Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@aphawk, fazem uns anos atrás vi uma impressora jato de tinta modificada para impressão de CDs. Será que uma dessas com utilização de tinta de cura UV não seria a resposta para a máscara em situações de baixo volume? Fazer esquema de silk screen para uma ou poucas placas é de doer no saco.

Postado

@Sérgio Lembo @aphawk no YouTube tem um vídeo em que a ponta tem uma mola interna no mandril que deixa a ponta encolher quando encosta na placa, parece simples, mas não vejo como adaptar isso facilmente.  Se for possível fazer a ponta dar passes pequenos em profundidade, talvez fosse possível tirar só a camada de tinta. Entendo que o método Serigráfico é relativamente simples e de boa qualidade, mas no meu caso eu gostaria de montar várias placas diferentes e eliminar ao máximo processos manuais, vou pesquisar isso e posteriormente posto aqui como fazer :) valeu pelas respostas vamos chegar lá!

adicionado 4 minutos depois

Veja o vídeo a partir dos 3:00 

Postado

Legal o tópico. Vou tentar fazer uma para mim quando tiver com mais tempo e dinheiro. Um uma droga fazer placa de circuito com ácido... tem muitos erros que acontecem quando você passa com papel... quando não é papel você pode usar aquele negocio foto sensível que custa caro e por ai vai...

Postado

Olhando melhor o vídeo, para fazer a máscara (deposição de material e cura), o cara teve que tirar a placa da router. E pra colocar aquela encrenca no lugar correto depois? Um errinho de décimos de mm sabota tudo. Na gráfica (tive uma por 10 anos) para se imprimir cor sobre cor e encaixar correto, usamos o método de registro, que nada mais é do que colocar calços em 2 faces adjacentes. Quando o material volta para reimpressão basta encostar nos calços que dá certo. Mas não vi nada disso na mesa do router.

Postado

@Sérgio Lembo também trabalhei com gráfica, imprimia nas velhas hamada 700cd e depois uma solna 4 cores, eu não sei como é o encaixe dessas cnc, mas acredito que na mesa de sacrifício se você colocar um esquadro ali, digitalmente seja simples alinhar. Se pintar a placa toda, pode correr as trilhas, desgastar a máscara e depois furar, sem mexer na placa, a diferença é que os espaços sem cobre riscados ficaria desprotegido, mas creio não ser tão crítico. @Bommu Perneta com dryfilm eu tive ótimos resultados, existe o dryfilm para mascara também, se você usar dryfilm comum pra mascara ele não gruda direito e descola aonde não tem cobre. Com dryfilm você pode esquecer no ácido que não estraga (claro tudo nos limites já deixei dois dias e corroeu) 

Por mais rápido que seja, um protótipo do 0 fazendo a impressão da arte no papel transparente, aplicar dryfilm, gravar, revelar, corroer, limpar e mascara levaria tranquilamente 1 hora e meia, tempo melhor do que mandar fazer fora, mas imagina ter que fazer 10 protótipos em seguida... Enquanto você esta fazendo a pcb fica travado, se vacilar numa etapa perde tudo, se conseguir fazer tudo na cnc e ficar livre.. Seria ótimo! Com o vídeo sabemos que é possível, agora tem que adaptar a nossa realidade do Brasil 

• 2 anos depois...
Postado
Em 24/12/2016 às 19:53, Matthwus disse:

Talvez ajude: https://www.youtube.com/watch?v=663zlymwYNU

Nesse link tem quase tudo, inclusive desenhos em 3D da parte mecanica.

http://professormarlonnardi.blogspot.com.br/p/construa-sua.html

E aqui tem um pdf com todas as medidas da parte mecanica:

https://drive.google.com/file/d/0B3HftVqWfJhcN0JhYUN6TmY2eWc/view

O link não abriu o arquivo!

adicionado 2 minutos depois

@Matthwus No link  não  tem  mais  o arquivo!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!