Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Vi num grupo um carinha que tirou o fan do Wrath spire RGB e colocou na parte traseira do pc, achei legal, porém tive uma ideia mais interessante. 

P_20171027_162247_vHDR_On.thumb.jpg.fd4ddb0e8c9e1799d0e9621db98c511b.jpg

Coloquei ele em push no meu Noctua u12s haha, curti!! E aqui uma dica para quem quer aproveitar o Wrath Spire RGb de uma forma diferente. a furação dele é igual de fans de 80mm.

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado

me da ele meu, nunca te pedi nada ;-;

---

Em outras noticias

R7 2600U de 15W, 4C\8T bate mesmo os i5-7600Ks no CineBench R15 em MT

:v

Preciso pro dotinha, com renders, enquanto faço folding

• Curtir 2
Postado

adicionado 10 minutos depois

via seção de comentários:

Capturar.PNG.239d5063103d8faf43a5d89363dfb669.PNG

+resumo do vid

3D Mark FireStrike

i7-8550U — 878 (HD6??)

7-7200U - 932 (HD6??)

r5-2500U — 2056 (vegaaaaaaa)

r7-2700U — 2544 (vegaaaaaaa)

Cinebench R15

i5-7200U — 330

cb r5-2500U — 524 cb

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Atretador disse:

Epyc 2 com 64 núcleos e 256mb de L3? :V

*rumor*

Canal pequeno, mas nos leaks dos Ryzen eles normalmente acertaram em 90%  dos casos :P

Já postei lá no outro tópico. ;)

Postado

Estou uns 20 dias com meu Ryzen 7 1700 e vou relatar algumas coisas que notei nesse periodo em relação ao antigo i7 2600k

Posso estar equivocado mais é que pude perceber

PC anterior

i7 2600k

Asus P7z68-pro

2x4gb ddr3 1600mhz

A70 cooler master

gtx550 ti 2gb

Fonte fatality 750w

Gabinete Haf 912

SSD sandisk 120gb

HD 1t Seaget

PC Atual 

image.png.37c1b647f65b3012c756cd10b629f826.png

1 - Aumento de 10kw na conta de luz (i7 2600k dissipação termica 95w, Ryzen 65W)

2 - Demora na inicialização de programas como 3ds max 2018, indiferente na primeira ou segunda inicialização (pode ser por que tirei a opção de indexação da unidade C "SSD") 

3 - CPU em 100% trava, 2600k tambem ocorria travamento porém segundos depois direcionava processamaneto para segunda tarefa e tempo de resposta maior Ryzen em relação 2600k

4 - renderização 3ds max 2018 e Vray 3.6.03 - Ryzen a 3.15Ghz cerça de 283% mais rapida que que i7 2600k a 3,8Ghz

5 - renderização 3ds max 2018 e Vray RT 3.6.03 GTX 1070 ventoinha da VGA 35% da rotação, temperatura abaixo de 60°, tempos de render parecido com o Ryzen

Estou usando  Windows 10  Fall Creators Update 1709 e otimizado ao maximo possivel. 

Me preocupa se realmente o Ryzen consome tanta energia assim, no Aida64 quanto o processador esta em testes indica consumo de 85 a 93W, pois montei todo o conjunto de peças visando maximo de eficiencia (fonte, vga, processador, ssd...)

Vou estuda mais sobre o processador e o que posso fazer para deixa o sistema mais otimizado e menos gastão.

Obs: pelo AIDA64 notei que o clock varia entre 2,2 a 3,2GHZ, seria possivel diminuir a frequencia para o minimo possivel quando estiver ocioso, exeplo clock variandoa 0,5 ~ 3,2Ghz

Postado

@Juliano Kloss

10kW?? Cara, você trocou processador e colocou uma GPU bem mais forte. Você tem certeza nessa comparação, e que realmente apenas teve a mudança do pc em relação ao mês anterior? Lembre, é um octacore, ele em 100% vai puxar mais que o 2600k sim! Da mesma forma que um 6900k faria. 

adicionado 1 minuto depois

O ideal é você fazer um OC no seu R7, para no minimo 3,7GHz, vai mudar pouca coisa no consumo, pois com vcore estabilizado, você diminui o consumo.  3,7GHz é o ponto máximo de eficiência energética dos R7.

Postado
agora, Flávio Santana Lima disse:

@Juliano Kloss

10kW?? Cara, você trocou processador e colocou uma GPU bem mais forte. Você tem certeza nessa comparação, e que realmente apenas teve a mudança do pc em relação ao mês anterior? Lembre, é um octacore, ele em 100% vai puxar mais que o 2600k sim! Da mesma forma que um 6900k faria. 

adicionado 1 minuto depois

O ideal é você fazer um OC no seu R7, para no minimo 3,7GHz, vai mudar pouca coisa no consumo, pois com vcore estabilizado, você diminui o consumo.  3,7GHz é o ponto máximo de eficiência energética dos R7.

@Flávio Santana Lima tudo bem? 

Bom eu achei que o consumo por ser indicado 65W seria menor mesmo sendo um octacore, quanto a gtx 1070 tem o mesmo consumo da 550ti aprox. 170w

Quanto a over ja tentei mais nao consigo descobrir onde ajusta a tensão na minha bios, tanto que vou deixa padrão mesmo, a frequencia consigo muda facilmente! Seria maravilhaso os 8 núcleos a 3,7Ghz. porém com o cooler box sera impossivel, moro em SC e aqui tem feito calor abursdo, e o Ryzen ta batendo fácil 75ºc. 

Assim que possivel vou investir num H60 e mais duas fans, ai talvez eu ajuste a frequencia de Auto (32x) para 37x 100mhz, porém nao pretendo nao mexer na tensão devido a inexperiencia.

Postado

@Juliano Kloss Sim, mas 3,7 nos R7 é muito viavel, pois você consegue baixas tensões, no meu, o vcore fica em 1,21, Só que mesmo assim o cooler box é fraquinho.

Já o que você se refere a 65W, isso é o TDP, a quantidade de calor dissipada pelo processador, o consumo é bem diferente disso.

adicionado 2 minutos depois

Como isso é util a você, poderia comprar um wattimetro e nisso monitorar o consumo do pc total, para aí ter um controle mais preciso. Lhe indico cravar nos 3,7 pois acima disso, geralmente pede muito vcore para pouco beneficio

Postado
agora, Flávio Santana Lima disse:

@Juliano Kloss Sim, mas 3,7 nos R7 é muito viavel, pois você consegue baixas tensões, no meu, o vcore fica em 1,21, Só que mesmo assim o cooler box é fraquinho.

Já o que você se refere a 65W, isso é o TDP, a quantidade de calor dissipada pelo processador, o consumo é bem diferente disso.

Como isso é util a você, poderia comprar um wattimetro e nisso monitorar o consumo do pc total, para aí ter um controle mais preciso. Lhe indico cravar nos 3,7 pois acima disso, geralmente pede muito vcore para pouco beneficio

Em 3,7 posso deixar a tensão padrão? notei que varia entre 0,8 a 1,401v, a 100% de cpu a 3,15ghz a tensão fica em 1,106v

Postado

@Juliano Kloss nesse VDDCR CPU Voltage

Embaixo tem o SOC Voltage. faz um teste inicial, coloca 3,7GHz e coloca 1,3v de tensão no CPU Voltage e 1,15 no SOC voltage.

Abre o windows e faz um teste de estabilidade, e nisso sempre monitorando temp do processador e temperatura dos VRM/MOBO. Se não der crash, abaixe a tensão um pouco, para 1,28 e testa de novo. Faz isso até dar crash, e aí você define a menor tensão possível para os 3,7GHz

Postado
21 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

@Juliano Kloss nesse VDDCR CPU Voltage

Embaixo tem o SOC Voltage. faz um teste inicial, coloca 3,7GHz e coloca 1,3v de tensão no CPU Voltage e 1,15 no SOC voltage.

Abre o windows e faz um teste de estabilidade, e nisso sempre monitorando temp do processador e temperatura dos VRM/MOBO. Se não der crash, abaixe a tensão um pouco, para 1,28 e testa de novo. Faz isso até dar crash, e aí você define a menor tensão possível para os 3,7GHz

Ali onde esta 1,187v para 1,3v

onde esta 1,10v para 1,15v

Apenas onde ira fica 1,3 que devo ir diminuindo? poderia explicar referentes a que sao esses valores ?

essa tensão da imagem a 100% CPU sem over é um valor bom?

59f7ce51a5673_Semttulo.png.df0ec9f3e751c8909e2d693e40ec6607.png

Postado

@Juliano Kloss sim, 1,1v é bem bom, e é o normal para a cpu em 3.2 GHz. Só que olha o aida ali, informando que deu pico de 1,4. Por isso falo para refinar o clock e tensão. 

adicionado 8 minutos depois
1 hora atrás, Juliano Kloss disse:

Ali onde esta 1,187v para 1,3v

onde esta 1,10v para 1,15v

Isso.

1 hora atrás, Juliano Kloss disse:

Apenas onde ira fica 1,3 que devo ir diminuindo? poderia explicar referentes a que sao esses valores ?

A referência é o meu R7, tive 2 1700, e cada processador tem um oc diferente, precisa de tensões diferentes para o mesmo clock. Nisso, quando eu falei 1,3v para 3,7GHz, foi por base em um valor alto mas que você conseguiria ir refinando, tipo, a grande maioria dos R7 atingem esse clock com menos tensão que 1,3v, porém como todos são diferentes, você tem que ver como o seu processador reage, e como ele é estável nisso. 

Para você ficar tranquilo quanto a OC, nesse primeiro campo, CPU Voltage, é considerado seguro para uso intenso, tensão abaixo de 1,45v, e no segundo, SOC, é tensão abaixo de 1,2v, por isso indiquei o 1,15v no SOC.

Postado
4 horas atrás, Juliano Kloss disse:

1 - Aumento de 10kw na conta de luz

Você trocou praticamente todo o PC, então é normal uma variação na conta no final do mês, pois o consumo também muda. Tempo de uso, como é usado... Tudo influencia! Aliás, você mediu a diferença direto no relógio da luz ou pelo papel da cobrança? Dependendo do serviço, a leitura pode ter pegado mais/menos dias do que o habitual.

Postado

@Lost Byte

Eu estou usando uma tática depois do aumento de impostos e a conta de luz vir alta e de ter trocado um CPU com o consumo em torno de 100w por um de 140w, quando vou usar o pc para uso básico deixo o modo de economia de energia habilitado, quando vou jogar deixo em alto desempenho.

Postado
4 horas atrás, Lost Byte disse:

Você trocou praticamente todo o PC, então é normal uma variação na conta no final do mês, pois o consumo também muda. Tempo de uso, como é usado... Tudo influencia! Aliás, você mediu a diferença direto no relógio da luz ou pelo papel da cobrança? Dependendo do serviço, a leitura pode ter pegado mais/menos dias do que o habitual.

usei o relogio mesmo, historico de ultimos meses, mais nao forçei muito o equipamento pra ter elevado muito a conta de luz, enfim vamos ver como se comporta nos proximos meses. O que notei é que a frequencia minima é 2,2Ghz e gostaria de baixa para 0,5 se possivel, assim quando oscioso o sistema teria menos gasto de enerigia

Em relação aos AMD Chipset Driver aconselhavel atualizar? ainda to preocupado com umas travadinhas que da de vez em quando e um tempo de resposta tardio em algumas funçoes alternando as janelas no windows, talvez a gtx 1070 nao tenha uma boa comunicação como Ryzen 

• 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...