Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O mistério do Slot de RAM que não existe


Kelvindouglasf

Posts recomendados

Galera esses dias comprei todo feliz um pente de memória pro meu note, pois diz em tudo quanto é diagnóstico (no Windows, no Aida64, no CPU-Z) que eu teria 2 slots, sendo 1 em uso e o outro vazio. Ok, confiando nisso comprei a memória e para minha surpresa, quando abri o notebook só havia o pente com 4GB de fábrica e não existe slot vazio nenhum, nem embaixo do teclado, como é costume de algumas marcas colocar um slot escondido. Virei a placa-mãe do avesso e simplesmente não sei o que há! Meu notebook é um ASUS Z450LA. Mas que diabos vocês acham que está acontecendo? Vejam o print do Windows dizendo que tenho 2 slots.

Sem título.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Windows e outros programas informam que existe suporte a  2 Slots, simplesmente porque o processador tem dois canais de memoria e linhas de I/O e endereços o suficiente para montagem de  slots, não significa que o fabricante soldou 2 slots na placa...

 

Se quiser ter certeza do numero de slots de um notebook sem precisar desmonta-lo, o mais seguro é buscar pela placa-mãe do modelo e contar nas fotos quantos slots ela tem:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-822518938-placa-me-proc-i5-z450la-60nb0960-mb1130-asus-z450l-wx008t-_JM

 

No caso do seu modelo creio que ele aceite ate um modulo DDR3L de 8GB, então a solução é vender ou fazer rolo em ambos os modulos de 4GB, e trocar por um modulo DDR3L1600 de 8GB 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Outro é que alguns notebooks possuem memória integrada na placa-mãe e outro slot para upgrade, mas em alguns casos a memória integrada não existe, ficando slot único apenas. É ruim porque limita a quantidade de memória, mas 4GB é suficiente para maioria dos casos, 8GB que é upgrade para seu caso fica mais caro infelizmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é pessoal, ainda procurei uma tal MicroDIMM que ouvi dizer que tem em alguns aparelhos, mas não há nada realmente.

Pesquisei uma Corsair 8GB pra ele e tá custando em torno de 270 ~ 300 reais. Agora to com dois pentes de 4BG, vou tentar alguém pra me comprar as duas... São duas Teikon de 1600MHz. Ouvi dizer que elas são muito boas e várias marcas utilizam, ASUS e Dell por exemplo. Será fácil de vender isso? Pensei no ML, de repente. Não sei de nenhum amigo que possa querer, além disso são 1600MHz, as mais comuns em note são as 1333, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O termo tecnico para modulos de notebook é SODIMM, acredito que voce consegue vender esses modulos sem problemas.

 

Quando for pegar um modulo de 8GB preste atenção se se trata de um modulo DDR3L esse L é de Low voltage, modulos DDR3 comuns trabalham com 1.5V um modulo DDR3L trabalha com 1.35V e o seu processador só aceita DDR3L...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, F4b10 disse:

O termo tecnico para modulos de notebook é SODIMM, acredito que voce consegue vender esses modulos sem problemas.

 

Quando for pegar um modulo de 8GB preste atenção se se trata de um modulo DDR3L esse L é de Low voltage, modulos DDR3 comuns trabalham com 1.5V um modulo DDR3L trabalha com 1.35V e o seu processador só aceita DDR3L...

 

Valeu f4b10, na verdade o Micro DIMM que eu falei foi porque li em alguns lugares que tem alguns notebooks que vem o slot SODIMM com um modulo montado e um MicroDIMM vazio escondido. Não sei a razão disso, mas...não é o meu caso rsrsrs

 

Acredito que essa aqui sirva: (até a latência bate com as minhas 11-11-11-28)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710328168-8gb-notebook-corsair-ddr3l-1600mhz-cmso8gx3m1c1600c11-135v-_JM

 

Obrigado por avisar sobre o Low, eu não tinha me ligado nisso. Abraços, valeu pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!