Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fiz uma fonte chaveada, baseada no lm2596 to220, e que me parece que virou uma fonte de ruido em vez de tensão hehehehehe. O ruído está tão grave que ao colocar um alto-falante em paralelo com algum circuito ligado nessa fonte chega a emitir som, mesmo a carga sendo um resistor.

Fiz ela com uma fonte de notebook (abaixando de 127Vac pra 19Vdc), um modulo step up (subindo de 19Vdc pra 30Vdc), e ai sim a parte que usa o lm2596. Essa "gambiarra" pelo simples fato de não ter em mãos uma fonte de 30Vdc que ligue direto na rede, acredito que grande parte do ruído venha dessas 3 fontes chaveadas com seus indutores. Acho que essa fonte de notebook é uma grande *****, pois até emite um som agudo sem carga, e um som mais grave perto dos 3A. 

Eu consegui "resolver" o problema ligando um indutor de 8,2mH em série com a saída, mas assim fica inviável, já que é muito grande, pesado, e com a resistência alta (por causa das centenas de metros de fio enrolado). Não sei o que posso fazer. Ela já tem capacitores de 330uF como filtro da saída.

Essa fonte varia de 2,05Vdc até 29,6Vdc, com o circuito limitador de corrente cortando em 3A (porque é o limite do ci).

Postarei o circuito.

Captura de Tela (16).png

Postado

Que tal substituir os capacitores de 330mF para 2200mF e verificar o aterramento?

adicionado 0 minutos depois

Capacitores eletrolíticos, ok?

adicionado 3 minutos depois

Tavez precise retirar o C1 do circuito tb.

Postado

2 horas atrás, lithium_ion disse:

fiz uma fonte chaveada, baseada no lm2596 to220, e que me parece que virou uma fonte de ruido em vez de tensão hehehehehe. o ruído está tão grave que ao colocar um alto-falante em paralelo com algum circuito ligado nessa fonte chega a emitir som, mesmo a carga sendo um resistor.

fiz ela com uma fonte de notebook (abaixando de 127vac pra 19vdc), um modulo step up (subindo de 19vdc pra 30vdc), e ai sim a parte que usa o lm2596. essa "gambiarra" pelo simples fato de não ter em mãos uma fonte de 30vdc que ligue direto na rede, acredito que grande parte do ruído venha dessas 3 fontes chaveadas com seus indutores. acho que essa fonte de notebook é uma grande *****, pois até emite um som agudo sem carga, e um som mais grave perto dos 3a. 

eu consegui "resolver" o problema ligando um indutor de 8,2mh em série com a saída, mas assim fica inviável, já que é muito grande, pesado, e com a resistência alta (por causa das centenas de metros de fio enrolado). não sei o que posso fazer. ela já tem capacitores de 330uf como filtro da saída.

essa fonte varia de 2,05vdc até 29,6vdc, com o circuito limitador de corrente cortando em 3a (porque é o limite do ci).

postarei o circuito.

Captura de Tela (16).png

amigo, este circuito está um pouco esquisito. 

principalmente este lm358 que está aí na saída.

deve ser por isso que está com ruídos.

se você queria referência de tensão, deveria ter usado um tl431.

TL431+shunt+regulator+circuit.png

adicionado 19 minutos depois

o próprio ci tem limitação interna de corrente, não sendo necessário adição de sensores externos. 

adicionado 27 minutos depois

o próprio ci tem limitação interna de corrente, não sendo necessário adição de sensores externos. 

estes circuitos aí no pino 4 é que está causando estes ruídos.

tente usar da maneira original. 

se quer fazer no modo ajustável, use uma referência com tl431. 

não precisa de sensor de corrente. 

adicionado 30 minutos depois

na verdade nem precisa da referência com tl431:

LM2596-LM2596S-ADJ-Power-supply-module-D

• Curtir 1
Postado
Em 18/12/2016 às 21:23, Observador2 disse:

Que tal substituir os capacitores de 330mF para 2200mF e verificar o aterramento?

adicionado 0 minutos depois

Capacitores eletrolíticos, ok?

adicionado 3 minutos depois

Tavez precise retirar o C1 do circuito tb.

Em 18/12/2016 às 23:06, albert_emule disse:

amigo, este circuito está um pouco esquisito. 

principalmente este lm358 que está aí na saída.

deve ser por isso que está com ruídos.

se você queria referência de tensão, deveria ter usado um tl431.

estes circuitos aí no pino 4 é que está causando estes ruídos.

tente usar da maneira original. 

se quer fazer no modo ajustável, use uma referência com tl431. 

não precisa de sensor de corrente.

Resolvi o problema. Vou explicar:

1- O lm358 está servindo como limitador de corrente "ajustável", para eu, por exemplo, descobrir a tensão de um power led, de acordo com a corrente máxima, com um potenciômetro. Ele NÃO é para referência.

2- Sim, esse circuito causa o ruído mas só quando "arma" o limitador de corrente, e eu me referia ao momento que não estava armado.

Para resolver o problema eu troquei os capacitores de 330uF para 1000uF (só tinha eles de 50v), e só aí o problema sumiu uns 60%. Pare resolver de vez, eu troquei TODOS os cabos por cabos blindados, e aí já foram outros 30% do problema. Ao adicionar um indutor de (não sei qual a indutância, mas acredito que não seja muito pouco), praticamente acabei com esses últimos 10% do problema, o que já bastaria. Foi aí que eu tive uma ideia: Já que o feedback serve para ajustar o chaveamento por causa das variações na saída, eu tirei o fio do potenciômetro que ficava na placa diretamente na ilha de saída DA PLACA e coloquei diretamente no borne de saída DO PAINEL da fonte, depois do indutor. Aí o problema realmente desapareceu, não sei se era realmente necessário, visto que esse feedback não deve ser a coisa mais precisa que existe, mas pelo sim e pelo não deixei ele lá.

O que me deixa meio cabreiro é esse barulho que a fonte faz, que varia de agudo pra médio de acordo com a carga, bem estranho.

Agradeço aos que tentaram ajudar!

• 2 meses depois...
Postado

Num circuito de potencia qualquer descuido com ruído provoca instabilidade. Vi um problema no seu circuito e pelos seus posts desconfio de outro.

1- O operacional sem uso, do jeito que ficou é um sério candidato a gerar ruido. Coloque suas entradas em locais diferentes para forca a saída a um valor fixo. Ele utiliza as mesmas linhas de alimentação do ativo e se provocar qualquer pertubação nela o operacional ativo será influenciado.

2 - O layout da placa deve ser bem planejado. Imagine uma das linhas de potencia, que pode ser tanto a de Vcc quanto a de GND saindo da fonte de energia, passando pela polarização e alimentação dos CIs e tendo na extremidade a saida de potencia do circuito. Os circuitos de regulação vão ficar loucos com a flutuação de corrente (é fonte chaveada, liga e desliga a todo instante). O correto é: Na linha Vcc, faça uma bifurcação. Na primeira, ligue os componentes por onde circularão corrente e na segunda os elementos de polarização e alimentação dos CIs, desde que essa entrada não seja de potencia. Faça os mesmo na linha de GND, sendo que no GND esse cuidado deve ser redobrado, visto que os valores de controle costumam ser referenciados a ele.

Finalizando, quem disse que ovo não tem pelo? E quanto mais estudamos, mais cabeluda a coisa fica. Boa sorte.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!