Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Kit mecânico CNC para fazer PCB


aphawk

Posts recomendados

@aphawk, fazem uns anos atrás vi uma impressora jato de tinta modificada para impressão de CDs. Será que uma dessas com utilização de tinta de cura UV não seria a resposta para a máscara em situações de baixo volume? Fazer esquema de silk screen para uma ou poucas placas é de doer no saco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo @aphawk no YouTube tem um vídeo em que a ponta tem uma mola interna no mandril que deixa a ponta encolher quando encosta na placa, parece simples, mas não vejo como adaptar isso facilmente.  Se for possível fazer a ponta dar passes pequenos em profundidade, talvez fosse possível tirar só a camada de tinta. Entendo que o método Serigráfico é relativamente simples e de boa qualidade, mas no meu caso eu gostaria de montar várias placas diferentes e eliminar ao máximo processos manuais, vou pesquisar isso e posteriormente posto aqui como fazer :) valeu pelas respostas vamos chegar lá!

adicionado 4 minutos depois

Veja o vídeo a partir dos 3:00 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal o tópico. Vou tentar fazer uma para mim quando tiver com mais tempo e dinheiro. Um uma droga fazer placa de circuito com ácido... tem muitos erros que acontecem quando você passa com papel... quando não é papel você pode usar aquele negocio foto sensível que custa caro e por ai vai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando melhor o vídeo, para fazer a máscara (deposição de material e cura), o cara teve que tirar a placa da router. E pra colocar aquela encrenca no lugar correto depois? Um errinho de décimos de mm sabota tudo. Na gráfica (tive uma por 10 anos) para se imprimir cor sobre cor e encaixar correto, usamos o método de registro, que nada mais é do que colocar calços em 2 faces adjacentes. Quando o material volta para reimpressão basta encostar nos calços que dá certo. Mas não vi nada disso na mesa do router.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo também trabalhei com gráfica, imprimia nas velhas hamada 700cd e depois uma solna 4 cores, eu não sei como é o encaixe dessas cnc, mas acredito que na mesa de sacrifício se você colocar um esquadro ali, digitalmente seja simples alinhar. Se pintar a placa toda, pode correr as trilhas, desgastar a máscara e depois furar, sem mexer na placa, a diferença é que os espaços sem cobre riscados ficaria desprotegido, mas creio não ser tão crítico. @Bommu Perneta com dryfilm eu tive ótimos resultados, existe o dryfilm para mascara também, se você usar dryfilm comum pra mascara ele não gruda direito e descola aonde não tem cobre. Com dryfilm você pode esquecer no ácido que não estraga (claro tudo nos limites já deixei dois dias e corroeu) 

 

Por mais rápido que seja, um protótipo do 0 fazendo a impressão da arte no papel transparente, aplicar dryfilm, gravar, revelar, corroer, limpar e mascara levaria tranquilamente 1 hora e meia, tempo melhor do que mandar fazer fora, mas imagina ter que fazer 10 protótipos em seguida... Enquanto você esta fazendo a pcb fica travado, se vacilar numa etapa perde tudo, se conseguir fazer tudo na cnc e ficar livre.. Seria ótimo! Com o vídeo sabemos que é possível, agora tem que adaptar a nossa realidade do Brasil 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 24/12/2016 às 19:53, Matthwus disse:

Talvez ajude: https://www.youtube.com/watch?v=663zlymwYNU

 

Nesse link tem quase tudo, inclusive desenhos em 3D da parte mecanica.

http://professormarlonnardi.blogspot.com.br/p/construa-sua.html

 

E aqui tem um pdf com todas as medidas da parte mecanica:

https://drive.google.com/file/d/0B3HftVqWfJhcN0JhYUN6TmY2eWc/view

O link não abriu o arquivo!

adicionado 2 minutos depois

@Matthwus No link  não  tem  mais  o arquivo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!