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Computador desligando sozinho.


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Boa noite galera! Eu preciso de uma ajuda para tentar descobrir um problema que começou ontem em meu computador. Ele simplesmente está desligando sozinho em momentos aleatórios... Já verifiquei que não é nem aquecimento e nem problemas externos. Gostaria de saber de que forma posso avaliar a possível fonte do problema. Suspeito da PSU.. É uma Seasonic Gold 750w. No visualizador de eventos aparece somente aquela questão de power loss.
É possível que problemas na MOBO ou na RAM ocasionem um desligamento desses? Sem travamento nem nada? O desligamento é literalmente igual a quando se tira o computador da tomada. E ele liga novamente coisa de 2 segundos depois.

Se alguém tiver alguma ideia e puder me ajudar agradeço muito! Preciso saber para poder acionar o RMA...

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Utilizo somente um filtro de linha da Clamper Multiproteção. Não há nenhum cheiro ou calor ou nada externo que eu consiga perceber alguma diferença... A performance do PC também não está prejudicada e nem nada..... Simplesmente meu PC "infarta"... Internamente meu PC foi limpo recentemente. Mas será possível que sujeira DENTRO da fonte pode ocasionar isso? Como eu poderia limpar sem prejudicar o RMA?

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14 horas atrás, RS Faria disse:

@daniloberserk

 

Antes de RMA, qual o seu PC todo pra começar? Placa-mãe seria da ASUS?


Boa tarde amigo! Minhas specs são as seguintes:

Sistema: Windows 10 x64, sempre atualizado
PSU: Seasonic S12G-750 (SSR-750RT Active PPC F3)
Mobo: Gigabyte Z87-HD3
GPU: Gigabyte R9 390x G1 Gaming
CPU: Core i5 4690K
RAM: 2x8GB G.Skill Sniper Elite 1866MHz CL10
Gabinete: HAF 912 Plus com um cooler de 20 na frente (entrada), um cooler de 14 na lateral (entrada), um de 20 em cima (saída) e um de 12 atrás (saída).
CPU FAN: CoolerMaster Hyper212X instalada com a pasta térmica que veio junto.


Uso também uma SSD Kingston V300 e mais umas 3 HDS. Uma de 1 tera, uma de 500 e uma de 120.

As temperaturas me parecem excelentes como sempre. Se quiserem faço uma análise detalhada depois. Mas verifiquei (no tato) se estava sentindo as peças mais quentes do que o normal depois desses problemas. Não senti nada demais. Verifiquei inclusive se a PSU estava com a FAN travada ou coisa do tipo. Está girando normalmente, fria e sem nenhum tipo de cheiro de queimado em nenhum componente. Enquanto digito esse post a CPU está na casa dos 30º e pouco.

Tentei localizar algum capacitor anormal na MOBO, confesso que não sou muito bom com isso. Na minha vista ignorante não consegui localizar nada do tipo. Mas não dá pra descartar isso... Supostamente essa MOBO usa capacitores de alta durabilidade. Creio que se fosse um problema na MOBO aconteceria com maior frequência e a qualquer momento.

A MOBO está com a última versão de BIOS disponível no site, F8. Não fiz nenhuma alteração drástica de software ou hardware que consiga me lembrar. Já passei um anti-malware e também atualizei os drivers da GPU.

Creio que TODAS as vezes que ele reinicializou foi quando estava jogando. Ontem mais ou menos a cada uma hora de jogatina do Rise of the Tomb Raider o PC desligava e reiniciava...

Deixei em anexo uma visualização do meu evento de registros. Creio que se fosse um problema em outra peça que não fosse a PSU, teria algum tipo de erro, BSOD ou coisa do tipo correto? Todas as vezes que me lembro de ter reiniciado entre ontem e hoje eu estava jogando. Ou Overwatch ou o o Tomb Raider.

Fora isso, não há absolutamente nenhum problema com meu computador. Sem nenhum travamento ou erro.

Não há nenhum tipo de overclock em nenhuma das peças. Exceto o XMP para deixar a memória no valor nominal dela.

problema reinicialização anexar.png

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23 horas atrás, RS Faria disse:

@daniloberserk

 

Não sei se te ajuda

https://support.microsoft.com/pt-br/kb/2028504

 

 

Primeira coisa é tentar rodar seu PC em stock, desfazendo quaisquer OC no PC..


Como eu expliquei, meu computador não tem qualquer tipo de Overclock, nem na GPU e nem na CPU. Acho extremamente improvável que o XMP seja o responsável até porque uso ele desde que comprei esse computador e nunca tive qualquer tipo de problema. Mas irei dar uma lida do mesmo jeito, muito obrigado!
 

 

23 horas atrás, eduzuchetti disse:

Como você disse que desliga enquanto joga, tem chances da sua fonte nao estar aguentando, mesmo que seja uma fonte de qualidade, acontece de uma ou outra apresentar falhas.



É justamente o que eu acho... Aparentemente a fonte "parou" de aguentar o tranco. Sem jogar, o computador fica ligado aqui horas e horas tranquilamente. É uma fonte de 750W e 62A na linha de 12v. Definitivamente ela suporta minha  configuração com uma boa folga. Fontes podem adquirir algum problema em que ela deixe de entregar a potência nominal de repente? Que tipo de componente poderia causar esse problema?

Edit: Fiz um teste com o 3dMark Demo do Dx12 disponível no steam, o resultado está aqui: http://www.3dmark.com/3dm/16084164
Não deu nenhum tipo de pau ou problema no meio do teste... Aparentemente o meu problema só ocorre com jogatinas longas. Tipo uma hora jogando sem parar. Mesmo um teste de stress desses não deu em nada... Tá ***** desmistificar os motivos. Continuarei testando e usando aqui e reportando os resultados. Já entrei em contato com a Seasonic e se de fato eu fizer o RMA e resolver eu dou um feedback. Estou aberto a qualquer ideia que venham a acrescentar! Muito obrigado pela ajuda!

Edit: Gravei um log com o GPU-Z para verificar se realmente não poderia ser a temperatura da GPU. Ele desligou aqui no Tomb Raider quando a PCB estava em 75º e a GPU em 79.9º. As temperaturas parecem OK para mim... Teoricamente essa GPU deve rodar tranquilamente até com temps acima de 90º.
CPU gelada pra variar.
Vou tentar passar o memtestx86+ hoje. Rodei o memtest ontem com o windows ligado mesmo e pelo menos na memória não usada não foi localizado nenhum erro. Alguém tem mais alguma ideia ou devo acionar o RMA mesmo?

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  • 2 semanas depois...

Certo galera... Comprei uma fonte mais simples, Seasonic S12II-520W 80 plus bronze para testar e deixar de "backup" aqui. De fato o problema era na fonte. Já enviei para RMA. Fiquei meio decepcionado com o RMA dessa vez. As respostas estão demorando horrores e o funcionário parece não compreender direito as coisas que escrevo além de cometer uns erros bem grotescos de português na hora de responder. No último e-mail me mandou um "semelehar", eu interpretei como "similar".

RMA em 72 horas kkkkk, nem a pau.

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  • 2 semanas depois...

Desculpe galera, não consegui localizar o botão de editar. Estou postando para atualizar a minha situação e dar um alerta aos usuários... Até agora o meu processo de RMA não foi finalizado! E sinceramente nem tenho certeza mais se ainda consigo resolver esse ano. Um verdadeiro absurdo! A fonte defeituosa já foi entregue para eles 14 dias atrás (SF978277737BR), mas aparentemente o "RMA de 72 horas da Seasonic" não passa de uma piada de mal gosto. Então, fica o alerta para os possíveis compradores da marca.

Por enquanto, a fonte bronze de 520W que comprei está dando conta do problema... Mas é realmente absurdo uma fonte de quase 800 reais me dar dor de cabeça pela performance ainda por cima me dar uma dor de cabeça extra com RMA.

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