Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dell Inspiron 15 7560


biscoitinho

Posts recomendados

2 horas atrás, FilipeAO disse:

cara eu comprei o modelo 7460, joguei umas 4 partidas de dota 2, o fps não baixou de 100
Apesar que estava usando o contador de fps da própria steam, não sei dizer se é confiável, mas não deu lag nenhum.

Testei em vários jogos aqui, e alguns realmente não dão queda de frames pois não exigem muito da controladora de memória, por exemplo The Witcher 3, Left 4 Dead 2, não há problema visível de queda apesar de uma leve decaída no clock. Agora, Rocket League e CS:GO apresentaram bastante o problema, assim como benchmarks sintéticos. Se não se importar, poderia baixar o GPU-Z e deixa-lo aberto enquanto joga? Depois de alguns minutos, dê uma minimizada e tire um screenshot da aba "Sensors". Uma alternativa para este problema é deixar as configurações gráficas mais baixas para quando houver uma queda, ela não ser muito perceptível. Acho que acima de 100 fps a queda não deve ser muito perceptível.

 

Também utilizei o contador de fps da steam para verificar.

 

@EDIT

Testei o Dota 2 aqui: nas configurações mínimas, que é o que vem configurado por padrão, não há gargalo pois a controladora de memória fica apenas em 17% de uso. Ao aumentar a qualidade, a frequência de clock se manteve abaixo o tempo praticamente inteiro. O gargalo foi perceptível. Segue imagem:

 

dota2.PNG.a8548999c1f1024c3547e12b102d8f1b.PNG

 

Observe que o "GPU Memory Clock" fica subindo e descendo drásticamente, enquanto o GPU Core Clock dá leves reduzidas, de acordo com o VDDC, que é a tensão da GPU. Esses saltos do GPU Memory Clock faziam os frames do Dota 2 cairem de ~75/80 para ~40/50. O PerfCap Reason está apontando "Thrm", que significa Thermal, portanto o gargalo é causado pela temperatura da GPU. Esta foto foi somente 1 nivel de qualidade acima do mínimo (O Dota2 tem 4 configurações), à medida que aumento para o máximo, o GPU Memory Clock fica praticamente o tempo inteiro em 400Mhz.

 

/EDIT

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, GGCL disse:

Testei em vários jogos aqui, e alguns realmente não dão queda de frames pois não exigem muito da controladora de memória, por exemplo The Witcher 3, Left 4 Dead 2, não há problema visível de queda apesar de uma leve decaída no clock. Agora, Rocket League e CS:GO apresentaram bastante o problema, assim como benchmarks sintéticos. Se não se importar, poderia baixar o GPU-Z e deixa-lo aberto enquanto joga? Depois de alguns minutos, dê uma minimizada e tire um screenshot da aba "Sensors". Uma alternativa para este problema é deixar as configurações gráficas mais baixas para quando houver uma queda, ela não ser muito perceptível. Acho que acima de 100 fps a queda não deve ser muito perceptível.

 

Também utilizei o contador de fps da steam para verificar.

 

@EDIT

Testei o Dota 2 aqui: nas configurações mínimas, que é o que vem configurado por padrão, não há gargalo pois a controladora de memória fica apenas em 17% de uso. Ao aumentar a qualidade, a frequência de clock se manteve abaixo o tempo praticamente inteiro. O gargalo foi perceptível. Segue imagem:

 

dota2.PNG.a8548999c1f1024c3547e12b102d8f1b.PNG

 

Observe que o "GPU Memory Clock" fica subindo e descendo drásticamente, enquanto o GPU Core Clock dá leves reduzidas, de acordo com o VDDC, que é a tensão da GPU. Esses saltos do GPU Memory Clock faziam os frames do Dota 2 cairem de ~75/80 para ~40/50. O PerfCap Reason está apontando "Thrm", que significa Thermal, portanto o gargalo é causado pela temperatura da GPU. Esta foto foi somente 1 nivel de qualidade acima do mínimo (O Dota2 tem 4 configurações), à medida que aumento para o máximo, o GPU Memory Clock fica praticamente o tempo inteiro em 400Mhz.

 

/EDIT

 

Testei o Dota 2 aqui no meu Dell e o frame rate com algumas coisas ligadas e no médio, fica cravado em 65 fps, sem muitas variações, apenas quando o pau ta quebrando.

 

Vou testar com os graficos mais pesados e aumentar um pouco  o fps_max que está 65 fps.

 

Obs: Não deixo sombra ligado e como falado a cima, máximo de fps está setado para 65 fps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Hunterz disse:

 

Testei o Dota 2 aqui no meu Dell e o frame rate com algumas coisas ligadas e no médio, fica cravado em 65 fps, sem muitas variações, apenas quando o pau ta quebrando.

 

Vou testar com os graficos mais pesados e aumentar um pouco  o fps_max que está 65 fps.

 

Obs: Não deixo sombra ligado e como falado a cima, máximo de fps está setado para 65 fps.

Se não for te incomodar, teria como baixar o GPU-Z e deixa-lo rodando enquanto joga? Ele não precisa nem instalar, só executar mesmo. Estou pedindo pois o suporte da Dell está doido querendo trocar minha placa-mãe, mas se o problema for crônico em todas as máquinas, eu não vou enviar para troca, pois voltará com o mesmo problema e eu ainda ficarei algumas semanas sem o note. Do contrário, vou enviar. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GGCL disse:

Se não for te incomodar, teria como baixar o GPU-Z e deixa-lo rodando enquanto joga? Ele não precisa nem instalar, só executar mesmo. Estou pedindo pois o suporte da Dell está doido querendo trocar minha placa-mãe, mas se o problema for crônico em todas as máquinas, eu não vou enviar para troca, pois voltará com o mesmo problema e eu ainda ficarei algumas semanas sem o note. Do contrário, vou enviar. Obrigado!

 

E ainda corre o (grande) risco de ser executado um serviço de péssima qualidade............

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Tops disse:

 

E ainda corre o (grande) risco de ser executado um serviço de péssima qualidade............

Exatamente.. tive sorte do meu note vir sem problemas estéticos ou com defeitos igual a maioria veio. Eis o que o técnico me respondeu hoje:

 

Citação

 

Infelizmente nao podemos seguir com uma modificaçao de vBIOS, tendo em vista que a questao e tratada pelo time de engenharia e precisamos realizar o reparo de seu equipamento para analise.

Eu segui com o escalonamento interno junto a nossa gerencia e nos foi orientado a seguir com a troca da placa-mãe para analise do caso. Seria realizada a troca da placa-mãe para analisar se o problema persiste, mas, como havia informado para o senhor, ha a possibilidade de o equipamento reduzir o clock da GPU para questao de economia de energia do equipamento.

 

Eles acham que o problema é isolado na minha máquina... além de ter esperado 1 mês para receber o note, eles querem levar ele embora por mais 3/4 semanas para brincarem com ele e fazer uma "análise", ou seja, se quer sabem a causa do gargalo e insistem em ignorar o fato de que não é um problema isolado. Mencionei diversas vezes que não sou o único, mas parece que não vale de nada a minha palavra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, GGCL disse:

Exatamente.. tive sorte do meu note vir sem problemas estéticos ou com defeitos igual a maioria veio. Eis o que o técnico me respondeu hoje:

 

Eles acham que o problema é isolado na minha máquina... além de ter esperado 1 mês para receber o note, eles querem levar ele embora por mais 3/4 semanas para brincarem com ele e fazer uma "análise", ou seja, se quer sabem a causa do gargalo e insistem em ignorar o fato de que não é um problema isolado. Mencionei diversas vezes que não sou o único, mas parece que não vale de nada a minha palavra.

 

Te mandei minha Service Tag por mp. Pode falar que estou devolvendo a máquina exatamente pelo mesmo motivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GGCL Sabia que tinha esquecido de mencionar. 

 

Eu uso Linux, mais precisamente KDE Neon com driver atual da nvidia, então teria que ver se é um problema com a GPU em si, algo no windows ou mesmo algum problema maior.

 

Nesses casos de enviar a máquina para análise eu acho válida, porém ressaltando o método que a Apple faz, analisar, tem erro? se tiver manda um novo e fim de papo, é erro deles mesmo, nada que ver com o cliente final.

 

Aconteceu duas vezes aqui, a bios não reconheceu o próprio carregador da Dell e com a gpu desligada, ele baixou o clock do i5 de um jeito que ficou uma carroça.

 

27 minutos atrás, Tops disse:

 

E ainda corre o (grande) risco de ser executado um serviço de péssima qualidade............

 

O problema é ter que aturar esses pós-vendas falho na maioria das vezes.

 

Boa sorte ai!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 4/27/2017 às 17:47, The Batman disse:

Não tenho a menor pretensão de comprar um notebook para games, mas considerando que quero comprar o modelo mais completo com 16gb de ram e SSD de 128gb, que a prazo sai por mais de R$ 5.000,00, estou começando a flertar com dois lançamentos, o notebook gamer da Samsung e o notebook gamer da Acer, que estão com uma configuração bastante superior, exceto o fato de não virem de fábrica com um SSD.

 

O que os colegas acham?

Por tudo que leio dos colegas o Acer VX me parece um notebook muito melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Tops disse:

 

Te mandei minha Service Tag por mp. Pode falar que estou devolvendo a máquina exatamente pelo mesmo motivo.

Assim que sair do trabalho vou mandar a Service Tag pro técnico e falar pra ele que é pelo mesmo motivo, quem sabe eles não fazem a "análise" no seu quando a devolução for concluída. Eu até fico com vontade de pedir devolução, mas eu realmente gostei do note, desde o design à performance dele no dia-a-dia (com ssd, claro). A bateria me dura umas agradáveis 6h, não esquenta em uso normal. E eu tenho um desktop apenas para jogar, mas as vezes é inevitável jogar no note e eu quero que ele funcione pelo preço que eu paguei..

 

20 minutos atrás, Hunterz disse:

@GGCL Sabia que tinha esquecido de mencionar. 

 

Eu uso Linux, mais precisamente KDE Neon com driver atual da nvidia, então teria que ver se é um problema com a GPU em si, algo no windows ou mesmo algum problema maior.

 

Nesses casos de enviar a máquina para análise eu acho válida, porém ressaltando o método que a Apple faz, analisar, tem erro? se tiver manda um novo e fim de papo, é erro deles mesmo, nada que ver com o cliente final.

 

Aconteceu duas vezes aqui, a bios não reconheceu o próprio carregador da Dell e com a gpu desligada, ele baixou o clock do i5 de um jeito que ficou uma carroça.

 

 

O problema é ter que aturar esses pós-vendas falho na maioria das vezes.

 

Boa sorte ai!

Eu também acho exatamente isso, inclusive respondi esse último e-mail do técnico perguntando qual será a procedência da Dell caso a troca da placa não funcione (muito provavelmente não vai funcionar). Quanto ao Linux, seria interessante ver se há diferença, pois se houver, as vezes o problema é o driver na Nvidia e não a vBIOS em si.

 

Postei esse mesmo questionamento que postei aqui em outro fórum e um dos membros abriu um pouco meus olhos, que talvez o gargalo seja devido ao fato dos chips de memória GDDR5 (vRAM) não possuírem resfriamento algum, como pode ser visto em qualquer foto do aparelho aberto, e talvez seja por isso que a Dell não quer aumentar o limite de temperatura. O que realmente é bem esquisito, colocar 4GB de vRAM, e não resfriar elas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GGCL Vou ver um programa aqui quando for jogar Dota2 para compararmos alguns dados.

 

Após abrir o notebook, o heatpipe para dois chipsets achei muito estranho, por que é so rodar um jogo ou algo mais pesado, o notebook esquenta muito com a GPU ligada, chega a incomodar.

 

Por esse valor alto do 7560, não vejo problema deles arquitetarem o notebook com 2 coolers, ficaria bem interessante.

 

Como uso ele para trabalho, deixo a gpu desligada e ele fica frio e muito silencioso, mas é so ligar a gpu que mesmo usando algum editor para programação e afins, ele já sobe a temperatura consideravelmente, imagina a vRam então.

 

Eu achei uns dias atrás e vou compartilhar abaixo, uma gambiarra em que o amigo do propretário do notebook, colocou fita isolante e uma pasta térmica básica e teve resultados bem animadores. (heatpipe com fita isolante).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Hunterz disse:

@GGCL Vou ver um programa aqui quando for jogar Dota2 para compararmos alguns dados.

 

Após abrir o notebook, o heatpipe para dois chipsets achei muito estranho, por que é so rodar um jogo ou algo mais pesado, o notebook esquenta muito com a GPU ligada, chega a incomodar.

 

Por esse valor alto do 7560, não vejo problema deles arquitetarem o notebook com 2 coolers, ficaria bem interessante.

 

Como uso ele para trabalho, deixo a gpu desligada e ele fica frio e muito silencioso, mas é so ligar a gpu que mesmo usando algum editor para programação e afins, ele já sobe a temperatura consideravelmente, imagina a vRam então.

 

Eu achei uns dias atrás e vou compartilhar abaixo, uma gambiarra em que o amigo do propretário do notebook, colocou fita isolante e uma pasta térmica básica e teve resultados bem animadores. (heatpipe com fita isolante).

 

 

Infelizmente também achei desagradável o fato de usarem apenas um heatpipe compartilhado, sendo que há duas saídas de ar na traseira, uma em frente aos slots de memória RAM, fico imaginando os 7560 com o i7, que esquenta ainda mais que o i5 e compartilha o mesmo heatpipe com a GPU, será que o gargalo ocorre com mais frequência?

 

Fora de jogos, eu gostei bastante deste note, o meu fica absolutamente silencioso praticamente o tempo inteiro e não esquenta nada, principalmente depois que instalei o ssd. Mas tava bom demais pra ser verdade..

 

Eu até tenho uma pasta térmica de ótima qualidade em casa, a NT-H1 da Noctua, que usei quando montei meu desktop, mas meu receio é que o procedimento seja invasivo demais e acabe com a garantia. Mas eu já pensei em fazer isso, imagino que não tenha um resultado dramático igual ao link que você postou, mas uns 2ºC de diferença já ia diminuir e MUITO esse gargalo da GPU. No outro fórum que eu postei, um dos membros disse que vai tentar colocar thermal pads em cima dos módulos vRAM pra ver se surte alguma melhora. Fora isso, a única coisa que eu consegui fazer pra acabar/reduzir drásticamente esse gargalo, foi colocar o note em cima de um cooler, visto que ele sopra diretamente em cima dos módulos vRAM e a temperatura estabilizou em 69ºC, não atigindo ou raramente atingindo os 70ºC de limite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E eu pensando que havia algum problema específico com o meu :\

também notei um gargalo ao ficar algum tempo jogando. Eu tava rodando o naruto ultimate ninja 4, e dependendo da resolução que eu utilizava, eu percebia que depois de um tempo ele dava uma baita queda no FPS, de início pensei que era alguma coisa com HD, porque é uma carroça isso aqui; ou que fosse algo com as memórias ram. Mas vendo os relatos aqui, faz todo sentido que seja referente a temperatura da vram. =(

pior que não tenho muito o que fazer, vou acompanhar aqui pra ver se a dell dá algum jeito em relação a configuração, mas penso que se for necessário um recall, dificilmente ela irá fazer. Que soluções vocês acham que poderia contornar esse problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GGCL Com o segundo cooler é pra ser apenas para gpu, como de costume, e poderia anexar a ram e as vrans também.

 

Quando eu jogo dota, pra não esquentar muito, eu boto mesmo é um ventilador em cima, pra não me incomodar, mas na primeira vez que eu joguei sem ele, o dota não teve queda de performance. Ainda acho que é porque uso Linux e o jogo roda muito melhor.

 

Única coisa que me incomodou foi a temperatura para jogos casuais, fora isso o Notebook é uma nave e com SSD ainda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sobre o meu caso: tinha solicitado a devolução do notebook, tudo por causa do acabamento das bordas (quem tem sabe do que to falando). Depois de vários contatos com o pós-vendas e a consultora de venda, estava quase trocando por um inspiron gamer 15, que até ontem estava com uma promoção boa (iria pegar o i7 com 8gb) e teria que pagar uns 400 reais a mais.

Não seria uma troca feliz, apesar da diferença de preço ser pequena e o desempenho do i7 HQ e da gtx 1050ti ser muito superior que o i7u e a gtx 940. Mas o que pesou, alem do designer mais chamativo do gamer, a tela dele é lcd TN, e a do 7560 led IPS, e como trabalho com tratamento de fotos e renderização de vídeos, seria um péssimo downgrade.

Mas como hoje em dia no máximo jogo CS Source, não seria pensando em games, e mais em desempenho principalmente na hora de renderizar videos.

Só que acabei perdendo a promoção e ainda no processo de devolução/envio do novo notebook, ficaria pelo menos 10 dias sem computador e isso não seria possível.

Me ofereceram um desconto de 333 reais (que será creditado no meu cartão de crédito) pra manter o 7560 e foi o que aceitei.

Agora é arrumar uma solução pra que a borda pare de incomodar e continuar com ele, que pro meu gosto é infinitamente mais bonito que o gamer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, TheCorpseGrinder disse:

@dubase Por que não compra um teclado e pluga no notebook? Não resolveria o problema de ter contato com as bordas?

resolveria, mas se fosse pra ficar usando um teclado teria comprado um desktop... ha formas de resolver o problema, o @Tops até deu uma dica de colocar alguma coisa embaixo dele pra dar uma angulação, mas a questão não é essa, e sim o erro grotesto de acabamento que a dell fez no modelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, TheCorpseGrinder disse:

@dubase Por que não compra um teclado e pluga no notebook? Não resolveria o problema de ter contato com as bordas?

Eu to usando um mouse sem fio e nem chego a me apoiar nessa borda, não me incomoda em nada, talvez usando o touchpad chega ser um problema dai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Hunterz disse:

@dubase Estranho que o meu 7560 não tem essas bordas que incomodam, no começo eu vi que dava uma pegada mas depois de um tempo mudei a poisção e acabei me acostumando, hj em dia ta tranquilo.

tu viu a foto que mandei? teu braço chegou a ficar daquela forma? de repente o acabamento é diferente em alguns modelos. minha mesa de trabalho é um pouco alta, ja usei ele numa mais baixa e incomoda menos.

adicionado 0 minutos depois
2 minutos atrás, FilipeAO disse:

Eu to usando um mouse sem fio e nem chego a me apoiar nessa borda, não me incomoda em nada, talvez usando o touchpad chega ser um problema dai

mas eu tb uso um mouse... o problema é na hora de digitar por muito tempo ou jogar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!