Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Update da Bios (P5GC-MX)


Posts recomendados

Boa tarde amigos,

eu pesquisei alguns post antigos mas não vi uma resposta conclusiva para meu caso.

peguei um pc meio antigo de uma colega e ela me pediu para trocar a memória e hd do pc dela para o filho dela jogar minecraft.

mas o processador dela era muito fraco então troquei a placa e o processador. Eu estou usando uma placa P5GC-MX da positivo, processador Intel Core Duos E7300 2.66GHz, HD 500 Gb Seagate, 4Gb de memoria.

Quando liguei a maquina deu o seguinte erro: "unknown cpu is detected updating bios is required to unleash its full power"

Baixei a Bios pelo site da ASUS mas não sei como faço para passar para o pc. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Danilo Pellegatti Isso acontece porque provavelmente o E7300 nem deveria existir quando a sua placa-mãe foi lançada, apesar de ser do mesmo socket ele não funciona logo de cara e você tem de atualizar a BIOS para passar a suportar ele.

Você deve verificar isso consultando na lista de CPUs suportadas pela placa-mãe no site do fabricante:
bios1.jpg

A partir da BIOS 0507 a sua placa-mãe passa a suportar o E7300, você deve baixar a BIOS no site do fabricante, extrair o conteúdo em um Pendrive que esteja formatado em FAT32. Inicie o computador e entre na BIOS apertando DEL, procure pela ferramenta de atualização de bios, execute ela e escolha o pendrive com o update dentro.

Deve ser algo parecido com isso:
asus-ez-flash-2.jpg

 

Caso sua placa-mãe não possua a ferramenta de update de bios aí fica mais complicado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous

Eu cheguei a baixar a bios no site da ASUS e passei para o Pendrive, mas quando entro no setup, não aparece pra mim para usar essa ferramenta tools. Achei que era algum programa que eu devia instalar no pendrive, mas descobri que isso ja vem no setup. O problema é que até agora não consegui localiza-lo.

 

adicionado 22 minutos depois

aqui esta o setup pra vocês compartilharem da minha doce agonia hahahahaha

é serio ja esta me dado coceira no cerebro20161227_075332.jpg20161227_075302.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Danilo Pellegatti Sua placa-mãe não possui a ferramenta de update então as coisas ficam um pouco mais complicadas.

 

Primeiro você terá que baixar também o programa que atualiza a BIOS, o nome dele é AFUDOS e você encontra ele quando seleciona o sistema operacional DOS na lista de drivers/controladores & ferramentas:
afudos.jpg


Também terá que instalar o DOS no seu pendrive e colocar os arquivos da BIOS atualizada e o programa de update AFUDOS dentro dele. Usaremos o Rufus para formatar e instalar o FreeDOS, faça como na imagem abaixo:


325x493xrufus-bootable-dos-usb4.png.page

 

Extraia os arquivos no pendrive após a formatação e agora você tem um pendrive com a bios nova, o programa que atualiza e o sistema DOS para dar boot.

 

Reinicie seu computador e entre dentro da BIOS, coloque o Pendrive em primeiro lugar na ordem de boot para que o sistema dele seja carregado. Ao entrar no FreeDOS você deve digitar o executável do atualizador de BIOS em seguida a ROM, no seu caso caso tenha baixado a ultima bios deve ser assim:
 

AFU236U P5GC-MX-ASUS-0518.ROM

 

Aperte Enter que deve atualizar, agora é só verificar se está tudo certo, mexer na data/hora, mudar a ordem de boot para a correta.

 

Caso dê algum erro você pode colocar parâmetros adicionais para forçar o update da BIOS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous ok vou tentar aqui, e qq coisa eu volto pra avisar o resultado.

Obrigado desde ja

adicionado 13 minutos depois

@Danilo Pellegatti

14 minutos atrás, grievous disse:

@grievous

Reinicie seu computador e entre dentro da BIOS, coloque o Pendrive em primeiro lugar na ordem de boot para que o sistema dele seja carregado. Ao entrar no FreeDOS você deve digitar o executável do atualizador de BIOS em seguida a ROM, no seu caso caso tenha baixado a ultima bios deve ser assim:
 

AFU236U P5GC-MX-ASUS-0518.ROM

 

Aperte Enter que deve atualizar, agora é só verificar se está tudo certo, mexer na data/hora, mudar a ordem de boot para a correta.

 

Caso dê algum erro você pode colocar parâmetros adicionais para forçar o update da BIOS.

Esse executavel que você mencionou, voce sabe me dizer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fiz algumas experiências com esta placa tempos atrás. Aqui está o que descobri:

 

http://caixaseca.blogspot.com.br/2011/10/bios-para-asus-p5gc-mx-rev-304g-da.html

 

Algo que é discutido só nos comentários do link acima: em princípio, todas as P5GC-MX com ponte norte "rev A2" podem ser atualizadas com o BIOS da P5GC-MX/1333 (versão 0413).

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu percebi o erro. o nome do afudos não esta afu236u esta como afudos mesmo acho que por isso não localizou. @grievous

adicionado 4 minutos depois

quando eu digito dir aparece:

 

locale                    dir

config                    sys

autoexec              bat

autorun                inf

autorun                ico

afudos                   exe

p5gc-m~1                rom

adicionado 7 minutos depois

SUBSTITUI AFU236U POR AFUDOS P5GC-MX-ASUS-0518.ROM

e apareceu:

usage /i<rom filename> [/o save rom filename]

 

tentei colocar a imagem mas por algum motivo não carrega mesmo editando pra pesar menos.

adicionado 44 minutos depois

tentei com a barra e mesmo assim não funcionou.

"usage /i<rom filename> [/<o save rom filename>]"

fica aparecendo essa mensagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Danilo Pellegatti Talvez o nome da ROM esteja muito grande, renomeie para algo mais simples e com menos caracteres e tente de novo.

 

Por exemplo renomeie de "P5GC-MX-ASUS-0518.ROM" para "0518.ROM"

Olhando melhor o erro parece que tem que digitar /i antes do nome da rom, ficando assim:

afudos /i0518.rom caso você tenha renomeado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 @grievous

deu certo isso que voce falou. mas agora me deparo com o seguite erro: "Waring!! do not turn off power during flash BIOS

Search necessary information

Error: ROM file ROMID is not compatible with existing BIOS ROMID."

Ou seja a BIOS baixada pelo site da Asus não é compativel com essa placa 

:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Danilo Pellegatti Procurando a respeito parece se que mudar o nome do arquivo ele pode rejeitar a BIOS. Também pode ser arquivo corrompido ou algum alarme falso.

Baixe novamente do site da asus a bios mais recente e tente com o nome original. Se ainda assim tiver dando problemas tente uma versão menos recente mas que ainda suporte seu processador. Se ainda assim estiver dando problemas acho que você vai ter que adicionar um comando que força a BIOS sem fazer a verificação antes.

Se sem querer você colocar a BIOS errada ao fazer isso pode ser que estrague sua placa-mãe :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Use o AFUDOS que linko no meu blog. Trata-se de uma versão ES (Engineering Sample), que parece ser mais tolerante com atualização de BIOS de placas diferentes. Na época em que mexi com essa placa, foi a única versão que atualizou.

 

EDIT:

@Danilo Pellegatti Ahhh, e use o comando de lá também. É fundamental usar aquelas opções.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...