Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal! Bom, sou novo aqui no fórum e esse é meu primeiro tópico. Espero estar postando no lugar correto... bom, vamos lá!

Primeiramente, essa é a configuração do meu PC:

Processador - AMD FX-6300
Placa de vídeo - GeForce GTX 750 ti 2gb
Memória RAM - 8gb DDR3
Placa-mãe - Asrock N68-GS4 FX
Fonte - Powerx 500W PX500

Ultimamente, estou tendo um problema de queda de FPS repentina enquanto eu jogo, e isso acontece com a maioria dos meus jogos, não apenas com um específico. Vou dar dois exemplos:

- No GTA V, onde tenho uma média de FPS entre 40 a 60, do nada cai pra 20 a 25 por alguns segundos e depois volta ao normal.
- No CS:GO, onde tenho uma média de FPS de 120 pra cima, sempre cai pra 70 a 90 com muita frequência. De vez em quando também cai do nada pra 30 a 40 por alguns segundos.

Tentei de tudo para tentar resolver esse problema. Atualizei os drivers da placa de vídeo, desativei o turbo core do processador, reduzi os gráficos dos jogos... e o problema persiste.

Também fiz alguns testes utilizando programas como MSI Afterburner, HWMonitor, Aida64 e Speccy. Percebi que essas quedas de FPS só acontecem quando meu processador chega a 90/100% de uso e a placa de vídeo fica a 30/40%. A temperatura média do processador enquanto jogo é de 65°C (de vez em quando chega a 70°C) e a da placa de vídeo também não passa de 65°C.

Dei uma pesquisada e percebi que a placa-mãe e a fonte que utilizo não possuem um histórico tão bom... Em minha teoria, esse problema está relacionado à placa-mãe, que está gargalando o processador e a placa de vídeo. Além disso, pelo que pesquisei, minha fonte não fornece os 500W reais que ela promete, o que pode ser um perigo... Já estou há algum tempo pensando em trocar esses dois componentes...
Vocês acham que o motivo desse problema é realmente a placa-mãe e a fonte? Me ajudem aí, pessoal!

Postado
agora, PedroREFER disse:

@DerpTMB Isso com certeza é a fonte.. Troque por uma CX430W 

Certo, mas sabe se a placa-mãe também tem relação com o problema? Pelo que pesquisei, o chipset dela é muito ruim para os processadores FX, e como uso um AMD FX-6300 fiquei nessa dúvida...

• Coordenador
Postado

@DerpTMB A primeira coisa a fazer é substituir a fonte bomba:

Pode comprar algo como XFX XT 400W, PCYes! Electro 430W ou Corsair CX 430W. Se precisar economizar e só em último caso, PCYes! Shocker 400W, EVGA White 430W ou Corsair VS 400W. Não é só Corsair que existe.

No mais, sua placa-mãe é completamente inadequada para processadores FX e pode provocar o problema.

Postado
1 minuto atrás, Foxwalt disse:

@DerpTMB A primeira coisa a fazer é substituir a fonte bomba:

Pode comprar algo como XFX XT 400W, PCYes! Electro 430W ou Corsair CX 430W. Se precisar economizar e só em último caso, PCYes! Shocker 400W, EVGA White 430W ou Corsair VS 400W. Não é só Corsair que existe.

No mais, sua placa-mãe é completamente inadequada para processadores FX e pode provocar o problema.

É, como eu suspeitava...

Obrigado por esclarecer! Vou comprar uma fonte e placa-mãe novas assim que possível ^^

Aliás, você tem alguma placa-mãe para me recomendar? Não posso gastar muito...

Postado

Cara antes de qualquer coisa:

1 - já viu se não tem nada rodando no sistema operacional que esteja afetando o desempenho? Tenta desativar o antivírus e o firewall ou outros apps, só para fazer um teste.

2- Já viu se a placa de vídeo está esquentando muito? tenta tirar e colocar em outro slot.

3- Isso acontece em quais jogos exatamente? nos mais pesados? ou só alguns em especifico? já viu se esses jogos não precisam de uma configuração especial de resolução e etc.?

Não acho que seja a fonte, caso contrário teríamos problemas grandes no vídeo como um todo, tenho quase certeza que seu problema está no S.O. ou na própria placa de vídeo. Ela tem garantia? se nada funcionar pode levar na assistência, não saia comprando nada sem ter certeza, pode sair muito mais caro, antes faça tudo o que puder para não gastar dinheiro.

• Coordenador
Postado
9 minutos atrás, Fabrício S. Silvério disse:

Não acho que seja a fonte, caso contrário teríamos problemas grandes no vídeo como um todo

Se a fonte não é o problema agora, será o problema do futuro. A PowerX é genérica, de péssima qualidade, não oferece segurança alguma. A fonte ele deve trocar imediatamente.

adicionado 1 minuto depois

Essa é, na melhor das hipóteses, uma péssima fonte genérica de 218W.

• Coordenador
  • Coordenador
Postado
48 minutos atrás, DerpTMB disse:

Percebi que essas quedas de FPS só acontecem quando meu processador chega a 90/100% de uso e a placa de vídeo fica a 30/40%.

Seu processador leva essa placa de vídeo com muita tranquilidade. O processador provavelmente está sofrendo throttling quando os reguladores de tensão da placa-mãe começam a fritar. Verifique a frequência do processador enquanto joga. Use o MSI Afterburner:

49 minutos atrás, DerpTMB disse:

A temperatura média do processador enquanto jogo é de 65°C (de vez em quando chega a 70°C) e a da placa de vídeo também não passa de 65°C.

Verificou a temperatura do processador como? A única forma de verificar a temperatura de processadores FX é através da margem térmica no AMD Overdrive. Nos programas de terceiros há graves erros. Muitos usuários observam essas medidas em programas quaisquer e saem dizendo coisas como "meu processador fica a 35ºC em full load" ou "meu processador está abaixo da temperatura ambiente". Pois é, está errado.

4 minutos atrás, Fabrício S. Silvério disse:

o mesmo vale para o estabilizador ou no break.

Estabilizadores jamais devem ser usados. A única utilidade deles é danificar a fonte de qualquer equipamento eletrônico.

Nobreaks devem ser senoidais e de dupla conversão. Não há nobreaks de qualidade por menos de R$1.000,00 e proteger de surtos não é função deles, e sim de anti-surges (erroneamente chamados de filtros de linha no Brasil). 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!