmente a ajuda de vocês para tentar resolver este problema:tw_blush:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo concerto muitos amplificadores aqui. e achei esse fusível de 8 amperes de valor muito baixo para esse modulo. Tem certeza que o valor original desse fusível.

por que módulos de 400 rms digitais que são os mais econômicos utilizam fusíveis de 30 amperes. Tente confirmar se o valor original desse fusíveis e esse mesmo.

Transistor de saídas dificilmente queimam fusíveis. O seu problema deve ser na fonte mesmo. tente testar os fets da fonte e também os diodos que são ligados em paralelo com o positivo e negativo justamente para proteger por uma ligação invertida.

Topico editado:

A foi mal pensei que era altomotivo agora que vi que e potencia. Acho que fusivel deve ser de valor menor mesmo

Editado por brunocparra
adicionar informacao
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Queridos depois de muito tempo resolvi jogar a toalha,:( testei a fonte e não consegui localizar o problema, tenho poucos equipamentos para trabalhar com eletrônica, e isso complica . 

Gostaria de indicações de boas eletronicas ou profissionais para os quais poderia enviar meu amplificador para reparo. 

ja comprei os transistores que estavam queimados para facilitar o reparo depois de identificado o problema.segue uma foto para referencia do amplificador. tenho o service book completo dele para facilitar o reparo.

IMG_20161114_241314243[1].jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Geralmente oficinas que trabalham com módulos automotivos, possuem bastante experiência nesses amplificadores...

Procure por uma perto de você.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa é a questão Bcpetronzio fui até Campo  Grande "Capital", e não achei ninguém que realize reparo, fui nas principais eletrônicas da cidade( digo de passagem que não quiseram nem ver o amplificador, e eu não tava nem ligando muito pro valor do reparo, o amplificador custa de 600 a 700 dolares lá fora, mesmo com quase 30 anos de idade olha um review dele nesse link:
http://www.hifi-classic.net/review/proton-d1200-165.html

O que me deixou chateado foi a completa falta de interesse, levei o amplificador, os transistores para serem repostos e o service manual dele so preciso mesmo é do conhecimento e interpretação dos caras para realizar o reparo e nem isso quiseram ver acho que eles tem eletrônica como hobby e a loja como esporte, fiquei muito chateado como trabalho com eletricidade me senti envergonhado com a postura destes "profissionais" que tive contato.

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Mxsabbath disse:

Essa é a questão Bcpetronzio fui até Campo  Grande "Capital", e não achei ninguém que realize reparo, fui nas principais eletrônicas da cidade( digo de passagem que não quiseram nem ver o amplificador, e eu não tava nem ligando muito pro valor do reparo, o amplificador custa de 600 a 700 dolares lá fora, mesmo com quase 30 anos de idade olha um review dele nesse link:
http://www.hifi-classic.net/review/proton-d1200-165.html

O que me deixou chateado foi a completa falta de interesse, levei o amplificador, os transistores para serem repostos e o service manual dele so preciso mesmo é do conhecimento e interpretação dos caras para realizar o reparo e nem isso quiseram ver acho que eles tem eletrônica como hobby e a loja como esporte, fiquei muito chateado como trabalho com eletricidade me senti envergonhado com a postura destes "profissionais" que tive contato.

Se quiser tenta entrar em contato com o dono desse canal, acredito que ele arruma pra você:

https://www.youtube.com/user/maicontecnico

Compartilhar este post

Link para o post
Em 21/11/2016 às 17:59, Matthwus disse:

ão Se quiser tenta entrar em contato com o dono desse canal, acredito que ele arruma pra você:

https://www.youtube.com/user/maicontecnico

você não vai acreditar, mas já mandei mensagem pra ele e ainda não obtive resposta. 
Ou não deve ter visualizado.

Ontem aconteceu uma daquelas paradas bem locas, eu tava dando uma volta de bicicleta e entrei numa rua morta, daquelas que ficam no meio de um quarterão, tava meio devagar e por acaso olhei pelo portão aberto de uma casa, e vi um monte de caixas de som abertas daquelas amplificadas, dei mais uma volta pra disfarçar e passei olhando de novo e vi um monte de amplificador, transformador etc, não resisti e resolvi bater palmas.

Saiu um cara e eu perguntei se ele consertava caixa de som amplificada e ele respondeu que sim, falei com ele sobre o meu problema e ele pediu pra eu levar o amplificador lá.

Fui em casa e peguei ele de bike mesmo pois era perto e levei lá. 
Pra minha surpresa o cara tinha uma edicula no fundo com uma oficina completa de eletrônica de áudio e tinha bastante equipamento para reparo.
Só de pensar que rodei 300km até a capital a toa pois ninguém quis mexer e tinha um cara aqui na cidade, perto de casa e ainda que era especializado em áudio, da até uma dor no coração kkkkkk.
Obrigado pela indicação.
Se ele não resolver procurarei mais outros locais. logo por favor indiquem mais!:thumbsup:     

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Mxsabbath Que bom que conseguiu um TÉCNICO perto de você!!!...

Você não é a primeira pessoa que relata isso!, Parece que os "Técnicos" de hoje, querem só trocar placas!!!...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais