Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Display Futaba 13-lt-48gnym


marciobaldo

Posts recomendados

Opa!

 

Quero saber como testar um display da Futaba modelo 13-lt-48gnym e identificar qual pino é o power e a voltagem. Tirei esse display daquelas calculadoras de supermercado que digita número e imprimi o cálculo em uma bobina de papel. A calculadora não ligava e por isso não pude verificar se o display funciona. Não tenho outra calculadora para fazer a troca.

 

Esse display aparenta ser antigo. Alguém tem ideia de como testá-lo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pesquise na net, ache algum esquema ou desenho, confira com o seu e publique aqui. Quiçá haverá alguma forma de testar. No entanto há em torno de 50% de chance de teres que lançar mão de algum conhecimento em microcontroladores.

 

Algo me diz que vc foi tocado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então vc é um menino de ouro. Se derreter.. esquece kk

 

Seguinte... seu display pode ser exageradamente antigo da era pré internet por isso há dificuldade. E certamente a futaba tem mais o que fazer além de ficar pesquisando no arquivo morto pra atender @marciobaldo ´s da vida kk.

 

 ok na net pode não ter desenho mas vc tem. Publique alguma foto dele com detalhes das ligações e quiçá uso minha  bola de cristal pode de dar alguma luz. Talvez este (desconhecido) display siga algum padrão que já tive contato ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para aguçar ainda mais o tópico. 

@marciobaldo não postou foto do dito cujo, mas tenho a impressão de que ele é do tipo fluorescente, ou seja, é praticamente uma válvula. 

Veja se isso não te dá uma luz: https://br.noritake-elec.com/principios.html

 

Aqui um circuito típico de operação de um VFD: http://html.alldatasheet.com/html-pdf/206153/HOLTEK/HT16562/1326/6/HT16562.html

 

Esse é um outro, mas o princípio é o mesmo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As únicas coisas que posso dizer sobre esses displays é que os pinos extremos são o filamento, em sua maioria são alimentados com tensões entre 3 e 5VCA. Uma outra coisa é a forma de ligação, usam tensões negativas (entre -10 e -30V) para alimentar os segmentos, a distribuição dos pinos muda de display para display, alguns seguem o padrão de A com A, B com B e assim por diante tendo um pino comum a cada dígito. Já outros seguem ligações exclusivas que precisam de um microcontrolador dedicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Realmente é neandertal...

 

vc pode não acreditar mas já acionei um display deste tipo com circuito lógico na era em que não havia internet (sim ela existiu). Realmente é o mesmo princípio de válvulas - de fato, tubo de tv. O filamento aquece, eletron fica doidão e quer sair atraído pelo potencial positivo do anodo onde depois de bater nele se tranforma num foton.

 

Se vc prestar muita atenção e realmente tiver força de vontade, dá pra ver as ligações dos segmentos - que estão em paralelo - e dos anodos comuns.

 

Se não me falha a memória, usei 4511 alimentado com 15V, e uns 2...3Vdc no filamento e um circuito lógico muitio lôco pra varredura. 3Vdc no filamento implica que o lado 3V ficava mais escuro do que o lado gnd  (consegue deduzir o porquê?) . Pra equalizar, o certo era alimentar com vac mas em tenra idade dava pra saber isso pow!?

 

Pro seu caso, depois de descobrir a pinagem, melhor lançar mão de algum conhecimento em mc´s e um driver tipo este...

lamp_source2.gif

(é sério.. acho que to tendo um dejavu)

adicionado 5 minutos depois

Ah sim, digitei aquela pseudo-explicação antes de ver o link que o amigo@Ricardo S Ferreira publicou. Ele lustrou a bola de cristal recentemente kk.

Ah e este display não é tão neandertal assim. De fato tenho visto alguns por aqui...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os conceitos que vcs falaram aqui são totalmente desconhecidos para mim, estão falando o mesmo grego que o tio Midas usava

 

Esse driver pode ser feito aqui? O conhecimento em MCs ajudará a ligar este display?

 

 

Na minha mente tem que é possível ligar este display com dois cabos + e - saindo de uma fonte como por exemplo uma pilha AA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, marciobaldo disse:

O conhecimento em MCs ajudará a ligar este display?

O conhecimento em MCs ajudará a fazer com que algo útil no display como números ou símbolos que te digam alguma coisa. Se quiser apenas acender "risquinhos" aleatórios, não vai precisar deles.

 

15 minutos atrás, marciobaldo disse:

Na minha mente tem que é possível ligar este display com dois cabos + e - saindo de uma fonte como por exemplo uma pilha AA

Não é bem assim. O Display precisa de duas fontes diferentes pra fazê-lo acender, uma tensão baixa (de preferência alternada) pra "esquentar o bicho" e outra mais alta (dependendo do modo como liga, negativa) para acender cada segmento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 horas atrás, marciobaldo disse:

Os conceitos que vcs falaram aqui são totalmente desconhecidos para mim, estão falando o mesmo grego que o tio Midas usava

 

Esse driver pode ser feito aqui? O conhecimento em MCs ajudará a ligar este display?

 

 

Na minha mente tem que é possível ligar este display com dois cabos + e - saindo de uma fonte como por exemplo uma pilha AA

Por gentileza não leve a mal mas eletrônica definitivamente não é seu ramo. Considere refazer sua busca interior. Mas se achar mesmo que este é seu caminho, considere começar pelo começo do início do princípio que alguns dizem que é: fazer acender um led.

Vc parece ser mais que um menino de ouro. É um diamante mas que precisa ser lapidado.

Sucessos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Mestre88 disse:

Não é bem assim. O Display precisa de duas fontes diferentes pra fazê-lo acender, uma tensão baixa (de preferência alternada) pra "esquentar o bicho" e outra mais alta (dependendo do modo como liga, negativa) para acender cada segmento.

 

@Mestre88, pensei em uma fonte de computador para usar a tensão negativa e uma fonte de carregador de celular com resistores para baixar a tensão. Tenho multímetro digital. Este passo estaria correto? E não faço ideia em quais perninhas ligar do display

 

@Isadora Ferraz, faz parte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem cair neste tópico e tiver o mesmo problema que eu, conversei com um dono de uma eletrônica daqui da cidade. Ao bater o olho no display ele já disse ser de uma calculadora e comentou que não precisaria testar porque só de olhar o display sabe que funcionará. Quando eles queima ou estragam, escurece em um dos lados. Mesmo assim, se quiser ligar, deve ser em uma fonte ALTERNADA de 5V e conectar o negativo em uma ponta e o positivo na outra ponta do display, logo, um fio ficará no 1° conector e outro no 45° conector. Tanto faz se positivo ou negativo em primeiro.

Moderador, este tópico está resolvido. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

se isto bastou para acalmar as inquietações do autor do tópico, então .. tudo bem. Negócio fechado. No entanto, permita-me

 

Caso mais alguém caia neste tópico (de preferência o tal dono da loja), saiba que tem mais entre o ceu e a terra do que supõe sua vã filosofia. Tal teste pode supor que o filamento não está interrompido quiçá vendo-o avermelhar (pode queimar!) . Penso que não deve acender nenhum segmento. O teste completo é mais complexo e envolvem (velhos) conceitos das saudosas válvulas termoiônicas em especial o triodo. A propósito... achei minha revista Tecnirama dos anos 1960 que explica em cores(!) o funcionamento da válvula. Se algum dia acharmos interessante, tiro umas fotos e publico só por curiosidade

 

abç

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 03/02/2017 às 07:17, Isadora Ferraz disse:

Na minha mente tem que é possível ligar este display com dois cabos + e - saindo de uma fonte como por exemplo uma pilha AA

perdão amigo mas me baseei na frase acima. Penso que qualquer pessoa com mínimos intuitos eletroeletrônicos aliado a alguma lógica digital teria dificuldade em argumentar isso ok?.

Além do + pensei que querias ver algo escrito no display e não somente testar a continuidade do filamento. A propósito o teste que o tal dono da loja te propôs se resume nisso, ok? Ou você achou que verias algum número no display?? Por isso ainda insisto no pisca led pra você ok?

Portanto não te ignorei, obviamente e quanto ao desestímulo foi questão de ponto de vista meu e tua recepção, ok?

Deixe as ideias fluirem no seu ser e tome seu rumo

 

Aguarde que quiçá a qualquer momento mostrar-vos-ei as fotos e hás de fazer alguma relação com o funcionamento do display. De fato, hás de correlacionar com um quasi-antigo tubo de tv. Se necessário, conta comigo (1...2..3..4  kk) pra fazer acender um led pois só sei fazer isso e mais nada!

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, marciobaldo disse:

Quando eles queima ou estragam, escurece em um dos lados.

Na verdade é ao contrário. Seu Display está bom, pela foto que você postou dá pra ver uma "bola" escura do lado direito bem no cantinho, abaixo da letra "E". Quando um display desse queima (muito difícil) ou trinca o vidro (mais fácil), essa bola fica branca.

 

22 horas atrás, marciobaldo disse:

Mesmo assim, se quiser ligar, deve ser em uma fonte ALTERNADA de 5V e conectar o negativo em uma ponta e o positivo na outra ponta do display, logo, um fio ficará no 1° conector e outro no 45° conector. Tanto faz se positivo ou negativo em primeiro.

Sim, mas faltou ele dizer pra colocar os -20V nos pinos do meio, senão vai ver apenas dois riscos laranja no meio do vidro e nada de número (ou risquinhos esverdeados).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!