Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Robert Gabriel Da Silva

Vu somente com ci 4017 e amplificador transistorizado

Recommended Posts

Ola pessoas,

Como alguns ja sabem meu projeto de amplificador e retificador digamos que didaticos, ( melhor parte é incomodar os vizinhos com o som auto kkk)

estão quase finalizados restando duas partes. Depois de passar o dia todo pesquisando nao encontrei nenhum circuito de VU meter APENAS  com 4017 e alguns componentes basicos, que funcione. Alguns são antigos demais e muitos deles pedem o NE 555 mas quando eu monto o sinal do amplificador nao faz nem cocegas no 4017 kkk. preciso que alguem me ajude a achar um circuito funcional de um VU Meter APENAS com o 4017 e um amplificador de uns 20W transistorizado que utilize componentes que eu possuo ao meu alcance tipo bc328 diodos 1n4841 e assim por diante nada de TIPs ou BDs se for possivel é claro. Até encontrei alguns mas no final nao funcionaram.

O meu projeto pra quem nao sabe é:

Fonte Retificada (X)

Pré Amp(X)

Amp de potencia(  )

VU meter(  )

Quem puder disponibilizar esses circuitos didaticos e funcionais para me ajudar agradeço.

Robert

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O 4017 não serve para se fazer um VU meter tradicional. De onde tirou esta ideia?

O máximo que pode fazer com ele (e um 555) é um sequencial onde quando o som esta alto os Leds "correm" mais depressa e quando os sons abaixam piscam mais devagar. Um VU deste tipo é formado por amplificadores operacionais, pode montar diretamente com eles, usar transistores ou CIs especiais do tipo encontrados em aparelhos de som.

9 minutos atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

um amplificador de uns 20W transistorizado que utilize componentes que eu possuo ao meu alcance tipo bc328 diodos 1n4841

Isto non ecziste!

Amplificador de 20W transistorizado é TIP41 pra cima. Se não quer usar transistores use um CI como os tradicionais STKs ou TDAs.

Compartilhar este post

Link para o post

@Mestre88 eu encontrei sim VU meter com 4017 ate alguns no youtube mas os caras que postaram nao colocaram o esquema.

e eu ja me liguei do 555 com o 4017 e faz um sequencial mas nao é essa a finalidade eu ate encomendei um 3915 para o VU meter mas so chega mes que vem. 

ate vou mandar um aqui:

vu-meter.jpg mas ate eu que sou leigo ja vi q tem erro nesse esquema o pino 1 tem 2 leds e nao tem logica isso pelo datasheet no lugar do segundo led no pino 1 deveria ser no 3  mas por algum motivo desconhecido esse circuito funcionou no primeiro teste quando eu fui fazer a PCB o filha da pu** parou de funcionar por obra do maligno kkk

e com relação ao amp também vou comprar os TIPs mas na loja aqui do bairro nao tem e o cara encomendou e vai demorar uns meses kkk  mas vamos esquecer esse amplificador e vamos achar um circuito de 4017 VU Meter please -=D kkkk

OBG pela atenção 

Robert

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Analisando o circuito, ele não deixa de ser um sequencial (já que é isso que o 4017 sabe fazer). A ideia é interessante, faz um efeito legal a cada batida do som (não vi funcionando, apenas imaginei).

Ao meu ver realmente funciona como você mesmo disse, deve ter algo errado na sua PCB.

E realmente o cara errou, o primeiro Led vai no pino 3.

Se quiser pode por um 10º Led aí, ligue ele no pino 11 e aterre o pino 15. Se quiser diminuir os Leds também pode.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Mestre88 então foi por isso que nao deu 100% certo eu nao aterrei o pino 15 apenas jampiei com o 11 e nao coloquei led no pino 11 =P e no pino 12 n faz nada?  se você puder mandar o esquema correto para eu montar eu agradeço muitissimo e postarei amanha o resultado. 

OBG pela atenção

Robert

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

@Mestre88 então foi por isso que nao deu 100% certo eu nao aterrei o pino 15 apenas jampiei com o 11 e nao coloquei led no pino 11 =P e no pino 12 n faz nada?  se você puder mandar o esquema correto para eu montar eu agradeço muitissimo e postarei amanha o resultado. 

OBG pela atenção

Robert

O que eu disse foi apenas um modo de colocar um led a mais, não altera em nada o funcionamento do circuito original. Do jeito que você fez também está certo.

Sim, o pino 12 não serve pra nada nesse caso. Deixe-o livre!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Procure por LM3915. Esse é um dos CI's corretos para se fazer um  VUmeter

Com o 4017 nem que a vaca tussa vais conseguir fazer..

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

@faller ja encomendei mas so chega mes q vem kkkkkk eu tenho 2 4017 n tem como mesmo?

Robert

É como eu já te disse, Mais fácil a vaca tossir e um sapo dançar rumba que conseguires fazer um VUmeter com 4017.

Compartilhar este post

Link para o post

@faller kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk  aquele esquema q eu mandei ficou interessante com 4017 so q parou d fumfar kkkk vou refazer ele agora n parei ainda kkkk to tirando um flyback velho aqui pra brincar kkkk  mas beleza vou refazer o circuito q mandei e se funcionar te mando o resultado em video abrass

Robert

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só tenho algumas considerações a fazer com respeito ao 4017 como VU.

- O clock precisa de uma onda quadrada;

- A primeira saída não pode ser usada (porque quando o CI é ligado ele leva a primeira porta a nível alto e não queremos que nenhum LED fique aceso quando não tiver nenhum sinal);

- O Reset não pode ficar ligado direto na massa porque ele precisa reiniciar logo após a decida do nível da entrada.

SE fizer um rearranjo levando em conta o que eu disse, e mais algumas coisinhas o funcionamento fica perfeito.

Vocês concordam comigo?

Compartilhar este post

Link para o post

@Robert Gabriel Da Silva ,

Bom .... atendendo seu insistente pedido ... segue o sapo dançante  kkkkkk ops ... um circuito que vai permitir você usar o seu querido cd4017 para fazer o seu display VU tipo ponto .... pior é que funciona como um mesmo !!!!

Na prática, é só acertar a frequência de oscilação do LM555, e injetar o sinal a ser medido na ponta superior do variável RV1 e ajustar ele para o fim de escala, que é quando acende o Led D10. No circuito, essa ponta superior vai ligado na alimentação de 5V/9v/12v/15V voce que escolhe kkkk ah, e falta o resistor limitador de corrente para cada Led.

A simulação no Proteus funciona direitinho.

Ah, você disse que tem 2 cd4017... dá para acender até 16 Leds com esse circuito, apenas encadeando o segundo CD4017 e usando as saídas livres do 74HC374, e mudar o pinos dos CD4029 para ele contar em binário em vez de decimal....

Boa diversão kkkkkk !

Claro que é uma brincadeira, pois se você realmente montar isto eu vou lhe dar um troféu de masoquista do ano !

vumeter.jpg

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

@faller kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk  aquele esquema q eu mandei ficou interessante com 4017 so q parou d fumfar kkkk vou refazer ele agora n parei ainda kkkk to tirando um flyback velho aqui pra brincar kkkk  mas beleza vou refazer o circuito q mandei e se funcionar te mando o resultado em video abrass

Robert

A quem você quer enganar????  Não a mim.. Aquele diagrama usa do sinal de áudio para clocar o contador..

Você não estará montando um VU meter e sim um contador de picos de áudio que ao chegar na sua última contagem (décimo led) se reseta e volta para o led 1 (união dos pinos 15 e 11) .

Isso não é um VU meter nem aqui nem na Mandchúria do norte...  Mas para quem quer  "se enganar-se a sí próprio" vai bem..

O próprio nome já diz VU meter de Volume Unit meter indica a cada nível ou no caso a cada led um determinado nível do áudio que está sendo amostrado. Esse do 4017 mostra é correria de led independentemente do volume do áudio. Fake, puro fake..

Compartilhar este post

Link para o post
25 minutos atrás, Classificados Mineiro disse:

Eu só tenho algumas considerações a fazer com respeito ao 4017 como VU.

- O clock precisa de uma onda quadrada;

- A primeira saída não pode ser usada (porque quando o CI é ligado ele leva a primeira porta a nível alto e não queremos que nenhum LED fique aceso quando não tiver nenhum sinal);

- O Reset não pode ficar ligado direto na massa porque ele precisa reiniciar logo após a decida do nível da entrada.

SE fizer um rearranjo levando em conta o que eu disse, e mais algumas coisinhas o funcionamento fica perfeito.

Vocês concordam comigo?

De jeito nenhum, meu amigo.

Veja o comentário acima do mestre Faller.

Um VU meter tem de indicar um valor que seja proporcional à tensão aplicada na sua entrada. E não tem jeito de o CD4017 fazer isso , a não ser com alguns CI's auxiliares de lógica, da maneira que eu postei, mas claro apenas como uma curiosidade, pois é 1000 vezes mais simples usar um LM3914 ou LM3915.

Compartilhar este post

Link para o post

@aphawk Olá , 

UM desafio é sempre bom!

Sabemos que ym VU mede alguma coisa que não podemos medir ou ver num dado momento.

O circuito do nosso amigo Robert precisa de ajustes pra funcionar como um VU.

Então eu fiz algumas considerações.

Desta forma , o circuito pegaria uma amostra, tecnicamente apenas meio ciclo de uma onda de qualquer frequência que entrasse.

Daí o circuito seria capaz sim de medir um sinal. Em outras palavras, seria a "reivenção da roda" através de um CI digital.

Pegar um Ci analógico pra fazer um VU vai ser fácil, mas um CMOS é um desafio gostoso.

adicionado 2 minutos depois

Acho que pessoas chegaram mais longe que isso. TODOS nós podemos ir além disso. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Classificados Mineiro ,

Concordo que sempre temos de procurar novos desafios, mas olhe bem isto :

O pino 14 do CD4017 é a entrada de clock, e ela é sensível apenas à variação de nível 0 para o nível 1, e quando isso ocorre a contagem é incrementada.

Analise comigo, suponha uma tensão de alimentação de 5 Volts.

Agora, o contador só vai incrementar quando a tensão no pino 14 ultrapassar 1,7 Volts. Imagine que existe um sinal musical de 10 Khz, com amplitude indo de menos de 1,7 Volts para mais de 1,7 Volts, e voltando novamente e assim sucessivamente.

O que estamos fazendo é que o CD4017 vai incrementar direto a uma taxa de 10.000 contagens por segundo. A única coisa que você vai ver é todos os leds acesos...... pois cada Led vai acender 1000 vezes por segundo.

Que informação isso nos dá ?  Nenhuma !   

E se a tensão for menor, e ficar sempre entre 0 e 1,5 Volts, voce não vai ver nada, nenhum led vai acender ....

Repare, nada relativo à frequência do sinal nos permite ter alguma informação sobre a amplitude.

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

enquanto isso, num mc não muito longe daqui...

for(;;) PORTB=1<<(adcread(0)/128);

...

kkkkkkkkk

Bem lembrado, Isadora, você viu o meu circuitinho doido só para o amigo usar o CD4017 dele ?

Nem preciso dizer que tava sem nada pra fazer né ?

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

calma galera kkkkkkkk estou nesse momento montando o circuito com as considerações dadas pelo @Classificados Mineiro  tomara que de certo kkkkk com relação ao comentario do @aphawk nem com um krl eu vou fazer essa disgraça kkkkk

e sim senhor @aphawk  eu ja comprei o 3015 kkkk eu irei utiliza-lo mas so daqui 1 mes quando chegar kkk e  @faller eu n quero me enganar mas a aparencia que ficou quando montei na protoboard hj demanha ficou legal realmente o que eu queria algo para "enganar os olhos" kkkk

obrigado a todos mas esperem eu terminar de ligar td e gravo um video pra verem como ficou >.<

Robert

adicionado 1 minuto depois

@aphawk se foi você q fez mano, ta na hora de arrumar alguma vida social pra você kkkkkkkkkkk so de testar o 4017 no proteus me deu dor de cabeça kkkkk pois o datasheet interno do programa nao libera algumas conecções no 4017 apenas os pinos q o proteus quer ¬¬

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

adicionado 1 minuto depois

@aphawk se foi você q fez mano, ta na hora de arrumar alguma vida social pra você kkkkkkkkkkk so de testar o 4017 no proteus me deu dor de cabeça kkkkk pois o datasheet interno do programa nao libera algumas conecções no 4017 apenas os pinos q o proteus quer ¬¬

Sim, eu fiz em uma hora no Proteus.... estou sentado o dia inteiro sem ter o que fazer porquê a Receita Federal está em greve na parte de Importação, e estou com uma carguinha parada lá desde a semana passada e nada...... mas tem um lado bom, no Proteus não gasto nada kkkkkkkk  mas se sair pra vida social , já viu..... !

Paulo

adicionado 3 minutos depois

@Robert Gabriel Da Silva ,

Mesmo que seja onda quadrada, o que vai acontecer é o seguinte : com baixas frequências, você consegue ter um visual que conforme a frequência varie, voce vai perceber que a velocidade do acendimento e apagamento dos Leds muda um pouco. Mas duvido muito que voce perceba alguma mudança para sinais acima de 2 Khz .....

Mas novamente não vai te dizer nada sobre a amplitude do sinal !

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais