Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador pam8610 cortando som em graves pesados


Posts recomendados

  • 5 meses depois...
4 horas atrás, Eraldo souza e silva disse:

ola bom dia deixa eu ver se enntandi opositivo da saida da fonte você liga no megativo do capacitor e o positivo do capacitor no positivo do amplificador

Não.

Apenas positivo com positivo e negativo com negativo. 

O capacitor deve ficar em paralelo e não em série. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então deixa eu explicar o que acontece comprei um amplificador pam8610 para ligar uma caixinha de som

uso fonte de 12v 2amp

alto-falantes de 50w 4oms

amplificador 15w x15w 8oms

liguei os alto-falantes em serie e funcionou    mais quando aumento o volume acima de 50% o amplificador desliga entra em modo segurança vi um poste de um colega que estava com mesmo problema e ligou um capacitor 2200uf 35v minha duvida e com rwlacao a ligacao vou mandar uma foto para vocês verem se esta certo e se e este capacitor mesmo

1520955336679-941648580.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, a ligação está certa mas não vai resolver seu problema. 

Sua fonte tem 12V e 2A, logo terá no máximo 24W.

Então não tem como fazer milagre pra ligar um amplificador que supostamente tem 30W. 

Tem que ser uma fonte de no mínimo 3A para ficar com 36W e ter uma sobra de corrente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Mestre88 disse:

Sim, a ligação está certa mas não vai resolver seu problema. 

Sua fonte tem 12V e 2A, logo terá no máximo 24W.

Então não tem como fazer milagre pra ligar um amplificador que supostamente tem 30W. 

Tem que ser uma fonte de no mínimo 3A para ficar com 36W e ter uma sobra de corrente. 

obrigado partiu trocar fonte

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim esse problema estava acontecendo mas ficou totalmente resolvido assim:

 

Como li que esses PAM (8610, 8403) amplificam qualquer coisa que cair nas suas entradas, ruídos e interferência inclusive) por que são "filterless", quer dizer, não têm filtro nenhum na entrada, achei melhor colocar tanto a fonte de sinal (no meu caso um desses tocadores de MP3, Flac, pendrive, bluetooth) quanto o capacitor o mais perto do PAM9610 o possível, ou seja, soldados diretamente na placa do PAM.

 

Ficou assim:

 

DSCF1788.thumb.JPG.28caeeef00c4b5ee6a0f1857e4ce0036.JPG

 

De qualquer forma, será que essa sua plaquinha do PAM8610 é que não está com algum tipo de problema? Essas plaquinhas são meio... bem, sei lá... uma vez montei uma bugiganga com o PAM88610, tava cheio de problema, tentei de muitas formas, resolver o problema mas só consegui quando comprei outra plaquinha. Acho que a primeira estava bichada... E pelos sintomas desconfio - mas não posso afirmar - que o problema era um daqueles micro-capacitores SMD. às vzes só da gente esquentar a placa quando vai soldar algo já solta um desses componentes SMD, não completamente mas solta um pouco a solda original em apenas um dos lados... a gente olha, o componente está lá, parece até bom...

 

Se der, faça um teste com uma outra plaquinha dessas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um de 2.200 uF, 25v, caro Eraldo. E não sei se você reparou mas a placa com o PAM8610 eu coloquei de cabeça prá baixo prá fazer os furos da sua entrada coincidirem com os furos de saída do player. O que quero dizer é que, pelo que andei lendo por aí, inclusive pelo Mestre88 no tópico do interruptor stand-by, quanto menor forem os cabos ligados ao PAM, menor as chances de aparecer ruídos, interferências. Não tenho certeza mas não acharia estranho se ouvisse que esses ruídos causam, pelo menos em parte, distorções.

 

Lembrei de um negócio, agora... li, e também não me lembro aonde, que um cara botou um LED em série (acho... ou foi em paralelo?) com o PAM8610 e viu que quando aumentava o volume ou quando tinha um grave, um "batidão" no meio da música, o LED quase apagava. Como não tinha vídeo, nada, não sei se é verdade, tô vendendo pelo que comprei. Em todo caso depois que botei esse 2.200uf/25v as engasgadas nos graves pararam e agora os graves estão bem definidos.

 

Deixo a pergunta, se não for abuso, pros mestres: pode ser verdade esse negócio do LED sendo alimentado junto com os 12v do amplificador ficar oscilando o brilho? Se sim, esse LED estava em paralelo ou em série com a alimentação de 12v do amp?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente o Led estava em paralelo, até porque em serie não funciona. 

Isso eu já vi acontecer até mesmo em aparelhos comprados, devido a falhas de projeto os leds indicadores do painel ficam piscando. 

Existem outras coisas que causam esses problemas como fios finos ou de má qualidade, emendas mal feitas, fios compridos e alguns tipos de fontes chaveadas que não se dão bem com amplificadores. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Olá.. Tam bem estou apanhando pra está plaquinha..no meu caso..liguei a primeira vez..funcionou  normal mas cortava perto do volume máximo como foi dito aí.. .aí resolvi refazer a ligação de fones em paralparalelo..liguei 4 fone de 4w 4♎ em série paralelo resultou no final 4♎  ai alimentado por 12v 5A   o Som era gerado por uma placa blutuf usb que estava sendo alimentada por outra fonte....o som seu um ruído muito forte...uma das placa torrou e o som as vezes saia as vezes não.. .

Agora comprei mas 3 placa..pam8610 queria saber como podia ligar elas...pra ficar bom..c usar capacitor c for.. qual?

Os fones que tenho são de caixinhas..dessas comum...redpeitei a impedandancia.de 4♎.me ajudem..

Queria..resolver..isso...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que o pino P2 comum junta os dois negativos (também chamados de terra).

Nesses amplificadores os dois negativos da cada canal não podem ser juntados.

 

amplificador-de-audio-digital-2-canal-15-w-12-volts-pam8610-D_NQ_NP_713705-MLB25075117585_092016-F.jpg.3d3aa61b10b213b0a6a9677f54e59b2f.jpg

 

Por isso o pino P2 do fone para esses amplificadores têm que ter 4 "partes":

 

cabo-p3-extensao-p2-4-vias-1-0m-p-headset-celular_4031.jpg.39972176018ad02274d39eeeb42d1d52.jpg

 

Pessoalmente nunca vi desse tipo de fone pronto. O que vejo é um P2 de 4 vias mas com entrada para microfone, para usar com celular.

 

plug-p2-fone-microfone.thumb.jpg.099dc836a8157056b455e39771460b7b.jpg

 

Aí também não serve.

 

Sempre dá prá fazer mas eu, se pensasse em por fone na saída do meu, bem... pensaria mais duas vezes antes das 4 últimas vezes, rs... já que atenuar a saída, pelo fato de não ter terra, não é tão simples quanto se fosse um amp comum.

 

(Até filtro para esses amplificadores PWM são "diferentões"... sabe filtro para cortar grave, agudo, filtro para tweeter? Dá uma olhada no datasheet dele prá ver só o quanto de capacitor e resistor precisa nesses filtros!

 

PAM8610.pdf

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, rmlazzari58 disse:

É que o pino P2 comum junta os dois negativos (também chamados de terra).

Nesses amplificadores os dois negativos da cada canal não podem ser juntados

Na entrada? 

Como faz pra ligar nas fontes de sinal então? 

Todas elas tem o terra comum. 

 

Na saída eu até entendo, já que trabalham em modo ponte. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Mestre88 disse:

Na entrada? 

Como faz pra ligar nas fontes de sinal então? 

Todas elas tem o terra comum. 

 

Na saída eu até entendo, já que trabalham em modo ponte. 

Isso eu também gostaria de saber..pous também juntei os dois terras...e liguei.. e elas estão parando de tocar..depois  de um tempo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Danycello disse:

juntei os dois terras

espero que tenhas feito isso antes de ler o que o amigo ...

17 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Nesses amplificadores os dois negativos da cada canal não podem ser juntados.

recomendou com propriedade.

 

6 horas atrás, Mestre88 disse:

Na entrada?  

Como faz pra ligar nas fontes de sinal então? 

Tem sistemas que trabalham com amplificador diferencial onde 'não há' terra. Especialmente útil pra circuitos que são enviados pra lua e marte... (aff tava indo tão bem.. )

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Mestre88 disse:

Na entrada? 

Como faz pra ligar nas fontes de sinal então? 

Todas elas tem o terra comum. 

 

Na saída eu até entendo, já que trabalham em modo ponte. 

 

Na entrada. Agora sobre o modo ponte...

 

12 horas atrás, Danycello disse:

Isso eu também gostaria de saber..pous também juntei os dois terras...e liguei.. e elas estão parando de tocar..depois  de um tempo...

 

O que impede o uso de fones é o pino P2, que junta os (-) de cada canal. Mas se você adaptar um pino P2 de 4 vias para os fones, lembrei de um esquema para atenuar a saída para os falantes de modo a poder usá-la para os fones:

 

p100-f1.gif.65342e1f90714a8ca159f0437341c8c4.gif

864447887_verso1.jpg.a3e57f705c91916c53bcb248c87d2b3f.jpg

 

 

ou ainda

p100-f2.gif.e62de6a055788ae16c4228f581baaf24.gif

2072758507_verso2.jpg.68362f9ef15de5d82dd2b2a1ecd7ffd0.jpg

 

 

Fonte: http://sound.whsites.net/project100.htm

 

Só não tenho certeza de que pode usar isso com amplificadores em ponte, trocando GND por (-) e tomando cuidado para não juntar os dois (-). Será que pode, @Mestre88?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!