Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligação de SUBWOOFER de impedância diferente no Mini System


Posts recomendados

A quem possa me ajudar...

 

Tenho um Mini System AIWA modelo NSX-BL34 com 2 saidas de audio de 6Ohms. As caixas originais do mesmo foram roubadas, assim adquiri duas caixas usadas, mas não prestei atenção nas especificações das mesma, que tem 2 (duas) entradas cada uma, sendo 1 de 8Ohms para alto falantes frontais e 1 de 6Ohms para o Subwoofer.

Alguém poderia me ajudar em uma solução para fazer a ligação das mesmas: Modo de ligação Serie ou parelelo, compra de amplificador ou outra opção?

OBS.:

- As caixas também são da AIWA modelo SXWN-BL53;

- O aparelho não tem saida de Subwoofer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

A denominação "Falante frontal" dessa caixa, é na realidade o "falante de alta frequência (Tweeter/médios), não sei te dizer se dentro da caixa já tem o capacitor de corte ou não!

O outro falante é o que vai reproduzir as frequência mais baixas, você tem que identificar os fios ai, e por precaução colocar um capacitor de 22uF/63V (Para médios e agudos) em série com os fios do "falante frontal", observe a polaridade do capacitor, o positivo dele tem que ser ligado no positivo da saída de som!...

E as duas ligações serão feitas na mesma saída de cada canal do aparelho, cada caixa com sua respectiva adaptação, ligadas em canais distintos... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Bcpetronzio disse:

A denominação "Falante frontal" dessa caixa, é na realidade o "falante de alta frequência (Tweeter/médios), não sei te dizer se dentro da caixa já tem o capacitor de corte ou não!

O outro falante é o que vai reproduzir as frequência mais baixas, você tem que identificar os fios ai, e por precaução colocar um capacitor de 22uF/63V (Para médios e agudos) em série com os fios do "falante frontal", observe a polaridade do capacitor, o positivo dele tem que ser ligado no positivo da saída de som!...

E as duas ligações serão feitas na mesma saída de cada canal do aparelho, cada caixa com sua respectiva adaptação, ligadas em canais distintos... 

@Bcpetronzio Obrigado pela resposta. Mas quanto a ligar dois Auto falantes em paralelo com impedância diferentes na mesma saída não vai correr risco de queima-lá? No caso de 8 Ohms do frontal ligado em paralelo com o de 6 Ohms do sub. Não vai deixar uma impedância de 3,42 Ohms o que poderia forçar a saída que é de 6 Ohms?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Usando o capacitor em série a resistência do falante só é percebida quando tiver frequências altas, você pode testar em série primeiro um capacitor de 10uF/63V, se os médios/agudos não ficar bom, você coloca o de 22uF mesmo... 

Fique tranquilo, não vai queimar...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Fabio de Oliveira Neves Bom dia

 

Assim como o amigo @Bcpetronzio é só ligar um capacitor em série apenas na saida de 8 ohms no qual está ligado, mais sugiro por um valor um pouco mais alto 50/100.

No tweeter é para ter capacitor, e o midrange sai um som mais natural.

caixas-acustica-caixa-D_NQ_NP_947411-MLB

caixas-acustica-caixa-D_NQ_NP_559411-MLB

 


Att Edvaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!