Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

1200 Va - O Quê Isso Significa?


caioattili

Posts recomendados

Não. Aqui não tem ar condicionado. E tudo que estava ligado na primeira medição, estava ligado também na segunda, sem nada mais. E ninguém tomava banho também em nenhuma das medições. Nem máquina de lavar, secar, ou nada parecido...

Nessa sua primeira afirmação você diz que tudo o que estava ligado na primeira medição também estava ligado na segunda, e que em nenhum dos casos tanto a máquina de lavar quanto a de secar e o chuveiro ou o nada parecido estavam ligados. As medições deram diferenças. Nesta situação, de acordo com o que você nos disse, as tensões foram as seguintes:

ontem (28/08/2004) às 19:30:

Tomadas do meu quarto (inclusive a do estabilizador): oscilando entre 117V e 119V

28/08/2004 às 22:30 aprox.:

Tomadas do meu quarto (inclusive a do estabilizaador): oscilando entre 118V e 121V

E estas foram com o chuveiro ligado:

28/04/2004 á tardinha (não lembro a hora):

Tomada do meu quarto com o chuveiro desligado: entre 119V e 120V

Tomada do meu quarto com o chuveiro ligado: entre 115V e 117V

Bom, de acordo com o que está acima, a primeira medição que você fez à tardinha, provavelmente foi entre 14:30h e 18:00h mais ou menos. Veja que a tensão era maior do que a segunda que fez às 19:30h. Quando o chuveiro foi ligado, ela caiu para menos do que você mediu nesse mesmo horário. Mas neste caso era preciso ter marcado a que horas o chuveiro foi usado ( parece frescura, mas infelizmente não é... ). Bom, como você diz que o chuveiro influencia, e para ter certeza absoluta de que esta influência não é causada pelo horário de pico, será que é possível que alguém utilize o chuveiro lá pelas 23:00h ou mais tarde ??? Ou mesmo antes das 17:00h ??? A questão é saber se todo mundo aí toma banho entre as 18:00h e 23:00h, se for nesse horário, não podemos afirmar que é culpa do seu chuveiro. Mas se você mediu fora dessa faixa e deu esse resultado, a culpa é dele. Temos que ter certeza de que o horário de pico não vai ter culpa...

Bem, quedas de tensão quando o chuveiro é ligado, certeza que tem. É visível o brilho das lâmpadas diminuindo consideravelmente quando o chuveiro é ligado.

E é claro que eu também fiz as minhas medições:

28/04/2004 á tardinha (não lembro a hora):

Tomada do meu quarto com o chuveiro desligado: entre 119V e 120V

Tomada do meu quarto com o chuveiro ligado: entre 115V e 117V

O estabilizador eu não testei nesta hora...

Agora de acordo com esta segunda afirmação, o problema não tem nada a ver com a fiação. Não vou detalhar muito porque vai criar confusão com os outros usuários, por isso vou ser direto. Pelo que você disse o problema deve estar no quadro. Algum disjuntor deve estar mal dimensionado, e se na sua residência tem dois ou mais chuveiros elétricos com mais de 5KW, provavelmente eles não podem ser ligados ao mesmo tempo ( não tenho certeza, mas se acontece isso você já deve ter sido alertado para não ligar um enquanto o outro estiver funcionando ). Ou quando o seu quarto foi construído, apesar do quadro possuir espaço para um disjuntor reserva, as fases ( AB, BC e CA ) não foram balanceadas novamente.

A coisa tá complicada, mas uma coisa não ficou clara para mim: É normal um estabilizador monovolt 115V (o meu, de 1200VA) passar somente 99V para o computador? Não tem nada errado nisso?

Depende. Experimente ligar o computador no estabilizador e tudo o que você normalmente liga, e meça novamente e se possível, em horários diferentes. Faça isso com as outras tomadas também. E para tirar a prova, repita o procedimento com o chuveiro elétrico ligado, e se tiver dois chuveiros na sua casa, ligue os dois e meça novamente ( não sei se é possível ligar os dois ao mesmo tempo, mas caso haja esta possibilidade, é bom fazer ).

Procure saber quem fez o projeto da expansão da sua casa e faça a seguinte pergunta: "Depois da definição da expansão elétrica, as fases foram balanceadas de novo ??". Se você tiver interesse neste assunto, pode ainda pedir o "memorial de cálculo" que deve estar de posse do responsável pela casa, ou com o engenheiro que assinou a RT da obra. Com ele você pode saber exatamente como está a situação da sua casa ( e nem precisa que nela esteja incluído o seu quarto, o original já ajuda muito ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normal. Aqui na minha rua os transformadores vivem explodindo e ficamos umas 4 horas sem energia até alguém da Bandeirante vir arrumar...

Me desculpe o tamanho dos posts, mas esta afirmação também me chamou a atenção... não é normal que os transformadores façam zumbidos e muito menos explodam. Isso é sinal claro de que o sistema está muito sobrecarregado. Não sei se foi exagero, mas 4 horas sem energia dá multa das pesadas para a distribuidora...

Agora que você mencionou qual é a companhia, acho que é preocupante... já ouvi barbaridades sobre ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Diogo Rios+29 ago 2004, 21:11QUOTE (Diogo Rios @ 29 ago 2004, 21:11) Para fazer um ensaio real é necessário Carga Nominal

Sim, claro... para transformadores de força e distribuição. Para um transformador que fica dentro do estabilizador ?? Por que ?? Eu NUNCA vi um computador que utilize os 1200VA de um estabilizador ou no break. Isso não é o real...

O real é um computador que consuma no máximo 300W em MÉDIA, hora consumindo um pouco mais, hora consumindo um pouco menos.

Carga nominal só vai servir para verificar se o estabilizador está dentro das condições que estão descritas na etiqueta. E usar esta carga não quer dizer que as tensões que vão estar nas tomadas vão ser as mesmas que estarão quando ele ligar o computador nele.

MEIRANETO@ 30 ago 2004, 00:21

Você falou a coisa certa Caioattilli, o Satoru é que complica tudo. Ele diz que a distância influencia e depois diz que o tamanho do circuito não impoorta! Entendeu? Será que estamos falando grego?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabemos que é visto que quando alguém toma banho no inverno (do chuveiro) cai um pouco o brilho da luz, ou seja, o consumo da rede está alto...

Se quiser faz um teste, ve quando o chuveiro está desligado e vai no relogio da sua casa e pede para alguém ligar o chuveiro e você verá que o disco começa a rodar rápido...

É certo que quando o chuveiro está ligado a tendencia é a tensão da tomada que está na mesma linha de um pequena queda de tensão...

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dohko@30 ago 2004, 10:06

Sabemos que é visto que quando alguém toma banho no inverno (do chuveiro) cai um pouco o brilho da luz, ou seja, o consumo da rede está alto...

Se quiser faz um teste, ve quando o chuveiro está desligado e vai no relogio da sua casa e pede para alguém ligar o chuveiro e você verá que o disco começa a rodar rápido...

É certo que quando o chuveiro está ligado a tendencia é a tensão da tomada que está na mesma linha de um pequena queda de tensão...

Leandro

Amigo, isso é óbvio... pois o relógio aponta o consumo de energia. Se você liga uma carga que consome muito, o disco irá girar mais rápido.

E isso que você disse está certo também. Como eu disse anteriormente, um chuveiro ligado sofre uma queda de tensão, mas a queda que ele gera no resto da casa é pequeno. Mas se você medir a tensão em uma tomada que esteja no mesmo circuito que o chuveiro, com toda certeza você irá notar uma queda de tensão significativa, pois estão no mesmo circuito. Mas nas outras tomadas que estão em outros circuitos, isso só será notado se o ramal de entrada for fraco ou se o barramento do quadro for fraco... o que eu não acredito que seja possível, pois as normas técnicas não deixam que isso ocorra, a não ser que elas não tenham sido respeitadas na hora da construção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Satoru@30 ago 2004, 12:03

pois as normas técnicas não deixam que isso ocorra, a não ser que elas não tenham sido respeitadas na hora da construção.

Se a casa for muito antiga... Talvez as normas não estejam sendo cumpridas!!!

Ai... :ahh:

Leandro

OBS.: Daqui a pouco nosso amigo que iniciou o post já vai ser capaz de fazer uma planta eletrica devido a quantidades de informações! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Satoru

Não tô querendo polemizar nada contra você! O que sinto é que é um usuário "formador" de opiniões! Você demonstra ter bastante conhecimento, mas escreve muitas vezes uma coisa e em seguida escreve outro pensamento que muda o sentido do que escreveu antes! Agora analise. Para um usuário ou usuários que estão "boiando" por não dominar o assunto, como vai ficar a interpretação dele? Creio que dúbia, não?

Veja o que falou sobre transformadores fazerem zumbidos! Nem quis dar o quote, veja você mesmo.

Eu digo que TODOS os transformadores vibram devido à sua forma construtiva! Uns vibram mais que outros e isto gera um ZUMBIDO que é normal para estes equipamentos. Portanto, apenas estou tentando me comunicar no nível de linguagem e conhecimento que tá sendo usado! Não desejo gerar atrito e nem usar o conhecimento que tenho para deixar com mais dúvidas, os que já as tem!

Não estou tentando ou querendo ser desagradável com ninguém. Se o fui com você, peço desculpas e espero que possamos continuar dividindo o mesmo espaço, debatendo nossas opiniões e muitas vezes discordando um do outro. Mas além de tudo, ajudando a quem precisa, esclarecendo, etc.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dúbia interpretação ?!?! Só se não existir deferença entre tamanho e distância.

Transformadores são máquinas elétricas estáticas, e portanto não podem ter nenhum tipo de vibração. A forma com que são construídos é justamente para que não haja movimento algum dentro deles. Vibração é risco !! Ela faz com que as peças se soltem dentro deles e a vida útil que deveria ser de 20 ou 30 anos não passe de 1.

E vibração não é normal para nenhum tipo de equipamento elétrico, mas dificilmente podem ser evitadas em máquinas que possuem parte mecânicas. Isso gera ruído e a qualidade fica comprometida, porque ninguém vai conseguir operar ou ficar perto de um deles por muito tempo. Motores vibram porque é inevitável mesmo, e é por isso que são feitas manutenções regulares neles. Mas no transformador que tem aqui em frete de casa, eu nunca vi ninguém fazer manutenção, porque caso façam, eles teriam que desligar a energia por muito tempo, e isso não podem fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, não discutirei mais sobre a vibração de transformadore causando ruídos!

Segue um link que talvez possa ajudar:

http://www.lactec.org.br/publicacoes/2003/039_2003.pdf

Nem é o assunto do tópico, mas serve para mostrar que quando discordo de suas afirmações, estou sendo pelo menos razoável!

Um abraço vibrante :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma galera, não vamos criar conflitos desnecessário.

acho que poderiamos discutir sobre trafos e redes eletricas em outro topico,o que vocês acham.

As manutenções em transformadores seguem as recomendações dos fabricantes, e é muito caro e sem necessidade desperdiçar tempo e dinheiro fazendo manutenção frequentemente deste equipamento, que alias, é estatico e o ruído é causado pelo entre ferro, o que é inevitavel nos trafos comuns. :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@31 ago 2004, 21:37

Bom, não discutirei mais sobre a vibração de transformadore causando ruídos!

Segue um link que talvez possa ajudar:

http://www.lactec.org.br/publicacoes/2003/039_2003.pdf

Nem é o assunto do tópico, mas serve para mostrar que quando discordo de suas afirmações, estou sendo pelo menos razoável!

Um abraço vibrante :D

Para grandes potências como um transformador de força o ruído é um incômodo mesmo. Mas para pequenos transformadores esse ruído não incomoda pois ele está fixo no poste e a vibração é imperceptível.

Se você acha que um zumbido em um transformador, mesmo quando audível é normal, eu não acho. E como ele mesmo disse, isso é normal lá e explodem transformadores também. Isso também deve ser normal para você. Como eu disse no post anterior, eles são construídos para que não haja vibração dentro deles, ou aquelas barras que prendem os núcleos em cima e embaixo estão lá de enfeite ?? Ou só para segurar o tranco de um raio ??

É lógico que no núcleo o transformador vai vibrar. A não ser que você faça um perfeito, com histerese perfeita e sem foucault.

E eu disse anteriormente que os transformadores são máquinas elétricas estáticas e que não podem ter nenhum tipo de vibração. Justamente a questão do artigo... ele fala sobre o que ?? Como minimizar a vibração. Eu disse também que eles são construídos justamente para evitar vibrações não disse ?? Pois então.

E não precisa dar quote mesmo. Eu disse que nos horários de pico é possível que se ouça um zumbido forte vindo deles. Isso é porque estão trabalhando com sobrecarga, ou não é ?? Em transformadores velhos e sem manutenção esse ruído é mais audível ainda, pois como eu disse no post anterior, a vibração faz com que as peças se soltem dentro dele, fazendo o barulho ficar mais intenso e vai dar problema logo logo.

Eu digo que TODOS os transformadores vibram devido à sua forma construtiva! Uns vibram mais que outros e isto gera um ZUMBIDO que é normal para estes equipamentos. Portanto, apenas estou tentando me comunicar no nível de linguagem e conhecimento que tá sendo usado! Não desejo gerar atrito e nem usar o conhecimento que tenho para deixar com mais dúvidas, os que já as tem!

Quem usa transformadores que vibram mais que outros é no mínimo negligente. Ainda bem que aqui na cidade onde moro ainda não chegaram a este ponto. Deve ser por isso que você ache normal e eu não. Mas aí já é mudar de assunto, pois se você é razoável, me explique o que é isto que você disse abaixo, porque eu não acho que distância é a mesma coisa que tamanho. Você apenas está procurando outro ponto para desviar do que você disse anteriormente. E levar também o tópico para o fechamento, já que levou uma discussão off topic e sem sentido.

Você falou a coisa certa Caioattilli, o Satoru é que complica tudo. Ele diz que a distância influencia e depois diz que o tamanho do circuito não impoorta! Entendeu? Será que estamos falando grego?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, verdade. Mas eu estive pensando, e como você teve dúvida sobre a diferença entre "tamanho" e "distância", me ocorreu agora o seguinte... Eu não disse no post lá de trás e nem em nenhum destes agora, que um transformador não vibra. Eu disse que ele não deve ( não pode ) vibrar. E não pode mesmo... tanto que tem até artigos, conforme você mesmo mostrou, onde existem teses e pesquisas sobre a redução destes ruídos. Mas vou me ater apenas ao que eu disse.

Agora veja a diferença entre o que eu disse. Eu falei:

No primeiro post sobre este assunto, eu disse que é possível que em horários de pico ele vá ouvir um zumbido nos transformadores dos postes.

Transformadores são máquinas elétricas estáticas, e portanto não podem ter nenhum tipo de vibração. A forma com que são construídos é justamente para que não haja movimento algum dentro deles.

Mas eu nunca disse que "Um transformador não vibra". Não vou esperar para explicar. Mas existe diferença entre não vibrar e não poder vibrar. Se alguém fala que não vibra, é porque não há nenhum tipo de movimento. Mas se alguém fala que não pode vibrar, isso não implica que não vá vibrar. Percebeu ??

Ora, se eu dissesse que um transformador não vibra, estaria sim contradizendo o que eu disse para ele anteriormente. Mas o que eu disse é que eles não podem vibrar. E não podem mesmo. Mas se você conhece alguém que obriga um transformador a não vibrar, esse cara deve ser rico...

E novamente eu repito: Você apenas está procurando outro ponto para desviar do que você disse anteriormente. E levar também o tópico para o fechamento, já que levou uma discussão off topic e sem sentido.

Você falou a coisa certa Caioattilli, o Satoru é que complica tudo. Ele diz que a distância influencia e depois diz que o tamanho do circuito não impoorta! Entendeu? Será que estamos falando grego?

Eu sei que transformadores vibram, mas o que eu quero saber é por que disse o que está aí em cima. Não comece assuntos off topic, se não concorda comigo, então apenas explique para ele o por quê das diferenças das medições, já que não concorda comigo. Antes era um pressentimento, mas agora vejo que é fato. Você não quer ajudar o rapaz, quer apenas provar que eu estou errado, que não sei nada. Bom, pelo menos eu estou tentando ajudá-lo, e nunca quis desmerecer ninguém neste fórum.

EDIT: Antes que eu me esqueça, se algo vibra ele não estará necessariamente emitindo ruído. Mas se algo faz um zumbido é algo perceptível. Claro que existem pessoas dotadas auditivamente, que escutam algumas vibrações. Mas um zumbido todo mundo é capaz de escutar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não vejo motivo para fechamento do tópico Satoru. Apenas estamos discutindo e ao que parece, nosso ponto de vista é diferente.

Referindo-se ao que você diz que quero me desviar quando postei minha opinião, fiz referência a esta postagem do Caioattiili:

Bem, quedas de tensão quando o chuveiro é ligado, certeza que tem. É visível o brilho das lâmpadas diminuindo consideravelmente quando o chuveiro é ligado.

E é claro que eu também fiz as minhas medições:

28/04/2004 á tardinha (não lembro a hora):

Tomada do meu quarto com o chuveiro desligado: entre 119V e 120V

Tomada do meu quarto com o chuveiro ligado: entre 115V e 117V

O estabilizador eu não testei nesta hora..

Ao afirmar que ele havia dito a coisa certa e você complicava...apenas tentei confirmar a opiniaão comprovada por ele com as medições realizadas. Com chuveiro ligado e desligado dava uma diferença perfeitamente aceitável. Uma carga do porte de chuveiro provoca queda de tensão sim e isto é que contesta a sua opinião: Uma hora você diz que um chuveiro não influencia, mas depois diz que sim, que há uma queda de tensão! Ora, ou há ou não.

Mas vou atender no que pediu e não postarei sobre sua opinião. Mas me dou ao direito de postar a minha, mesmo que em discordância à sua ou a de qual quer usuário que poste algo que confunda e/ou não esclareça!

E para terminar, mostrando que sua postagem muitas vezes confunde a quem não tem o conhecimento devido, veja a referência que fez à "fio de 220V"! Isto não existe! O que há, inclusive nas Normas que tanto gosta de citar, é padrão de Fios e Cabos com isolamento para 600V! Usado em circuitos tanto de 220V, 127V, 380V, 440V etc.....

Caiotilli, qual quer dúvida e caso interesse, estarei sempre a disposição para ajudar no que for possível!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é brincadeira heim ?!?!?! Bom, não sabia que era tão difícil assim entender o que eu escrevo. Pode ler novamente e depois veja que se o que está escrito é que:

O chuveiro não CAUSA queda de tensão nas outras tomadas.

O chuveiro SOFRE queda de tensão.

Percebeu a diferença ??? Isso já foi questão de prova aqui, e todo mundo que colocou alguma tomada no mesmo circuito que o chuveiro tomou zero na questão justamente por isso. Só depois que eu lembrei que podem sim ter colocado outras tomadas no mesmo circuito que o chuveiro, e isso está errado justamente por isto. Por isso que eu disse para ele conferir o projeto, e que o chuveiro pode causar queda de tensão em outras tomadas QUE ESTEJAM NO MESMO CIRCUITO QUE ELE. E eu frisei esta parte.

E quando eu fiz referência ao "fio de 220V", não aja como o José Serra. Não pegue apenas a parte que lhe interessa para mostra que eu estou errado. Pegue o texto inteiro. Vamos ver o que eu escrevi quando eu me referi ao "fio de 220V" ??

Isso tudo é projeto, a única diferença entre um "fio para 127V" e um "fio para 220V" é a espessura dele, mais nada. O material condutor é o mesmo e o isolante também. Só que quando você faz os cálculos, dependendo da tensão escolhida, o fio vai ser mais grosso ou menos grosso. É por isso que a grande maioria das residências são 220V, porque o fio é mais fino e conseqüentemente mais baratos.

Então a diferença entre os fios não é a bitola ??? E eu justamente "compliquei", para evitar essas coisas que você está fazendo. Porque antes eu me referi a colocarem fios para 220V, mas imaginei que alguém poderia questionar sobre isto, mas não achava que fosse você.

Mas novamente você tenta tirar o corpo fora e não explica o por que desta citação não é mesmo ??

Você falou a coisa certa Caioattilli, o Satoru é que complica tudo. Ele diz que a distância influencia e depois diz que o tamanho do circuito não impoorta! Entendeu? Será que estamos falando grego?

E antes de dizer coisas do tipo, caso você não entenda o que o texto diz, pergunte antes de dizer que está errado. Se o que eu escrevi foi complicado para você, não quer dizer necessariamente que é complicado para todo mundo. E não são questões técnicas, é português mesmo.

Não me importo que discutam o que eu digo, mas façam com coerência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tudo bem que essa discurssão está oferecendo a nós um pouco mais de conhecimento....

Mas se continuarmos discutindo isso o moderador poderá fechar o tópico por ferir as regras (off-topic)... E não queremos isso certo...

Eu como todos aqui estamos aprendendo muito com a nossa "conversinha" aqui!!

____

Se não me engano, mas vou ver isso hoje, o meu nobreak (1000VA) emiti um pqueno ruido (só se escuta em profundo silencio da noite).

____

Sobre as tomadas no mesmo CKT do chuveiro é certo isso. Eu faço engenharia eletrônica.. e puxei uma materia eletiva chamada desenho técnico 2 e nessa aula tem calculo de energia (planta elétrica) e se não me engano, o chuveiro tem que ter um CKT só para ele, já que a potencia desenvolvida por ele é alta (não me lembro o valor) e sendo uma potência alta (o valor) tem que ter um CKT prório para ele (chuveiro).

valeu pessoal!!

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dohko@01 set 2004, 08:40

Pessoal, tudo bem que essa discurssão está oferecendo a nós um pouco mais de conhecimento....

Mas se continuarmos discutindo isso o moderador poderá fechar o tópico por ferir as regras (off-topic)... E não queremos isso certo...

Eu como todos aqui estamos aprendendo muito com a nossa "conversinha" aqui!!

____

Se não me engano, mas vou ver isso hoje, o meu nobreak (1000VA) emiti um pqueno ruido (só se escuta em profundo silencio da noite).

____

Sobre as tomadas no mesmo CKT do chuveiro é certo isso. Eu faço engenharia eletrônica.. e puxei uma materia eletiva chamada desenho técnico 2 e nessa aula tem calculo de energia (planta elétrica) e se não me engano, o chuveiro tem que ter um CKT só para ele, já que a potencia desenvolvida por ele é alta (não me lembro o valor) e sendo uma potência alta (o valor) tem que ter um CKT prório para ele (chuveiro).

valeu pessoal!!

Leandro

Mas pode acontecer aquilo mesmo que você disse. Se a construção for antiga, ela pode não estar de acordo com as normas técnicas... aí a gambiarra pode comer solta lá.

Mas não acredito que seja isto que esteja acontecendo, pois como ele mesmo descreveu, a casa dele não é tão antiga, e pelo menos o quarto dele foi muito bem dimensionado. Mas o quadro já estava lá. E se não houver tomadas no mesmo circuito do chuveiro, pode estar lá o problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não gosto do Niskier, é muito regionalista. Prefiro o Cotrin, é mais abrangente e trata de instalações elétricas industriais de uma forma mais objetiva e clara.

E não curto muito livros porque para serem usados nacionalmente eles se baseiam na ABNT somente, e não conseguem isso na totalidade, sempre tem um ou dois exemplos que usam normas técnicas regionais.

Sendo assim eu usei demais o Cotrin ( muito completo ) e a ND5.1 e ND5.2 da Cemig, para não correr o risco de ter nenhum projeto recusado por estar fora das normas que eles impõem.

Como você é novato, muito cuidado ao ficar colocando a sua posição desta forma. Além de parecer extremamente arrogante, não irá causar a boa impressão que você pode desejar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Satoru você fala fala fala e no final se juntarmos tudo não sai NADA.

Vamos procurar usar o topico para esclarecer as partes interessadas e não torna-lo um simples meio de controversias e discursões que não levam a nada.

Quanto a ser Novato, bom, um dia você já foi.

Quanto as duvidas, não me referia as suas, pois acho que você é um mestre da sabedoria e da inteligência. :tantan:

Não lê livros?! :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AAAAAAAAAAAAAAAAAHHHH!!!!!!!!!

Brincadeira!!! Infelizmente eu tive que ficar um tempo longe da Internet, e só agora pude ver o tamanho imenso que este tópico atingiu! Isto não é uma reclamação, mas sim um agradecimento pela gigantesca (literalmente) atenção.

Vamos aos QUOTES...

QUOTE 

Não. Aqui não tem ar condicionado. E tudo que estava ligado na primeira medição, estava ligado também na segunda, sem nada mais. E ninguém tomava banho também em nenhuma das medições. Nem máquina de lavar, secar, ou nada parecido...

(...)

Bom, de acordo com o que está acima, a primeira medição que você fez à tardinha, provavelmente foi entre 14:30h e 18:00h mais ou menos. Veja que a tensão era maior do que a segunda que fez às 19:30h. Quando o chuveiro foi ligado, ela caiu para menos do que você mediu nesse mesmo horário. Mas neste caso era preciso ter marcado a que horas o chuveiro foi usado ( parece frescura, mas infelizmente não é... ). Bom, como você diz que o chuveiro influencia, e para ter certeza absoluta de que esta influência não é causada pelo horário de pico, será que é possível que alguém utilize o chuveiro lá pelas 23:00h ou mais tarde ??? Ou mesmo antes das 17:00h ??? A questão é saber se todo mundo aí toma banho entre as 18:00h e 23:00h, se for nesse horário, não podemos afirmar que é culpa do seu chuveiro. Mas se você mediu fora dessa faixa e deu esse resultado, a culpa é dele. Temos que ter certeza de que o horário de pico não vai ter culpa...

Bem, aqui todo mundo toma banho entre as 15:45 e as 18:30 sempre.

QUOTE 

Bem, quedas de tensão quando o chuveiro é ligado, certeza que tem. É visível o brilho das lâmpadas diminuindo consideravelmente quando o chuveiro é ligado.

E é claro que eu também fiz as minhas medições:

28/04/2004 á tardinha (não lembro a hora):

Tomada do meu quarto com o chuveiro desligado: entre 119V e 120V

Tomada do meu quarto com o chuveiro ligado: entre 115V e 117V

O estabilizador eu não testei nesta hora... 

Agora de acordo com esta segunda afirmação, o problema não tem nada a ver com a fiação. Não vou detalhar muito porque vai criar confusão com os outros usuários, por isso vou ser direto. Pelo que você disse o problema deve estar no quadro. Algum disjuntor deve estar mal dimensionado, e se na sua residência tem dois ou mais chuveiros elétricos com mais de 5KW, provavelmente eles não podem ser ligados ao mesmo tempo ( não tenho certeza, mas se acontece isso você já deve ter sido alertado para não ligar um enquanto o outro estiver funcionando ). Ou quando o seu quarto foi construído, apesar do quadro possuir espaço para um disjuntor reserva, as fases ( AB, BC e CA ) não foram balanceadas novamente.

Aqui temos dois chuveiros de 5400W que nunca são ligados ao mesmo tempo conforme fomos alertados pelo eletricista que fez a instalação do meu quarto.

Quanto aos fases balanceados eu nem faço ideia do que você está falando!!!

Procure saber quem fez o projeto da expansão da sua casa e faça a seguinte pergunta: "Depois da definição da expansão elétrica, as fases foram balanceadas de novo ??". Se você tiver interesse neste assunto, pode ainda pedir o "memorial de cálculo" que deve estar de posse do responsável pela casa, ou com o engenheiro que assinou a RT da obra. Com ele você pode saber exatamente como está a situação da sua casa ( e nem precisa que nela esteja incluído o seu quarto, o original já ajuda muito ).

Uahahaha!!! :priv:

Projeto?!?!? Memorial do Cálculo?!? Engenheiro?!? RT?!? - Uahahaha!!!

Na minha casa NUNCA teve nada disso!!!

E isso que você disse está certo também. Como eu disse anteriormente, um chuveiro ligado sofre uma queda de tensão, mas a queda que ele gera no resto da casa é pequeno. Mas se você medir a tensão em uma tomada que esteja no mesmo circuito que o chuveiro, com toda certeza você irá notar uma queda de tensão significativa, pois estão no mesmo circuito. Mas nas outras tomadas que estão em outros circuitos, isso só será notado se o ramal de entrada for fraco ou se o barramento do quadro for fraco... o que eu não acredito que seja possível, pois as normas técnicas não deixam que isso ocorra, a não ser que elas não tenham sido respeitadas na hora da construção.

Xiii!!! Aqui na minha casa, é tudo uma verdadeira salada completa (exceto meu quarto, o banheiro do meu quarto e a lavanderia => que são a construção "nova"), é tudo misturado. Você desliga um disjuntor e apaga uma luz da sala, tomadas de cozinha, chuveiro, e o resto continua ligado (Inclusive um dos fases do chuveiro, acreditem...). Já no outro quadro, o novo, está tudo bonitinho separadinho os disjuntores um para cada cômodo e dois para o chuveiro.

=> Continua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

=> Continuação...

Se a casa for muito antiga... Talvez as normas não estejam sendo cumpridas!!!

Normas, que normas???

O chuveiro não CAUSA queda de tensão nas outras tomadas.

O chuveiro SOFRE queda de tensão.

Percebeu a diferença ??? Isso já foi questão de prova aqui, e todo mundo que colocou alguma tomada no mesmo circuito que o chuveiro tomou zero na questão justamente por isso. Só depois que eu lembrei que podem sim ter colocado outras tomadas no mesmo circuito que o chuveiro, e isso está errado justamente por isto. Por isso que eu disse para ele conferir o projeto, e que o chuveiro pode causar queda de tensão em outras tomadas QUE ESTEJAM NO MESMO CIRCUITO QUE ELE. E eu frisei esta parte.

Olha, eu não tenho certeza, mas tudo indica que o chuveiro não está no mesmo circuito de nenhuma tomada ou luminária.

Mas pode acontecer aquilo mesmo que você disse. Se a construção for antiga, ela pode não estar de acordo com as normas técnicas... aí a gambiarra pode comer solta lá.

Mas não acredito que seja isto que esteja acontecendo, pois como ele mesmo descreveu, a casa dele não é tão antiga, e pelo menos o quarto dele foi muito bem dimensionado. Mas o quadro já estava lá. E se não houver tomadas no mesmo circuito do chuveiro, pode estar lá o problema...

A construção é antiga sim. A casa já deve ter mais de 25 anos com certeza e o que me parece, a instalação elétrica dela nunca foi sequer revisada.

Somente o meu quarto, o banheiro do meu quarto, e a lavanderia (área de serviço) fazem parte da construção nova. E mais uma vez eu devo lembrar que para esta construção nova tem um quadro independente do resto da casa (parte antiga) e os dois fios fases e o neutro são puxados diretamente do relógio para este novo quadro, bem como outro conjunto de 2 fases e 1 neutro também saem do relógio e vão para o quadro antigo.

Bem que ele podia ter a planta elétrica da casa dele para acabar com as dúvidas...

Sinto muito, mas planta elétrica nunca existiu aqui na minha casa...

-------

Bem, são muitas informações e eu não posso responder a exatamente TUDO, mas eu estou sendo o mais abrangente possível para que todos possamos nos entender aqui neste meu tópico.

---

Aí estão mais informações. Por favor, continuem me ajudando!!!

Muito Obrigado!!! :bandeira:

EDIT: Só estou editando porque a bandeirinha tinha saído no lugar errado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Diogo Rios@07 set 2004, 00:20

Quanto a ser Novato, bom, um dia você já foi.

Quanto as duvidas, não me referia as suas, pois acho que você é um mestre da sabedoria e da inteligência. :tantan:

Não lê livros?! :help:

Satoru você fala fala fala e no final se juntarmos tudo não sai NADA.

Não sai nada ?!?! Hum... imagino o tipo de engenheiro que você deve ser. Como o Meiraneto disse, eu complico demais por detalhar muito, e que só quem entende do assunto compreende o que eu falo... se é tão difícil assim para você entender eu nem vou comentar sobre isso...

Quanto a ser Novato, bom, um dia você já foi.

Quanto as duvidas, não me referia as suas, pois acho que você é um mestre da sabedoria e da inteligência. :tantan:

Não lê livros?! :help:

Sim, já fui. E no entanto eu nunca cheguei em nenhum tópico dessa maneira que você chegou, e muito menos disse que sou "um mestre da sabedoria e da inteligência". Eu digo aquilo que sei, mesmo que não esteja sempre certo. Algumas regras aplicáveis aqui não são em outros lugares. E não costumo seguir o que está sempre nos livros. Se no estado onde você mora só se usa a ABNT ou se além da ABNT existem outras normas copiadas de outras companhias, sorte sua. Aqui não é assim que funciona, e nem sempre os livros podem ser seguidos à risca, ou indicam o caminho correto segundo as normas do meu estado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!