Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E cá estou eu de novo! Galera, estou montando uma bobina de tesla, e como fonte de alta tensão estou utilizando um flyback, daqueles de tv de tubo. E para driver para o flyback, estou usando o tão querido 555, junto com um transistor mosfet (irfp250) - e que é caro pra caramba - para controlar e alimentar a bobina primária que eu enrolei com cerca de 10 voltas no próprio flyback. O circuito é esse aqui, com apenas uma modificação que explicarei logo a seguir:

smallgen_en.png

Bom, até ai tudo bem. O circuito funcionou perfeitamente, com o capacitor RC1 ajustado eu consegui cerca de 15kV~20kV na saída do flyback, um ótimo resultado!!

Porém, decidi que queria controlar esse circuito com um controle remoto, por rádio frequencia. Montei o circuito,e aí que vem o problema hahahaha!!

Para controlar o circuito com o controle remoto, utilizei o par de codificador HT12E e HT12D (já não é a primeira vez que esses danados me dão dor de cabeça), com esse circuito aqui: http://nerdsrobotica.blogspot.com.br/2010/02/controle-rf-4-botões.html

Bom, aqui que entra o problema, eu fiz o seguinte com o circuito:

smallgen_en.png.a99da9c416a55e0b05f264c650b788d9.png

Coloquei alí onde esta indicado na imagem o normal aberto de um relé, que quando eu pressiono o botão no meu controle remoto, resumidamente o ci receptor ativa a base de um transistor npn que liga a bobina do relé que, por sua vez liga a alimentação no RC1 e a bobina primária, conduzindo no drain do meu MOSFET, ou seja, fazendo sair os raios na saída do flyback hahahaha!! Mas infelizmente nao foi assim que aconteceu, tudo funciona perfeitamente quando o flyback não está ligado no circuito, eu aperto o botão do meu controle, o relé fica ativado, até eu soltar o botão. Maaaaaas, quando eu ligo o flyback no circuito, e tento ativar o relé pelo controle remoto, ele fica "piscando", ou seja, ligando e desligando bem rápido. E o raio não sai com potencia total, ajustando o potenciômetro de 2,5k eu ajusto a frequência no gate do mosfet, logo, a tensão de saída. Se eu ponho na "potência" máxima, ele liga por um instante de desliga tudo. Mas nada disso ocorre se eu ativar o relé manualmente. Agora peço ajuda de vocês para resolver esse impasse. Seria esse problema oriundo da interferência gerada pelo funcionamento do flyback? E como posso resolver esse problema?

Mais algumas informações que podem ser úteis:

- Todo o circuito do 555 é alimentado com 12v;

- O circuito do receptor é alimentado com 5V;

- A bobina do Relé é de 5v, alimentada com 5v;

- A frequência de funcionamento do par emissor receptor é 433Mhz (http://www.baudaeletronica.com.br/transmissor-e-receptor-rf-433mhz.html)

- Eu adoro raios.

Pensei em substituir o controle de rádio frequência por por um acionado por infravermelho. Imagino eu que por ser um emissor óptico ficará livre desses mal funcionamentos. O que acham? O circuito que penso em fazer: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/1330..

Agradeço desde já pela atenção :D

Vereor Nox.

Postado

Esse circuito é um verdadeiro gerador de ruídos em todas as frequencias e interfere no funcionamento do controle remoto. Teria que afastar o circuito do controle remoto e tentar algum tipo de blindagem. O infravermelho pode ser uma solução.

• Curtir 1
Postado

Obrigado @Ricardov ja adquiri os componentes pra montar um circuito infravermelho, com o emissor baseado em um 555 (555s pra tudo quanto é lado) e o receptor em um lm567, acho que o infravermelho pode funcionar sim!! Mas eu vou precisar afastar o circuito de controle do circuito do flyback mesmo que ele seja infravermelho? :D

Postado

Pelo que entendi você está usando fontes separadas, né?!

Então ao invés de interromper o fio do Fly Back, interrompa tudo. Ligue o contato do relé lá no transformador onde entra 110V.

Sobre controles Infravermelho, certa vez encontrei isso na Net. Se tiver alguma experiência com Microcontroladores PIC, vai te servir:

http://blog.larios.tecnologia.ws/iBlog/?cat=129

• Curtir 1
Postado
12 horas atrás, locoxhun disse:

@Ricardov Mas eu vou precisar afastar o circuito de controle do circuito do flyback mesmo que ele seja infravermelho? :D

Sim, afaste e se possível coloque este circuito em uma caixa metálica para minimizar as interferências.

Postado

@Mestre88 Obrigado pela resposta! Creio que o problema não seja o que o RELÉ chaveia, e sim o próprio ruído que interfere nele, pois eu já tentei chavear o circuito do flyback inteiro, e fica com o mesmo problema hahahah!

Mas é bem pensado, isso pode facilitar, manter o circuito de controle longe do flyback e da própria bobina de tesla, mas eu estou utilizando uma fonte ATX que eu montei a partir daquelas fontes de PC, onde tenho os 12v e 5v que preciso, e quando ela desliga, ela não desliga imediatamente, demora um pouco pra desligar, mas isso é aceitável, se chavear os 110v for uma solução :D

adicionado 1 minuto depois

@Ricardov entendido! vou colocar o circuito dentro de uma carcaça metálica que retirei de uma fonte de PC, deixando só a ponta do receptor a mostra!

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!