Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Foxwalt

Uso de segunda placa de vídeo e definições de limites de processamento

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

havia começado a entender o Folding há um tempo atrás, mas agora gostaria de contribuir de forma ativa. Preciso usar meu computador sempre que vou estudar (é um bom tempo de estudo) e pretendo deixar o programa sempre aberto enquanto a máquina está ligada. Algumas dúvidas:

 

1. Posso definir uma porcentagem específica de uso para cada componente (ou seja, numérica), ou há apenas aquelas três configurações (light, medium, full) mesmo?

2. Posso separar o nível de esforço feito pelo processador daquele feito pela placa de vídeo? Digo, posso deixar meu processador na configuração "full" com o computador em quase completo silêncio, mas a placa de vídeo com uso muito elevado, em combinação com o processador trabalhando do mesmo jeito (e o calor infernal), provoca um ruído que já começa a me incomodar. Como fico estudando, quero silêncio.

3. Posso estar falando uma grande besteira sem sentido, mas é possível colocar uma placa de vídeo secundária nada a ver e usar ela para processar também? Digo, é óbvio que não vou usá-la para qualquer função gráfica, mas o Folding pode reconhecer como outro slot e usar? Minha placa-mãe tem um slot PCI-E sobrando e tenho uma Radeon HD 4670 encostada no fundo do armário (não é grande coisa, mas é melhor que ficar jogada lá). As configurações da minha máquina são:

*Processador: Core i5 4670K @3.4GHz;

*Placa-mãe: GA-Z87-D3HP - BIOS F4;

*Memória-ram: 12GB (3x4GB) DDR3 1600MHz Corsair;

*Placa de vídeo primária: Gigabyte GTX 760 Windforce 2GB;

*(Possível) placa de vídeo secundária: Radeon HD 4670 1GB GDDR3; 

*Fonte: OCZ ModXStream Pro 600W.

 

Obrigado pela ajuda.

 

@ilkyest @Boris_The_Blade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eai Fox, beleza?

 

1- Eu tenho a impressão que são essas as configurações mesmo, mas pode ser que tenha um comando avançado que se consiga setar manualmente a porcentagem de uso da CPU, dá GPU, aqui comigo, em médio ou full fica a mesma coisa, em light ela não folda, testei o cliente mais novo (beta) e ficou na mesma.

 

2- Ter tem, mas via bios e provavelmente não será válido torrar o seu hardware (digo torrar, colocar a rotação dos fans sei lá em 30%, a não ser que tenha um cooler muito bom e silencioso) quando estava foldando aqui sempre deixei o msi configurado para trabalhar com os fans em no máximo de 60% (só passa disso se a temp bater mais de 75ºC e mesmo com o calor de 40ºC a GPU nunca chegou perto disso)  mesma coisa no CPU, minha mobo tem aquele esquema definido, silent, standart, turbo e manual, deixo no silent e mesmo batendo 100% de uso, o CPU fica no máximo a 65ºC uso um tx3). 

 

3- Se a sua GPU principal fosse AMD poderia rolar, mas infelizmente a série da sua 4670 já não tem mais suporte ao folding, agora parece que só série HD7xxx pra cima na AMD, e Kepler pra cima na Nvidia

 

valeu bom fds.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Boris_The_Blade Opa, agradeço pela resposta. 

 

1) Aqui em light a placa de vídeo não funciona também. E parece que não há diferença entre medium ou full mesmo. Será um bug? No mais, vou procurar ver se tem tal comando;

2) Acho que você pode ter entendido errado. Quis dizer o nível de esforço para o folding, não a rotação dos fans. Por exemplo, o processador pode ficar foldando em "full" sem fazer barulho, enquanto a placa de vídeo poderia ficar em "medium" ou "light" para não gerar barulho. Porque tive a impressão que só dá para arrastar se for tudo junto;

3) Essa foi triste. Não tem nada que eu possa fazer com ela? :(

 

Bom final de semana para você também. ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1- o @ilkyest é das antigas (época do v6 e tal) deve poder te responder com mais precisão, mas tinha uns comandos, mas não me recordo se era para limitar o uso de processamento.

 

2- ah tá...você está controlando pela interface do browser ou pelo aplicativo? no browser não me recordo, mas pelo aplicativo, basta você clicar no processador (cpu core 3, é o que deve aparecer pra você, já que um core fica reservado para a GPU), clica nele e a barra (loght, médio,full) será de controle dele, não irá interferir na GPU (achismo da minha parte, não estou com folding no pc agora pra ver se é isso mesmo) em todo caso, acho que clicando com o botão direito do mouse, deve aparecer em qual uso você quer deixar. Tente isso primeiro...

 

3- No folding, infelizmente acho que nada, se fosse o caso da sua gpu principal ser AMD, daria pra usar ela como sua placa principal e deixando a outra foldando, sem ter problemas de conflito com o folding. (seria como usar a onboard normalmente enquanto a placa principal estaria ocupada e sem causar interferência no uso de ambas).

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

em light só o processador funciona, e quando esta o sistema em idle

em medium, o processador funciona direto... idle ou não idle. A gpu irá funcionar quando em idle... na minha não funciona

 

em full... é full.

 

Veja aqui como aplicar as flags

Teria a flag:

Citação

 <cpu-usage v='100'/>

 

Mas não testei ela ainda.

 

3) cara... olha o pessoal até que tá conseguindo... que eu me lembre. O drama é o opencl-nvidia. Esse falta muitas vezes, tanto no pinguim quanto no windows.

 

Quem quiser aventurar-se, eis todas as flags do cliente V7

https://foldingforum.org/viewtopic.php?f=67&t=18187

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Boris_The_Blade @ilkyest Achei uns comentários em fóruns gringos de usuários que fizeram uma gambiarra com um driver específico e conseguiram foldar com a HD 4670, mas essa era a única placa de vídeo no sistema deles. Será que isso funcionaria na minha situação?

 

9 horas atrás, ilkyest disse:

Teria a flag:  <cpu-usage v='100'/>

E isso funcionaria selecionando o slot da placa de vídeo também? Desculpe, ainda estou em processo de aprendizado com isso... Basta escrever, digamos, 65% e ele ficará limitado a 65%?

adicionado 12 minutos depois

Ah, e tem como fazer até a HD 4600 integrada foldar? :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Foxwalt disse:

conseguiram foldar com a HD 4670

 foi recentemente?(2015/16)? porque anunciaram que as wu's que rodavam em placas mais antigas foram extintas (core 11 15 16). 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Boris_The_Blade Realmente, eram tópicos mais antigos... O mais recente deles de 2012.

 

No mais, e se eu comprasse uma placa com refrigeração passiva como a GT 730? Pensei em usar pro folding e PhysX dedicado. Não vai fazer barulho e gasta pouca energia. Uma placa low-end dessas faz alguma pontuação decente no folding? Digo, ao comparar com meu Core i5-4670K, por exemplo.

 

Estive olhando uma dessas: https://www.zotac.com/us/product/graphics_card/gt-730-1gb-zone-edition

 

A memória ajuda no Folding? Pagar a mais pela versão de 2GB?

Editado por Foxwalt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 22/10/2016 às 07:46, Foxwalt disse:

uma placa com refrigeração passiva como a GT 730? Pensei em usar pro folding e PhysX dedicado

 

Essa que você postou tem 384 cudas,  deve render uma pontuação razoável (essa da imagem é uma mobile, com clock menor...e faz 8300k PPD) 

 

Quanto ao physX, não sei, mas acho que a sua 760 é forte o bastante pra rodar essa API...mas talvez ajude utilizar uma placa dedicada.

core17_gt730m.GIF

 

 

Em 22/10/2016 às 07:46, Foxwalt disse:

Uma placa low-end dessas faz alguma pontuação decente no folding? Digo, ao comparar com meu Core i5-4670K, por exemplo

um i5 usando o browser, deve fazer algo por volta dos 18/20k de ppd no SMP do cliente do aplicativo deve ficar por volta dos 13/14k pdd...mas gastando mais energia que a placa de vídeo

Editado por Boris_The_Blade
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
31 minutos atrás, Boris_The_Blade disse:

Essa que fosse postou tem 384 cudas, é deve render uma pontuação razoável (essa da imagem é uma mobile, com clock menor...e faz 8300k PPD) 

Acho que considerando a de desktop devo conseguir algo acima de 10.000 PPD então. Ué, até que parece interessante.

 

32 minutos atrás, Boris_The_Blade disse:

Quanto ao physX, não sei, mas acho que a sua 760 é forte o bastante pra rodar essa API...mas talvez ajude utilizar uma placa dedicada.

Sim, isso seria secundário, achei apenas que poderia vir a ser útil para isso também. 

 

38 minutos atrás, Boris_The_Blade disse:

um i5 usando o browser, deve fazer algo por volta dos 18/20k de ppd no SMP do cliente do aplicativo deve ficar por volta dos 13/14k pdd...mas gastado mais energia que a placa de vídeo

Eu fico lendo PDF... É "usar um leão para matar formiga". Daí aproveito pra foldar.

 

A GT 730 eu deixaria, a princípio, foldando o tempo todo em que o computador estivesse ligado. O processador enquanto eu puder fazer minhas tarefas sem ser atrapalhado (inclusive enquanto jogo) e a GTX 760 muito raramente quando o barulho não incomodar (fora o fato da minha Gigabyte "beber" um bocado de energia).

 

power_maximum.gif

 

Como eu queria que fosse possível definir um uso limite para placas de vídeo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Troca por uma gtx 1050ti :P

75w de energia e o pessoal está esperando testes para saber se ela fica abaixo ou acima da gtx 960.

Editado por Correr
erro de português :x
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Correr Ah, mas aí é bem mais caro e ela vai ser provavelmente igual ou melhor que minha placa principal atual. Não planejo trocar a GTX 760 tão cedo já que, apesar de alguns contras, ela ainda apresenta desempenho extremamente sólido nos jogos (fico até surpreso).

 

E o problema é que enquanto jogar a placa de vídeo vai ser intensamente usada e não pode foldar, e enquanto estudar ela faz barulho e incomoda (fora o consumo de energia). Queria começar escolhendo uma plaquinha secundária com refrigeração passiva mesmo para deixar foldando direto. 

 

Será que alguma versão futura do folding vai permitir limitar o uso da placa de vídeo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt a limitação única, até agora, é por em "medio" que a gpu vai foldar quando em "idle'.

 

Acho que essa limitação não virá mais

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
27 minutos atrás, ilkyest disse:

Acho que essa limitação não virá mais

Eu tinha lido que a maneira que o Folding fazia isso antigamente era em ciclos de carga total/sem carga, o que definitivamente não é "saudável" para uma placa de vídeo. Isso realmente é ruim de usar, mas pensei na possibilidade de chegarem a um ponto em que consigam desenvolver uma limitação real, talvez por evolução das APIs, arquiteturas e drivers...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt  pelas nvidia eu não veria problemas, o drama é as AMD/ATI em linux, cujos driveres demoram pencas para chegar.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 23/10/2016 às 20:03, Foxwalt disse:

Será que alguma versão futura do folding vai permitir limitar o uso da placa de vídeo?

 

Talvez uma limitação na prioridade de uso possa rolar, se eu não estiver delirando, acho que  o Bruno usa uma 1070 e consegue foldar e jogar ao mesmo mas isso faz o rendimento da gpu cair muito pois o windows dá prioridade para o game.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segundo a NVidia a 1050ti é para chegar aqui no brasil custando 750 temers ou menos, mas melhor esperar para ver.

 

Se eu for me basear na 750ti (EVGA GTX 750Ti FTW w/ ACX) que tenho, mesmo possuindo 2 fans e soltando o folding em full ninguém em minha casa ouve a placa girar. Óbvio que uma placa "mais gamer" pode fazer mais barulho pelo simples fato de entregar mais potência e precisar de um fan mais agressivo para dissipar o calor. Mas para uma placa média (como as GTX _50) 1 fan é pedir barulho em excesso em determinadas situações (como reclama na hora dos jogos um amigo que possui uma gtx 750ti de 1 fan), mas com 2 fan é silêncio garantido.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 25/10/2016 às 10:59, Boris_The_Blade disse:

Talvez uma limitação na prioridade de uso possa rolar, se eu não estiver delirando, acho que  o Bruno usa uma 1070 e consegue foldar e jogar ao mesmo mas isso faz o rendimento da gpu cair muito pois o windows dá prioridade para o game.

Digo, poder limitar estando a placa de vídeo inicialmente em idle mesmo.

 

@Correr Aqui minha GTX 760 faz um barulho considerável quando vai a 100%... É o modelo da Gigabyte Windforce com três fans. Pensei na possibilidade de fazer underclock e undervoltage quando for foldar... Será viável?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×