Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resistor alterado fonte atx


Isaac Flora

Posts recomendados

Galera estou com um problema, estou estudando eletrônica e me empenhando muito mas comecei há apenas um mês.

Estou tentando testar os componentes de uma fonte atx que tenho aqui, o problema é que um resistor parece estar alterado ( placa com aparencia de tostado no local do componente, notar local vazio ao lado do diodo na figura ).

 

1 - Removi da placa e testei com multimetro digital na escala 20m de resistência, o resultado foi 0,07

Porém creio que pelo esquema de cores seja um resistor de 80 ohms, vou postar as fotos do multimetro, resistor e placa podem me ajudar, dizendo o valor desse resistor?

Obrigado a todos.

20170118_212542.jpg

20170118_212620.jpg

20170118_213218.jpg

20170109_230417.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Penso que você está querendo dar passo maior que a perna. Sugiro estudar o código de cores e as unidades de medida de resistência e seus multiplicadores. Vá com calma

 

Mas vamos tentar fazer uma análise completa...

No caso do seu resistor:

azul, cinza, marrom(*),dourado = 6 8 e um (1) zero (multiplica por 10 elevado a 1) = 680 ohms , dourado = pode variar 5%

Seu multimetro está na escala de 20MOhms ou 20000000 ohms ou 20 milhões de Ohms e você está querendo medir 680 ohms com 3 dígitos e meio: nunca conseguiria.  Seu multímetro indica 0.07M ou 70000omhs ou 70KOhms portanto parece que o multimetro não está zerando direito ou seu resistor realmente está com defeito - quase aberto

Na mesma escala, encoste uma ponta na outra e veja: tem que dar 0.00. Acima disso, considere impreciso seu multimetro

(*)se for dourado= divide por 10

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Isadora Ferraz.