Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Marco Tanis

Compra de transistor mofoset compatível

Recommended Posts

Minha dúvida é qual a numeração do mofoset que preciso levar em consideração para comprar outro compatível (com mesma numeração), segue foto.

Spoiler

ScreenShot_20160920223157.png

Tenho uma placa-mãe antiga aqui em casa que não liga, resolvi tentar conserta e talvez seja preciso trocar mofosets (não comprei multímetro ainda pra testar se tem mofoset em curto).

Editado por Marco Tanis

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

certeza que é um "mofoset"? Pelo jeito penso que mesmo com multímetro (que ainda nem comprou) terás alguma 'dificuldade' em testá-lo. De fato, mesmo para os mais experientes há um pouco de dificuldade em avaliar "mosfets" com multímetro e ter 100% de certeza. Mas sim, dá pra ter alguma noção.

Compartilhar este post

Link para o post

Então... ao pesquisar qual defeito que costuma fazer placa-mãe não ligar, descobri que costuma ser mofoset, capacitor e tal, e que para testar mofoset tem que ter multímetro, daí procurei por multímetros pra saber preço e até que não é tão caro, tem uns por R$25, daí sabe como é que é né, o hobby... tava pensando em comprar um pra testar os mofoset de uma placa-mãe que tenho aqui que não liga mais e, quem sabe, tentar arrumar ela.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca consegui testar um MOSFET com um Multímetro (e o meu custou 180 reais). Se estiver em curto beleza, qualquer um vai te mostrar. Agora se estiver aberto, não vai dar pra saber, já que a impedância do MOSFET é altíssima.

Esse negócio de consertar placa-mãe é complicado, qualquer defeito besta ela já não liga, pode ser qualquer componente. Sem contar que as peças de reposição são muito difíceis para comprar, e quando acha é o olho da cara

Compartilhar este post

Link para o post

Com "testar", quis dizer testar se está em curto, pois estando em curto seria necessário trocá-lo não?

Então, acho que com multímetro daria pra testar também a alimentação pro processador, que estando em curto/sem isolamento de positivo com negativo, significaria que o problema (ou um deles) seria no setor do processador, assim, talvez o problema seja somente algum(ns) mofoset.

Esta placa-mãe que tenho parada aqui que não liga mais tem 2 mofosets diferente na parte do cpu, até que os modelos que ela usa não são caro, mas só importando, e daí o que deixa réxitéguichateado é o prazo, mas nada é completo nessa vida também né :mellow:.

Compartilhar este post

Link para o post

cara é sério. tá me doendo ler mofoset. Desta parte da vida em diante pense, escreva e leia MOSFET ok? Isso não deve completar sua vida, eu sei, mas pode-se-lhe abrir portas e mentes. Mas vamos ao que interessa...

Aí sim vi vantagem. Com multímetro (que você ainda não tem) pode sim fazer várias outras medições e etc...etc... etc... Depois desta aula toda: não tente medir tensão com ele na escala de corrente.

Ao bom amigo @Mestre88 uma maneira  manera de testar um mofoset (aff.. contagiei) MOSFET (canal n) é: escala de diodos, coloque e mantenha ponta vm no dreno, preta no source. Com jeitinho dê um curtinho - uma encostadinha - entre dreno e gate ou até mesmo ponha o dedo no gate e dreno. O multímetro deve bipar e/ou zerar. O mesmo entre gate e source, deve abrir. Isso deve reduzir em muito a suspeita sobre ele. E a maioria tem um diodo entre S e D (A e K respec.)

Compartilhar este post

Link para o post
20 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

cara é sério. tá me doendo ler mofoset. Desta parte da vida em diante pense, escreva e leia MOSFET ok? Isso não deve completar sua vida, eu sei, mas pode-se-lhe abrir portas e mentes. Mas vamos ao que interessa...

Aí sim vi vantagem. Com multímetro (que você ainda não tem) pode sim fazer várias outras medições e etc...etc... etc... Depois desta aula toda: não tente medir tensão com ele na escala de corrente.

Ao bom amigo @Mestre88 uma maneira  manera de testar um mofoset (aff.. contagiei) MOSFET (canal n) é: escala de diodos, coloque e mantenha ponta vm no dreno, preta no source. Com jeitinho dê um curtinho - uma encostadinha - entre dreno e gate ou até mesmo ponha o dedo no gate e dreno. O multímetro deve bipar e/ou zerar. O mesmo entre gate e source, deve abrir. Isso deve reduzir em muito a suspeita sobre ele. E a maioria tem um diodo entre S e D (A e K respec.)

kkkkk, sei que é MOSFET! foi só falta de desatenção...

Bom, já me decidi (aliás já estava decidido desde o começo, afinal, criei o tópico foi é pra tirar dúvida sobre modelo do mofoset (aquela carinha)) e vou prosseguir com a ideia de brincar um pouco com a manutenção dessa mobo que tenho aqui, afinal a gente gasta tanto dinheiro atua, o que é gastar uns trocados com alguma coisa que a gente ta afim de fazer né, já que a vida é uma só, o que importa é se divertir uma pouco. valeu a todos que participaram, ou queiram continuar participando, beijo no coração!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais