Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperaturas no i7 4770


Posts recomendados

Pessoal, vou tentar ser bem simples na pergunta. Vou explicar tudo por extenso, mas se vocês acharem que eu to falando demais, tem um resuminho no final, mas peço que quem puder, leia tudo.

-----Quais as temperaturas normais para um i7 4770? A Geração Haswell (4ª) realmente é "esquentadinha"?

Caso: Comprei essa semana um kit com i7 4770. O preço estava bom, mas ao chegar, fui testar e vi que ele atingia facilmente os 70 graus com menos de 50% de uso usando o coolerbox padrão da intel que veio com ele. Troquei a pasta térmica e coloquei uma Arctic Silver 5 e o caso não mudou. Quero saber se é um item defeituoso, ou se é normal. Pesquisei na net e MUITA gente reclama de temperaturas altas no i7 4770, então cheguei à possivel conclusão de que isso é normal. Descobri também que existe uma diferença entre os "tipos" de temperatura, e aquele limite de 70 que dizem por aí não é bem assim...
Tenho aqui as pastas térmicas Arctic Silver 5 e Xigmatek PTI-G4512. Tenho o coolerbox da intel (o qual está atualmente instalado) e um Dark Knight II que ainda não testei com o i7 4770.


Segunda dúvida importante:

---------- Devo ficar com esse processador ou devolver ao vendedor? (tenho ainda 5 dias pra isso)

Atualmente tenho um i7 2600 com uma P8h67-V. Estava indo bem, mas quero pegar uma GTX 1070 e usar um processador que não precise se esforçar tanto pra acompanhar (mesmo que não tenha gargalo), então ia passar pro 3770, mas como vi um 4770 barato, resolvi pular logo de geração.

Dados:

Temperatura no prime 95 do i7 4770 (com coolerbox da intel): 90 graus, mesmo com o arctic silver 5.
Temperatura no prime 95 do i7 2600 (com o Dark Knight II): máxima de 69 no núcleo mais quente com arctic silver 5.

Ainda vou testar com a pasta da Xigmatek e com o Dark Knight II pra ver no que dá.

Configuração atual:

i7 2600 (pasta arctic silver 5 + dark knight II)
p8h67-v
16 (2x8) GB HyperX Fury 1600mhz

GTX 970

fonte Corsair GS800

1 cooler de 120mm frontal no gabinete

1 cooler de 90mm na traseira

 

O que vou mudar:

i7 4770 (pasta arctic silver 5 + coolerbox da intel)

ga-h87m-hd3 (mas já comprei uma z97m-plus da asus pra substituir, to esperando chegar).


RESUMÃO:

 

Comprei um i7 4770 e to preocupado com as temperaturas.

Coolerbox da intel + arctic silver 5. Tá chegando nos 70º fácil em jogos mesmo sem passar de 50% de uso. Tá chegando nos 90 graus no prime95.

 

Isso é normal nos 4770 ou na 4ª geração como um todo? O processador tem defeito? TODOS os i7 de 4ª tem "defeito"? Devo ficar com o processador ou devolver ao vendedor? O limite do 4770 é de 105º e poucos, pelo que pesquisei pela internet, mas ficar na casa dos 80 pode estragar esse em específico? Devo ficar com o i7 2600? Devo investir no i7 3770?


Já agradeço a quem responder. Sei que algumas pessoas falam desse processador de vez em quando aqui, mas nunca ficou clara a hipótese de se isso é comum ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, yuri.rar disse:

usando o coolerbox padrão da intel

Só isso já reponde qualquer pergunta de "quente". O coolerbox segura, mas é quente e barulhento.

45 minutos atrás, yuri.rar disse:

Temperatura no prime 95 do i7 4770 (com coolerbox da intel): 90 graus, mesmo com o arctic silver 5.
Temperatura no prime 95 do i7 2600 (com o Dark Knight II): máxima de 69 no núcleo mais quente com arctic silver 5.

Nesse caso, Prime95 não serve de comparação. Com o 2600, P95 faz uso apenas da instrução AVX, mas com o 4770 ele consegue usar FMA3, que gera muito mais calor.

48 minutos atrás, yuri.rar disse:

Isso é normal nos 4770 ou na 4ª geração como um todo? O processador tem defeito? TODOS os i7 de 4ª tem "defeito"? Devo ficar com o processador ou devolver ao vendedor? O limite do 4770 é de 105º e poucos, pelo que pesquisei pela internet, mas ficar na casa dos 80 pode estragar esse em específico? Devo ficar com o i7 2600? Devo investir no i7 3770?

A primeira geração de Haswell era mais esquentadinha mesmo, a TIM desse processadores era ruinzinha mesmo. Não que os Haswell-R fossem muito melhores, mas pelo menos era um pouquinho "menos quente".

 

De qualquer forma, relaxa. Suas temperaturas estão dentro do esperado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, yuri.rar disse:

Essas temperaturas não podem causar dano ao i7 4770?

Não. Rodando abaixo de +/- 85, pode ficar com ele direto que não tem problema.

27 minutos atrás, yuri.rar disse:

E como faço pra comparar as temperaturas sem ser no prime95?

Você compara com P95 mesmo, mas ao em vez de comparar com processadores mais antigos (que, diga-se de passagem, tem tolerâncias menores), você compara com outros processadores Haswell.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@yuri.rar Apesar de estar dentro da faixa de segurança ( no limite superior) temperaturas menores é sempre bem vindo,

Tcase do I7 4770 é de 72ºC, então ainda tem uma margem de uns 15º - 20ºC a mais e  você esta seguro, mas ideal é colocar um air cooler eficiente e melhorar a ventilação do seu gabinete, qtos fans o gabinete tem? O gabinete tem espaço por fora para ventilar ou fica escondido em algum armario apertado?

 

porq nao taca um air cooler de terceiro?  So tem q verificar antes o espaço do seu gabinete, entre o processador e a tampa lateral se cabe um de air cooler de 120 mm, senao taca um de 92, ja faz toda diferença

Alguns de 120mm

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=42062&origem=52&gclid=CjwKEAjw-abABRDquOTJi8qdojwSJABt1S1OJ9T3rnO6CJ-CzHgt7cCefJsLw6ecYieC2eaLAKbYqRoCl0jw_wcB

 

http://www.pichau.com.br/cooler-para-processador-hyper-t4-cooler-master-rr-t4-18pk-r1-box

 

Cooler de 92 mm

http://www.pichau.com.br/hardware/cooler-processador/cooler-para-processador-hyper-tx3-evo-cooler-master-rr-tx3e-28pk-r1-box

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucio Erglis Olá! Obrigado pela resposta.
Como já dito no post original, tenho um Dark Knight II que ainda vou instalar pra testar como ficam as temperaturas, e de coolers tenho 2 atualmente instalados no gabinete: um de 120mm frontal pra entrada de ar e um atrás para saída. Tenho mais um extra pra colocar na lateral, mas não está instalado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalei o Dark Knight II aqui com a Xigmatek PTI-G4512
Melhorou muito!!!

Agora fica abaixo de 30 em idle (mas hoje tá mais frio que nos outros testes mesmo, a temp ambiente) e fica

cerca de 70-72 no Prime95 

cerca de 60-62 no Intel Extreme Tuning Utility

Acho que tá tudo certo, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Poxa, por que alto? Essas ferramentas colocam o processador em 100% de uso. Abaixo dos 60º da Intel acho impossível ficar. Todos os meus processadores até hoje ficaram em temperaturas próximas jogando, mesmo sem estar em 100%. Considero ótimas temperaturas, aliás.

Aliás, jogando WItcher 3 nele aqui, ficou na faixa dos 45º. Mas claro, nesse caso o uso ficou em cerca de 25%.
Acho que não tem como conseguir resultados melhores em um air cooler...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@yuri.rar já está bem melhor com o Dark Knight II, mas você pode rodar o Prime e abrir o CPU-Z para ver como está o Vcore (o grande vilão das temperaturas).

 

Sobre os limites de temperatura, uma boa leitura:

http://www.tomshardware.com/forum/id-1800828/intel-temperature-guide.html

 

Para mastigar um pouco, a diferença (offset) entre o core temp e o Tcase não é tão grande (5ºC). Também não consigo imaginar 15ºC depois de todos os testes que eu fiz. 10ºC é muuuuuita coisa para informática. E a temperatura alta não só degrada o chip, mas também degrada o desempenho. Em overclock, a temperatura ambiente subir de 25ºC para 28ºC era o suficiente para dar tela azul. Leve as temperaturas à sério, de preferência 5-10ºC abaixo do Tjunction.

 

6th Generation 14 nanometer: i7 6700K / i5 6600K (TDP 91W / Idle 2W)

Tcase (CPU temp) = 64C
Tjunction (Core temp) = 69C
Tj Max (Throttle temp) = 100C


4th Generation 22 nanometer: i7 4790K (TDP 88W / Idle 2W)

Tcase (CPU temp) = 74C
Tjunction (Core temp) = 79C
Tj Max (Throttle temp) = 100C

 

4th Generation 22 nanometer: i7 4770K / i5 4670K (TDP 84W / Idle 2W)

Tcase (CPU temp) = 72C
Tjunction (Core temp) = 77C
Tj Max (Throttle temp) = 100C


3rd Generation 22 nanometer: i7 3770K / i5 3570K (TDP 77W / Idle 6W)

Tcase (CPU temp) = 67C
Tjunction (Core temp) = 72C
Tj Max (Throttle temp) = 105C

 

2nd Generation 32 nanometer: i7 2600K / i5 2500K (TDP 95W / Idle 8W)

Tcase (CPU temp) = 72C
Tjunction (Core temp) = 77C
Tj Max (Throttle temp) = 98C

 

 

 

-----edit-----

você pode dar uma margem de erro, mas esses artigos são geralmente escritos por representantes ou engenheiros aposentados, ou as informações são validadas. De forma geral, 70-75ºC é a norma aceita na internet para os chips Intel. Como nunca é bom ficar no limite aceitável, abaixo de 70-75ºC é o que todo mundo recomenda / gosta - e os chips também agradecem.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!