Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
AlexMarques

Circuito com sensor de som para ativar motor dc

Recommended Posts

Estou fazendo um circuito para ativar por som um carregador de uma arma de airsoft. Não sou profundo conhecedor de eletrônica e o que consegui até agora foi cavando em vários sites de eletrônica. Infelizmente me deparei com um problema no meu circuito. Aparentemente tudo estava funcionando bem, até que durante um teste o motor que coleta as "bolinhas" do carregador sofreu uma resistência, e o circuito continuou a manter o motor ligado. Na teoria o motor só deveria girar se no microfone entrasse algum som, mas bastou eu obstruir com o dedo a saída das bolinas e o motor sofrer a resistência em enviá-las, o circuito manteve o motor ligado direto. O microfone esta em uma distância suficiente para não captar o som do motor do carregador, pois se não tiver a obstrução da saída das bolinhas, o circuito só funciona se captar um som próximo ao microfone.

A resistência que ocorre é normal, pois as engrenagens que o motor gira para impulsionar as bolinhas tem um sistema de molas que mantem elas sobre pressão para serem disparadas.

 

Agora preciso de ajuda para identificar em qual parte do circuito que o problema está acontecendo.

 

Segue o diagrama do que tenho até o momento:

sensor3.png

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 Essa maneira de ligar o microfone está estranha, desse jeito o SCR dispara direto. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 na prática o SCR só dispara quando tem som no mic, apenas fica disparado direto se houver a obstrução das bolinhas provocando a resistência no motor. Qual seria a forma correta de ligar o mic?

 

@Isadora Ferraz testei resistores entre 1R a 100K entre B e E. Todos fizeram com que qualquer som que entrasse pelo mic não disparasse o SCR.

 

Uma informação que não passei antes é que durante o teste, se existe a obstrução no motor o circuito dispara direto, mas basta tirar a obstrução o circuito volta a funcionar apenas se tiver som no mic, sem necessidade de desligamento da energia..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 minutos atrás, AlexMarques disse:

se existe a obstrução no motor o circuito dispara direto,

ao processar esta informação meu computador mental deduziu por si que a tal obstrução é uma resistência ao torque e conjecturou o seguinte:

ao travar o motor causa alguma variação de tensão na fonte. Tal variação (semelhante a um riiple ou vac) causa corrente em R1 C1 (que deixa passar ac) o que provoca disparo de Q1. Sendo isso, há solução que pretendo deixar você descobrir por si só... a não ser que insistas muito muito muito

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz, captei sua mensagem sábia guru!!! Gostei da técnica "Não dê o peixe, dê a vara e ensine a pescar"!!! Mesmo com meus parcos conhecimentos em eletrônica coloquei a massa cefálica para trabalhar e acho que entendi.

Substitui o R1 de 30K para 100K e o problema foi sanado, diminuiu um pouco a sensibilidade do mic, mas resolveu o problema da obstrução causar o disparo direto.

 

Muito obrigado

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, preciso de mais uma ajuda de vocês. O circuito final ficou como está na figura abaixo. Está funcionando bem, mas preciso adicionar mais uma funcionalidade nele, preciso que o circuito depois de disparado funcione uns 2 segundos após interromper o disparo. Existe alguma maneira de realizar tal funcionalidade adicionando um capacitor?

sensor4.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×