Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Hello my friends,

Antes de mais nada, vamos contextualizar. Meu pc é este:

OCZ SXS2 400W

i7 3770 (77w TDP)

Gigabyte GA-H61M-D2P-B3

2x 8GB DDR3 @1600mhz Kingston

3x 120mm FANs (sendo duas com led)

1x 80mm FAN

1x HD 5400rpm 500GB 

1x HD 7200rpm 1TB

Venho a vocês dar a terrível notícia (pelo menos pra mim) que minha OCZ morreu (até onde meu diagnóstico foi). :rezando:

Sim, depois do upgrade de CPU (substituindo meu antigo i3 2100 - 65w) minha workstation não está ligando direito. As vezes liga e as vezes não liga, conforme relatei aqui.

A questão é que minha velha e bacana OCZ já tinha apresentado problemas de funcionamento além de estar com capacitores estufados [1] [2] e acredito não estar resistindo à demanda elétrica gerada pelos upgrades que fiz de CPU e memória (antes tinha apenas 4GB) pois se eu fizer mandingas ela liga com o i3. Diante disto, estou considerando a morte funcional da peça e retirando-a da linha de produção :(

Acho muito difícil ser problema com o processador novo (que é de segunda mão) pois já consegui ligar o sistema normalmente, abrir máquinas virtuais e tudo mais. Além do mais, acredito que CPU é uma das melhores peças para se comprar de segunda mão, visto que é uma peça bastante difícil de dar problema (críticas a respeito são bem vindas).

Bom, chega de falar do passado, venho aqui pra tratar do presente. Meus amigos, quero comprar uma fonte nova que segure minha config + a futura adição de uma PVzinha bacana, para jogo/edição de vídeo E um SSD.

Estou pensando em comprar uma Corsair CX600 V2, pois está a um preço acessível e em uma localização acessível. Tenho uma certa urgência para comprar a fonte pois preciso trocar a CPU, se for o caso de eu ter comprado uma com defeito, e também porque minhas aulas começam em breve.

Existe alguma outra alternativa boa, na faixa dos 250~350 reais (a vista) que os senhores recomendem?

Um abraço!

Postado
27 minutos atrás, Fernando_maluco disse:

@Razorfoot Uma boa fonte 500w (xfx, corsair, etc)resolve seu problema:

Já colocou outra fonte no seu PC??

http://www.pichau.com.br/hardware/fonte/fonte-xfx-500w-xt-bronze-full-wired-80-bronze-p1-500b-xtfr

Cara, então.. não coloquei e isso me dá um gelado na espinha na hora de pensar no diagnóstico porque fico na hipótese. Meu amigo não quer trazer o pc aqui em casa pra eu resolver um problema pra ele e fazer o teste com a fonte dele. Sedentarismo é fogo kkk

Mas de qualquer forma, com CPU boa ou não, eu precisaria trocar a fonte, é complicado apoiar um rig de alto desempenho em uma fonte com capacitor estufado e com histórico problemático, dai to indo reto numa nova aquisição.

Gostei bastante da recomendação. Realmente conheço pouco da XFX em questão de fonte, apesar de já ter ouvido bem a respeito. Não estou encontrando nenhum review dela, tem algum?

Um abraço e obrigado!

@EDIT: achei um vídeo mostrando um teste sobre a XFX e outro sobre a CX600.

• Coordenador
Postado

@Razorfoot Qual placa de vídeo pretende colocar? Alguma ideia? Isso é importante na escolha da fonte. Fonte de 600W certamente seria exagero para placa de vídeo única. 

E, sobre os capacitores estufados da sua OCZ: você nunca usou o equipamento de destruição imoral (estabilizador), certo?

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Foxwalt disse:

@Razorfoot Qual placa de vídeo pretende colocar? Alguma ideia? Isso é importante na escolha da fonte. Fonte de 600W certamente seria exagero para placa de vídeo única. 

E, sobre os capacitores estufados da sua OCZ: você nunca usou o equipamento de destruição imoral (estabilizador), certo?

Oi @Foxwalt, 

Haha nunca utilizei esse vudu não! Deixei o PC com minha mãe junto com o SMS Clean Energy (filtro de linha) todo este tempo. Não sei o que pode ter causado isso, se algum surto de tensão (lá falta luz as vezes) ou temperatura (também é quente). 

To pensando na CX600 pois está a um preço bem acessível (R$270,00), na mesma faixa da CX500. Daí a fonte trabalha com mais folga, mais tranquila. 

Quero só me certificar que é uma V2. 

Cara, ainda não vi um modelo definitivo mas tava pensando algo na faixa dos 800 reais, da Nvidia, pra trabalhar com edição + jogar. 

Acredita que esse raciocínio tá legal? 

• Coordenador
Postado

@Razorfoot Se você não usa estabilizador, então está correto. Perguntei porque o uso de tal aparelho de destruição (literalmente :P) poderia ter matado os capacitores da sua fonte. O certo é usar filtro de linha mesmo. Tem um tópico aqui neste setor com análises de vários filtros, veja aqui a análise do seu:

Todas as fontes da série CX que estão sendo vendidas atualmente são V2. A linha anterior já deixou de ser fabricada há muito tempo. 

O seu programa de edição depende dos Cuda Cores de placas NVidia? Porque com pouca coisa acima desse orçamento a AMD Radeon RX 470 é uma opção bem mais interessante. Se for optar por NVidia mesmo, encontrará a GTX 1050Ti, mas ela é claramente inferior à RX 470. Essas GTX 1050 e GTX 1050Ti não estão sendo muito atraentes pelo preço praticado frente às concorrentes da AMD.

Sobre a potência adequada para a fonte, uma GTX 1050Ti não chega a consumir 50W em load. A RX 470 consome mais, mas ainda é pouco. Comprar fonte de 600W é bem desnecessário e colocaria a faixa de operação considerando a eficiência em um patamar bem ruim. Você poderia é comprar uma boa fonte perto de 400W mesmo.

• Curtir 1
Postado

@Foxwalt eu dei uma pesquisada durante o almoço sobre isto, parece que as que estão sendo comercializadas são a V3 (!!) que tem a terminação WW no final do N° de modelo.

Eu fiz uns cáculos com a minha config, um site deu 483W o outro deu 279W.. complicado. Você acha que estando as duas na mesma faixa de preço seria melhor comprar uma de potencia menor, no meu caso?

Postado
1 hora atrás, Razorfoot disse:

@Foxwalt eu dei uma pesquisada durante o almoço sobre isto, parece que as que estão sendo comercializadas são a V3 (!!) que tem a terminação WW no final do N° de modelo.

Na verdade, a Corsair não usa mais essa terminologia "V2", "V3" ou qualquer coisa do tipo. Isso é erro do lojista.

Você pode checar isso na página da Corsair. As CX V2 foram descontinuadas há um bom tempo, e depois que elas foram descontinuadas, elas ficaram simplesmente sendo chamadas de CX mais a potência. Ou seja, nesse caso, o nome dela é simplesmente CX600 mesmo. Para diferenciação, eles passaram a adotar esses códigos de série, no caso da CX600, passa a ser CP-9020048. Efetivamente essas fontes não são diferentes apenas em código, também são diferentes em especificações.

Eu fiz uns cáculos com a minha config, um site deu 483W o outro deu 279W.. complicado. Você acha que estando as duas na mesma faixa de preço seria melhor comprar uma de potencia menor, no meu caso?

E a demanda na verdade é de 140 W.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Não recomendo essas calculadoras de potência. No seu resultado mesmo o erro foi enorme. 

Sobre a fonte, melhor investir em um modelo de melhor qualidade que em mais potência. As CX são fontes bem básicas. Pelo valor que você mencionou tem coisa melhor. O @Internet pode lhe ajudar melhor com isso.

@Internet Obrigado pela correção. :thumbsup:

• Curtir 2
Postado

@Razorfoot O TDP de uma GTX 1080 que é a top de linha no mercado é de 180w ... As antigas GTX 590 consumiam 360w em full load, a tendência é a eficiência energética melhorar com o desempenho, hoje uma CX 500 suporta todas as configurações de single GPUs do mercado.

• Curtir 1
Postado

Amigos, só pra atualizar o tópico.

Comprei a CX600, assim eu trabalho mais folgado com casemods (que pretendo fazer), fans e eventuais OC's na minha futura PV.

Olha só que curioso. Troquei a fonte e o problema continuou, então descartei a fonte como possibilidade. Retirei a CPU e levei na casa do meu amigo. Tudo funcionou brilhantemente, ele ganhou várias FPS's no H1Z1.

Hoje quando cheguei do trabalho, depois de ter isolado o problema na placa mãe, retirei tudo (inclusive a bateria da mobo), limpei as memórias, os contatos da CPU e finalmente a placa mãe. Quando soprei o soquete subiu poeira no meu olho. Também desentortei 3 pininhos que estavam levemente reclinados mais que os outros.

Este seria o primeiro passo da minha investigação intensiva na placa mãe, mas para minha surpresa, a danada ligou! Ajustei as configurações no setup e ela continuou funcionando normalmente. Está travando quando o Win10 instala o driver de vídeo automaticamente, mas isso eu vou resolver amanhã.

O PC está em observação, mas a princípio acho que matei a charada: poeira no soquete.

Obrigado a todos pela ajuda!

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...