Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá profissionais......

Preciso inverter o sentido de rotação de um motor monofásico 220V 60 HZ, aqueles de tanquinho de lavar roupa.

Ele tem dois fios para alimentação (fase e neutro) e mais dois fios que está ligado o capacitor.

Se alguém quiser compartilhar conhecimentos eu agradeço.

Forte abraço.

motor-tanquinho.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Aguarde 1° alguém te orientar a maneira + fácil...

Me lembro vagamente que certa feita tentei inverter algo assim. Mas acho que o motor era diferente. Eletricamente não tava dando certo então inverti mecânicamente o rotor. De fato, como me lembro vagamente, não lembro se:

-deu muito certo

-ficou mais lento/mais fraco

-esquentou

-girou do mesmo lado

Aguarde + respostas. Em sua ausência tenta a sorte por sua conta e risco

• Curtir 1
Postado

Para inverter o giro, são necessários pelo menos 3 fios.: O comum, lado A e lado B. Se não tiver esses 3 fios, funcionará somente para um lado. Para girar para os 2 lados é necessário 2 campos enrolados de maneira oposta. Não tenho certeza se virando o estator como sugerido por @Isadora Ferraz irá haver inversão de sentido de giro, pois o campo magnético gerado pelo enrolamento ficará disposto de forma igual. But.... não custa tentar! 

Postado

Sim. É possível inverter um motor desse aí.

Eu mesmo fiz a gambiarra e coloquei o motor em um portão de correr. Mas para ligar ao receptor remoto, precisei fazer um comando elétrico com relés.

Vai precisar desmontar o motor e liberar o 4º fio, pois somente 3 estão visíveis. Olhe o que deve fazer:

• Desmonte o motor retirando os 4 parafusos, no lado que estão os fios verá que eles estão presos a um tipo de linha, ele deve ser cortada;
  • Tome muito cuidado para não quebrar os fiozinhos de cobre, pois se quebrar não tem mais como fazer o motor funcionar;
  • Você vai perceber que entre os 3 fios, terão 4 fiozinhos de cobre (pois são duas bobinas, logo terá 4 pontas de fio);
  • Localize qual fio está ligado a dois fios de cobre juntos, são eles que devem ser separados;
  • Então este deverá ser cortado e soldado a um 4º fio para que possa ser usado fora do motor, assim você terá acesso as duas bobinas do motor;
  • Com o novo fio soldado, coloque tudo no lugar (tomando cuidado para não quebrar nada);
  • Para prender os fios no lugar, ao invés da linha pode ser usado aquelas fitinhas do tipo "enforca gato", mas tomando cuidado para não pegar em algum lugar que atrapalhe;
  • Feche o motor e verifique girando com a mão se está normal ou raspando em alguma coisa, tem que girar livre e macio;
  • Vou utilizar como base o motor da foto, apenas para nomear as cores, pode ser que no seu as cores sejam diferentes, mas no final é mesma coisa;
  • Aí na foto temos um fio vermelho (fase), um fio azul (neutro) e um preto no capacitor, o outro fio do capacitor está ligado ao neutro também, por isso também é azul).

O motor (no caso o da foto), está ligado assim:

Spoiler

20161204_221727.jpg

É exatamente essa ligação onde esta o fio vermelho que deve ser desfeita, L1 deve ser separada de L2. O fio vermelho continua em L1 e um novo fio colocado em L2. Use um multímetro para saber quem e quem. 

Depois de feita a modificação ficara assim:

Spoiler

20161204_223007.jpg

E a ligação ficara assim:

Para sentido horário:

Spoiler

20161204_223903.jpg

E para sentido anti-horário:

Spoiler

20161204_223628.jpg

O motivo de tudo isso é que L1 tem fios mais grossos que L2, então não podemos inverter o motor da maneira mais simples usando apenas 3 fios, pois L2 é seu enrolamento auxiliar e sempre tem que ter o capacitor em série. Já L1 é o enrolamento principal, então este sempre estará ligado a rede. 

• Curtir 2
Postado

Bom dia turma.

Estou muito feliz pela dedicação de todos.

Agradeço a cada um por ter compartilhado seu conhecimento.

Vou fazer os testes e volto para postar os resultados.

Uma boa semana à todos.

Obrigado.

• Curtir 1
  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!