Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
leonardo162

A instalação do driver Realtek é realmente necessária ?

Recommended Posts

Boa tarde amigos, hoje comprei um conjunto bem simples de caixas de som da C3 tech, modelo SP-303BK. Devido a isso, gostaria de saber se realmente é necessário, a instalação do driver de som Realtek, para o som onboard da minha placa-mãe. A instalação do driver realtek, pode melhorar um pouco a qualidade do som, ou vai ser a mesma coisa que com o driver padrão do windows ?

Estou perguntando, pois não costumo instalar o driver de som Realtek, porque sempre usei o som através do hdmi da tv ou pelo Headphone.

Abaixo minha config:

i5 4440

Mobo Asrock H81M-HG4

8gb ddr3 gskill

Fonte PcYes 430w

SO Windows 10 64 bits

Editado por leonardo162

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@leonardo162  Todo e qualquer componente só funciona com o driver instalado, então se você for usá-lo, sim deve. Se ele já está funcionando é porque o driver propriamente dito já está instalado e o que não se encontra é o software gerenciador que a maioria tem, mas para funcionar basicamente apenas o driver é necessário.

Compartilhar este post

Link para o post

@Gustavo.Loggin E não existe diferença entre o driver de som padrão do windows, e o driver de som Realtek ? fico na dúvida, pois muita gente recomenda instalar todos os drivers a partir do site do fabricante da placa-mãe. Sendo que quando você instala o windows, ele praticamente já está todo funcional, reconhece praticamente tudo, eu normalmente, só costumo baixar o driver mais recente da placa de vídeo.

Compartilhar este post

Link para o post
11 minutos atrás, leonardo162 disse:

@Gustavo.Loggin E não existe diferença entre o driver de som padrão do windows, e o driver de som Realtek ? fico na dúvida, pois muita gente recomenda instalar todos os drivers a partir do site do fabricante da placa-mãe. Sendo que quando você instala o windows, ele praticamente já está todo funcional, reconhece praticamente tudo, eu normalmente, só costumo baixar o driver mais recente da placa de vídeo.

Então, é que funciona assim: Para que o dispositivo funcione ele somente precisa do driver que é um arquivo que o Windows usa para gerenciar o dispositivo, com isso o dispositivo irá funcionar normalmente mas não em seu "desempenho total". Muita das vezes o driver que o Windows instala e o driver do fabricante é o mesmo, o que os difere é que pelo fabricante, junto com o driver, normalmente também é instalado um software que gerencia o dispositivo fazendo com que esse "desempenho total" seja alcançado.

Então, existe sim diferença, mas você não é obrigado a instalar este software de gerenciamento apesar de que eu lhe recomendaria que fizesse isso.

Editado por Gustavo.Loggin

Compartilhar este post

Link para o post

@Gustavo.Loggin Entendi amigo, então vou instalar o driver para não ter nenhum tipo de limitação, valeu pelas dicas.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais