Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resistor alterado fonte atx


Isaac Flora

Posts recomendados

Galera estou com um problema, estou estudando eletrônica e me empenhando muito mas comecei há apenas um mês.

Estou tentando testar os componentes de uma fonte atx que tenho aqui, o problema é que um resistor parece estar alterado ( placa com aparencia de tostado no local do componente, notar local vazio ao lado do diodo na figura ).

 

1 - Removi da placa e testei com multimetro digital na escala 20m de resistência, o resultado foi 0,07

Porém creio que pelo esquema de cores seja um resistor de 80 ohms, vou postar as fotos do multimetro, resistor e placa podem me ajudar, dizendo o valor desse resistor?

Obrigado a todos.

20170118_212542.jpg

20170118_212620.jpg

20170118_213218.jpg

20170109_230417.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Penso que você está querendo dar passo maior que a perna. Sugiro estudar o código de cores e as unidades de medida de resistência e seus multiplicadores. Vá com calma

 

Mas vamos tentar fazer uma análise completa...

No caso do seu resistor:

azul, cinza, marrom(*),dourado = 6 8 e um (1) zero (multiplica por 10 elevado a 1) = 680 ohms , dourado = pode variar 5%

Seu multimetro está na escala de 20MOhms ou 20000000 ohms ou 20 milhões de Ohms e você está querendo medir 680 ohms com 3 dígitos e meio: nunca conseguiria.  Seu multímetro indica 0.07M ou 70000omhs ou 70KOhms portanto parece que o multimetro não está zerando direito ou seu resistor realmente está com defeito - quase aberto

Na mesma escala, encoste uma ponta na outra e veja: tem que dar 0.00. Acima disso, considere impreciso seu multimetro

(*)se for dourado= divide por 10

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Isadora Ferraz.

 

Seguindo a análise farei novas medições. A principio tentei medir com uma escala ohmica menor, mas sem sucesso. Tanto com multimetro digital quanto com o analógico. Pensei ser um resitor de 1.5 ohms(marrom-verde-dourado) alterado ( bem escurecido as cores devido ao efeito joule ).

 

Existe esta possibilidade? Das cores escurecerem afetando a interpretação do resistor? Pois até a placa embaixo do resistor esta com aparência de tostada. Um amigo do forum disse se tratar de um resistor de 1.5 ohms que fica no pé do transistor npn.

 

Postem suas opiniões. E agradeço desde já a imensa ajuda, com certeza postarei o desfecho do concerto. Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!