Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar bobina de carro para gerar alta tensão


Posts recomendados

Tenho uma bobina de um ford fiesta (foto abaixo) e não faço ideia de como usar ela para gerar arcos de alta tensão. Medindo esses três terminais na frente na escala de resistência, tem entre eles algo como 2-3 ohms, e deles para esses 4 de cima dá circuito aberto. Eu retirei ela do carro por engano, não por problema nela. Acredito que os enrolamentos primários devem ser esses com baixa resistência. Peço ajuda para os que tem mais experiências!!

715701_250.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se for bobina e estiver aberta, está com defeito. De fato dá uma resistência bem alta entre centenas e milhares de ohms. Ajuste a escala do seu multímetro.

 

Sim você precisa de algo do tipo tipo um 555 e um transistor driver (google te ajuda com isso) pra gerar centelhas.

 

Eu ia te dizer que é pra tomar cuidado, dá choque e etc mas eu preciso rir um pouco imaginando você tomando um tranco, soltando um palavrão e etc , portanto nem vou falar nada sobre o perigo ok?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Se for bobina e estiver aberta, está com defeito. De fato dá uma resistência bem alta entre centenas e milhares de ohms. Ajuste a escala do seu multímetro.

 

Quando eu retirei do carro, o caro funcionava, logo estava funcionando. Até mesmo na escala de 30 Mega ohms da circuito aberto (aparece O.L. (de over limit, acredito eu)). Será que é algum tipo de transformador, que é isolado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, lithium_ion disse:

na escala de 30 Mega ohms da circuito aberto

ok . então não é bobina simples. deve ter algum circuito com transistores nas saídas. Compare as medições com a outra. E geralmente não é isolada: tem um pino em comum com entrada baixa tensão (talvez 1 dos 3) ou seja (se fosse bobina comum) teria que dar alguma resistência entre saída e entrada. De novo, compare com outra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou o circuito interno é eletrônico ou possui um rotor interno, de qualquer forma, não há contato entre a saída de alta da bobina com qualquer saída para as velas.

SE você conseguir desmontar a parte de contato das velas, poderá medir a bobina no terminal que aparecerá no meio desse conjunto.

Para esse tipo de projeto, o melhor seria com uma dessas:download.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa bobina mostrada pelo autor do tópico tem um circuito transistorizado por dentro, um tipo de driver.

dos três fios temos positivo, negativo e um pino de controle que é acionado pelo módulo de injeção eletrônica.

No caso aí temos 4 saídas e duas bobinas internas, o terceiro pino altera se as faíscas sairão dos pinos 1 e 4 ou 2 e 3.

adicionado 0 minutos depois

Seria muito mais fácil usar a bobina da foto postada pelo @Ricardo S Ferreira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também dá para fazer um aparelho Kirlian...

Pelo que me lembro (carece de confirmação) os 3 pinos laterais são do primário e os acima do secundário. Esta peça tem 2 bobinas e um único conector.

Entre 1 e 2 primário da ordem de 0,9 ohm e entre 2 e 3 também.  No secundário - cilindros 1 e 4 = 9,4k ohm e 2 e 3 idem.

 

Errata: desculpe erro de digitação:

"Entre 1 e 2 primário da ordem de 0,9 ohm e entre 2 e 3 também." Lê-se : Entre 1 e 4 primário da ordem de 0,9 ohm e entre 2 e 3 também.

 

 

715701_250a.jpg

715701_250b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, parece que errei a foto, essa é a bobina do ford fiesta 2005 pra cima, a minha é de um fiesta 2000 (postarei a foto real, mas não altera acredito que nada).

Como faço esse acionamento? Desses 3, onde fica o positivo, negativo e o controle? Quando medi com um multimetro, todos esses 3 terminais tem entre eles resistencia bem baixa.

adicionado 14 minutos depois

bobina-ford-fiesta-rocam-ecosport-focus-

S_13845-MLB225053241_4070-O.jpg

Exatamente essa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!